INTEGRAÇÃO DAS MARCAS GRUPO BOTICÁRIO E IMPACTO DURANTE O CARNAVAL
Com estratégia integrada inédita, marcas do Grupo Boticário dominam carnaval e preveem impactar mais de 11 milhões de brasileiros
O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Australian Gold investem em mais de 20 ativações pelo Brasil e buscam reforçar e fortalecer o protagonismo das marcas no cenário nacional por meio de diversidade e Inclusão (D&I), Tecnologia e Inovação
O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo a Euromonitor International (2022), e sentiu o crescimento do setor de maquiagem em 10% após flexibilização do uso de máscaras, no mesmo ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que também traz como destaque a categoria de maquiagem. Diante deste cenário, as marcas do Grupo Boticário apostam no segmento para fortalecer sua movimentação de mercado junto aos consumidores, além de se aproximar de novos públicos, incentivando e oferecendo recursos para inspirar as produções de make para a data.
Serão mais de 20 ativações presenciais de O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Australian Gold, espalhadas por todo o país, por meio das quais as marcas prevêem impactar mais de 11 milhões de pessoas, comunicando seus produtos e valores. “Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e outras praças que respondem por alguns dos Carnavais mais movimentados contarão com ativações e experiências das nossas marcas. A ideia é oferecer ao consumidor a oportunidade de conhecer, experimentar e utilizar nossos produtos nos espaços em que as festas estão acontecendo”, explica Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário. Para a data, as marcas, juntas, prospectam crescimento na categoria de maquiagem. “Sabemos que as brasileiras valorizam a estética, os cuidados com a pele e a maquiagem como recurso para expressão da beleza em sua individualidade. O Carnaval é o momento da ousadia, da criatividade e das cores, principalmente, em um contexto pós-pandêmico. Esse é o momento para fortalecer a categoria e se aproximar ainda mais do consumidor”.
O Carnaval da retomada, como a data tem sido chamada por especialistas em economia, deve movimentar mais de 8 bilhões em receita no país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A projeção é cerca de 27% maior do que o totalizado no mesmo período no ano passado, quando a população ainda enfrentava o cenário pandêmico. Com essa perspectiva otimista, algumas das maiores marcas de beleza do Brasil, O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Australian Gold investiram em uma estratégia que vai garantir pontos de contato dos consumidores com seus produtos em alguns dos carnavais mais movimentados do território brasileiro. Mesmo com estratégias individuais robustas e alinhadas aos objetivos de cada unidade de negócio, o olhar 360 está focado em agendas prioritárias do Grupo Boticário, garantindo que o momento de grande visibilidade também possa abordar os temas de Diversidade e Inclusão (D&I), Tecnologia e Inovação.
AS MARCAS DO GRUPO BOTICÁRIO - MAKE ABRE ALAS
Além
da atuação individual de cada unidade de negócio, existe um esforço
unificado que objetiva reforçar os pilares e territórios do Grupo
Boticário, como maior ecossistema de
beleza do Brasil. Com o objetivo de democratizar ainda mais a festa, o
Boticário vai patrocinar espaços acessíveis em grandes blocos na região
Sudeste, garantindo que pessoas com deficiência possam aproveitar a
festa com suporte e segurança.
“Existe um imaginário popular de que o Carnaval é uma festa democrática,
mas quando falamos em acessibilidade para pessoas com deficiência,
sabemos que temos uma longa jornada pela frente. Por isso, estamos
liderando uma iniciativa inédita em
blocos de rua com objetivo de começar a torná-los, de fato, eventos
acessíveis a todos”, complementa a executiva.
Seguindo esse direcionamento estratégico de trazer os principais pilares de negócio e reforçar a inovação como parte do DNA do grupo, o Boticário e Quem Disse, Berenice? apostam em tecnologia como recurso para aumentar o engajamento da comunidade com a data. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e isso fica ainda maior quando aproveitamos sinergias e criamos ações que unem universos diferentes. O Boticário, por exemplo, é a maior rede de franquias do Brasil (segundo a Associação Brasileira de Franchising), que durante a pandemia integrou mais de 3600 lojas físicas ao e-commerce e retirada em 24 horas por meio do modelo Clique & Retire. Aproveitamos o potencial dessa que fez do phygital a sua fortaleza para uma parceria com Quem Disse, Berenice?, a marca de beleza da liberdade, que fala diretamente com o público jovem e usa da sua expertise em make para provocar e criar novas tendências. Juntas, Boti e QDB trarão makes carnavalescas criadas através de Inteligência Artificial (IA) para inspirar nossas consumidoras”, comenta. A ação, intitulada de FOL.I.A, assinada pela Druid, utiliza a Inteligência Artificial (IA) para criar um banco de inspirações de make exclusivas para os consumidores, considerando tendências mapeadas a partir de social listening na comunidade das duas marcas. As propostas serão replicadas por creators, se inspirando nos looks para suas makes carnavalescas.
MAPA DAS AÇÕES DAS MARCAS PARA O CARNAVAL 23
A principal marca do conglomerado, O Boticário,
tem presença confirmada em eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas
Gerais, Pernambuco e Bahia. As ativações acontecem, principalmente, em
blocos de rua com trios elétricos exclusivos da marca, com o conceito
#AmorPeloCarnaval e as Paradas da Folia, espaços que oferecem serviço de
make express, experimentação de produtos e câmera 360 para produção de
conteúdo - disponibilidade
depende da praça ativada. Entre os eventos, destaque para CarnaUOL, Casa
Comigo, Gambiarra, em São Paulo; Então Brilha, em Belo Horizonte; Galo
da Madrugada, em Recife; Bloco do Patusco, em Olinda e Bloco Timbalada,
em Salvador.
Além disso, em um dos principais blocos do Rio de Janeiro - Sargento Pimenta -, o Boticário
vai criar um espaço pensado para acessibilidade de pessoas com
deficiência, considerando desde
deficiência física até as sensoriais. A iniciativa inédita tem o
objetivo de fortalecer este pilar de atuação do Grupo Boticário,
reforçando o anti capacitismo como tema prioritário dentro do
guarda-chuva de diversidade e foco para outros
projetos previstos para 2023.
Quem Disse, Berenice?
aproveita o contexto de folia para o lançamento de sua mais recente
collab com Beats, que inclui produtos pensados para garantir a make na
temporada, fortalecendo a conexão com
GenZ. Em parceria com maquiadores e criadores de conteúdo, a marca
preparou uma série de conteúdos e tutoriais de inspiração de makes de
Carnaval que estarão disponíveis nas redes sociais, destacando os
produtos da parceria que são formulados com
ecoglitter.
Eudora, por
sua vez, assume grandes patrocínios. O primeiro, do cobiçado Baile da
Vogue, onde realizará ativações exclusivas, fortalecendo o território da
sofisticação e
fomentando a busca pelo brilho único de suas consumidoras. O segundo, em
parceria com o marketplace do Grupo Boticário, Beleza na Web,
do Camarote N1, o mais tradicional da Sapucaí, com iniciativas como um
salão de beleza exclusivo
das marcas no meeting point, para quem quer se embelezar antes de ir
para a festa, e dentro do Camarote, com experts qualificados para
atender o público com retoques de make e cabelo. A marca, que detém a
maior curadoria digital de beleza do
Brasil, investe no Carnaval reforçando-se como uma plataforma de
descoberta, aproveitando o momento em que as pessoas estão abertas a
experimentar e ousar em novas versões de si mesmas, e aproveita a
ocasião para anunciar Sabrina Sato, uma das
principais porta-vozes do carnaval brasileiro, como a nova embaixadora
da marca, que acompanhará BLZ ao longo do ano trazendo o melhor da
curadoria e muitas descobertas.
Vult volta
para a avenida em 2023 continuando o legado e o sucesso da sua parceria
com a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Após colaborar durante
um ano com a independência financeira de
mulheres e homens da comunidade a partir da capacitação para maquiadores
e manicures por meio do seu pilar de ascensão periférica por meio da
profissionalização com o projeto 220Vults, a marca retorna à Sapucaí
assinando a beleza da tradicional
escola de samba carioca que, esse ano, aposta no enredo "Delírios de um
paraíso vermelho", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
Com a campanha #OrgulhoDaMinhaBeleza, Vult assinará mais um ano a beleza da “rainha das rainhas”, Viviane Araújo e apresentará ao público a sua nossa embaixadora do carnaval, atriz, influenciadora e a ex -globeleza, Nayara Justino. Além disso, a marca estará com um beauty center em um dos mais bem localizados camarotes da avenida, o Lounge Carioca, levando beleza para os foliões.
Por fim, Australian Gold apostou no patrocínio do projeto do embaixador da marca, o Bloco do Silva durante o pré carnaval, que aconteceu em diferentes capitais brasileiras, para reforçar a importância da proteção solar para curtir a folia sem abrir mão da saúde da pele. A marca atuará com ativações focadas na experimentação de produtos e ações de sampling.
SOBRE AS MARCAS - O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.
Fontes: *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
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