FADO GANHA HOMENAGEM NO ÔNIBUS PALCO

Ritmo que traduz em letras e melodias as raízes culturais de Portugal, o Fado ganhou uma homenagem do projeto Ônibus Palco na Quarentena. Este estilo musical foi o escolhido para o mais novo vídeo gravado pela orquestra curitibana Ladies Ensemble, que já pode ser assistido nas redes sociais de forma gratuita. A faixa traz uma interpretação de “Há uma música do Povo”, com letra de Fernando Pessoa. Está disponível no Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e YouTube (@solardorosariocuritiba). A produção é do Solar do Rosário.

A gravação das Ladies Ensemble celebra o centenário de Amália Rodrigues, cantora que foi uma embaixadora do Fado e da cultura portuguesa em todo o mundo. Nascida em 23 de Julho de 1920, ela faleceu em 6 de Outubro de 1999. A canção escolhida teve origem numa tradição do fado, a de musicar poemas originalmente publicados em livros. Para a interpretação, foram convidados dois músicos curitibanos, a cantora Orly Bach e o guitarrista, Daniel Migliavaca. Ele toca a tradicional guitarra portuguesa, ou guitarra do fado.  A gravação foi feita com cada musicista tocando de sua casa, para reforçar a necessidade de isolamento social para combater o coronavírus. 


Formada exclusivamente por mulheres, o grupo Ladies Ensemble integra o elenco do Ônibus Palco, projeto idealizado pelo Solar do Rosário que foi criado para percorrer escolas da rede pública, praças e parques de todos os bairros de Curitiba, descentralizando o acesso à cultura. Com a pandemia, o projeto migrou temporariamente para a internet, com a gravação e divulgação de vídeos inéditos. Ressaltando o caráter educativo, a professora Clarice Miranda faz uma introdução na qual apresenta o contexto histórico e artístico da cada música. 

Sobre o projeto 
O Ônibus da Cultura é um projeto idealizado pelo Solar do Rosário, espaço cultural privado de Curitiba. Conta com dois veículos do transporte público que foram adaptados como unidades culturais móveis: o Ônibus Palco e o Ônibus Museu. Assim que as condições de saúde permitam, eles voltarão a percorrer todos os bairros da cidade. Esta iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Ônibus da Cultura na Quarentena 
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KTET6C4jdF4
Instagram: https://www.instagram.com/p/CDPffaiFsy_/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"