CONGRESSO CONVIVER 2025, DO IPHAN REUNIRÁ CIDADÃOS, UNIVERSDIDADE E GOVENTO EM GOIÁS
Programa pensado para moradores de cidades históricas do Brasil é o mote do evento
A Cidade de Goiás (GO), reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 2001, será a sede do Congresso Conviver 2025. Entre os dias 4 e 6 de novembro, professores e alunos de universidades e institutos federais de todo o Brasil, mestres fazedores, autoridades e cidadãos estarão reunidos no evento que tratará sobre habitações populares e patrimônio cultural. O Congresso é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como produto do programa Conviver.
O Programa Conviver oferece assistência técnica gratuita a moradores de baixa renda de cidades históricas do Brasil para a preservação de suas casas e outros bens culturais de suas comunidades, envolvendo-os na gestão colaborativa desses patrimônios protegidos pelo Estado.
A estratégia do Programa Conviver se baseia nos canteiros-modelo de conservação: núcleos de ensino e aprendizado onde professores e estudantes de Arquitetura, Engenharia, História, Antropologia, Conversação e Restauro , em universidades e institutos federais, trocam conhecimentos com a população para garantir a conservação preventiva de seus imóveis.
São priorizadas técnicas construtivas tradicionais, bem como a transmissão e continuidade de saberes e práticas ligados à cultura local. Até o momento, o Conviver está implantado em 16 cidades em todo o País; em oito, está em pactuação e em outras sete em planejamento. Um investimento total de cerca de R$ 23,8 milhões aplicados desde o início da nacionalização do programa, em 2023. Saiba mais
E, pela primeira vez, todos os canteiros-modelo do País estarão reunidos com o objetivo central compartilhar as experiências em andamento em diferentes regiões do país. A ideia é, ainda, promover espaços de diálogo e reflexão crítica sobre os temas abordados em cada canteiro; consolidar a rede de atuação dos canteiros, ampliando as conexões entre profissionais e instituições vinculadas à preservação do patrimônio; e fortalecer o Programa Conviver enquanto política pública estruturada e implementada no âmbito do Iphan.
Estarão presentes no evento reitores de unidades federais e representantes de ministérios e entidades parceiras do Iphan. Uma oportunidade de refletir e propor novas ações para um programa que pode transformar a realidade dos centros históricos brasileiros, segundo o presidente do Iphan, Leandro Grass. Ele destaca a importância das pessoas que vivem nestes centros históricos para o êxito do programa, notando como o envolvimento da comunidade marca uma nova forma de o Estado se relacionar com quem convive diretamente com o Patrimônio Cultural Brasileiro.
“A gente observa o Estado deixando de fazer o que tradicionalmente era feito, que era punir moradores de centros históricos quando não eram capazes de preservar seus imóveis. Hoje nós estamos priorizando o diálogo e a participação social dessas comunidades, buscando formas de ajudá-las e reconhecendo o que elas têm a ensinar, porque são elas as verdadeiras guardiãs desse patrimônio”, diz Grass. “É uma forma de preservar o passado, estreitando laços com a população e impulsionando a economia local. É isso o que vamos tratar com todos os canteiros-modelos reunidos”.
A programação do Congresso contempla uma exposição da atuação dos Canteiros-modelo de Conservação; trocas sobre salvaguarda, saberes e ofícios; mostra de curtas; roteiros fotográficos guiados e uma série de encontros que têm como objetivo prioncipal a troca de experiências entre as equipes dos Canteiros-modelo de todo o país. Ao final, na quinta-feira (06/11), será feita a consolidação e redação das metas do programa para 2026.
Acesse aqui a programação completa.
Serviço: Congresso Conviver 2025 – Habitação Popular: Patrimônio Nacional Local: Cine Teatro São Joaquim - Cidade de Goiás (GO) Data: 04 a 06/11 Horário: a partir das 8h30
Comentários