FAMOSOS E INFAMES NO JOKERS


Uma reunião com Fidel Castro, Donald Trump, Raul Seixas e Sigmund Freud pode ser vista em Curitiba nesta semana. Eles e mais 44 personagens são o tema da exposição Famosos e Infames do artista plástico José Marconi, que abre nesta quarta-feira, dia 4, às 19 horas no Jokers (Rua São Francisco, 164 – Centro Histórico). Na ocasião o público vai poder conferir 48 prints (impressões digitais de alta qualidade) de pessoas famosas, algumas infames, criados a partir de diversas técnicas como nanquim, carvão, giz pastel, colagem, guache, escultura em papel amassado e massa de modelar e manipulação digital. 

Marconi explica que fez uma seleção de trabalhos desenvolvidos a partir de 2012. Para ele a diversidade de personagens ilustrados é muito ampla, assim como a sua apreciação pelo grande público. “A grande maioria dos desenhados são facilmente categorizados como "famosos" (músicos, cientistas, escritores) enquanto outros, principalmente os políticos, podem ser considerados ‘infames’. Entretanto, quem fará esta classificação não sou eu, será o público visitante”.

Sobre o trabalho que será exposto – com tantos personagens diferentes –José Marconi evita apontar uma obra favorita, Para ele todas alimentaram sua fome por expressão e diversidade gráfica. “É quase uma terapia para sedar as dores e delícias de uma sensibilidade dita artística. Um recreio das minhas aulas como professor universitário”, considera. Para quem quiser guardar uma das celebridades em casa, as reproduções assinadas serão comercializadas por R$40.

Paraibano, de Campina Grande, e radicado há dez anos em Curitiba, Marconi é professor de design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e se auto define um “desenhador de ruas e um dos fundadores do grupo Croquis Urbanos Curitiba”. Como ilustrador se especializou em retratos e caricaturas trabalhando para Revista Placar, Rolling Stone, Jornal Cândido, entre outras. Em 2017, teve duas caricaturas selecionadas para o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Bob Marley e Trump).

Serviço: Famosos e InfamesExposição do artista plástico José Marconi. Abertura quarta-feira, dia 4, às 19h, no Jokers (Rua São Francisco, 164 - Centro - Curitiba). Informações Tel.: 41 3324-2351. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 5 de Maio. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18 horas até meia-noite. Classificação: Livre. Todas as obras estão à venda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS