VOLÁTIL: O UNIVERSO SONORO DA CANTORA MARIÁ SALLUM

Show será no Teatro Paiol com o quarteto Ellas no Jazz acontece na quinta, dia1º de Junho

Uma costura de memórias musicais. Dessa forma a cantora Mariá Sallum define seu novo show Volátil, que terá única apresentação nesta quinta-feira (1º), às 20 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). No palco a artista será acompanhada pelo quarteto Ellas no Jazz, uma banda feminina, formada por Lilian Nakahodo (piano e direção musical), Carla Zago (violino), Bruna Buschle (contrabaixo acústico) e Gabriela Bruel (bateria). 


O repertório é um passeio musical afetivo que começa com o hino do povo cigano: “Djelem Djelem” (Žarko Jovanović) que versa sobre uma longa caminhada e o encontro da felicidade.


Sallum explica que o hino rom foi o ponto de partida para combinar sonoridades. “No show eu trago músicas de jazz latino, cigano, música brasileira e clássicos do jazz. É uma conexão musical entre o meu passado, o tempo presente e a minha itinerância pelo mundo. Em alguns momentos também remete a memória da minha ancestralidade síria, a minha avó e a minha mãe. Volátil é um show que traz leveza e ao mesmo tempo o ardor do fogo, é uma mescla de sons que vai agradar a todas as pessoas”, resume.


A banda feminina, Ellas no Jazz, também foi um cuidado que a cantora quis trazer para seu trabalho. Para Mariá, é preciso valorizar as instrumentistas da cidade. “Elas têm uma sensibilidade diferente e acho que é importante essa união de mulheres talentosas para ocupar um lugar de destaque dentro da nossa música”. Sobre a escolha do Paiol, a cantora que nasceu na Bahia, mas é cidadã do mundo, conta que Curitiba é um local que traz conforto e segurança na sua trajetória. “Eu tenho uma relação de muitos anos com a cidade, eu viajo, passo um tempo fora, mas sempre volto e o Paiol é um palco onde eu me sinto muito bem”.


Antes de chegar a Curitiba, Volátil teve uma apresentação no Trancoso Jazz Festival 2022, na Bahia. Sallum lembra que quando começou a preparar o repertório, fez uma retrospectiva de suas andanças, das viagens por vários lugares, onde pôde abraçar e viver culturas diferentes. “É um mergulho musical numa alma nômade, que já passeou por lugares e sons. O resultado traduz um pouco minha personalidade artística, e alterna momentos animados com outros contemplativos”, considera.


Não à toa, Volátil começa com os versos de “Djelem Djelem”: “Eu fui, eu fui por caminhos longos. Conheci ciganos felizes...”

 

Serviço: Volátil

Show com a cantora Mariá Sallum e o quarteto Ellas no Jazz com Lilian Nakahodo (piano e direção musical), Carla Zago (violino), Bruna Buschle (contrabaixo acústico) e Gabriela Bruel (bateria)

Quinta-feira – dia 1º de Junho, às 20h, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). 

Classificação etária: Livre. Duração 70 min. 

Informações: (41)3213 1340.

Ingressos R$35 e R$17,50 (meia-entrada).

As compras podem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/evento/volatil-maria-sallum-ellas-no-jazz/1981529

 

 

  

Repertório show VOLÁTIL – Mariá Sallum & Ellas no Jazz 

Djelem Djelem (Žarko Jovanović)

My Drag (Andrew Bird/James Mathus)

Some of these Days (Shelton Brooks)

C’est Magnifique (Cole Porter)

I Can't Give You Anything But Love (Jimmy McHugh/Dorothy Fields)

Exagero (Elza Soares/Glaucus de Oliveira Xa)

Nuestra Canción (Vicente Garcia/antiago Prieto/Miguel Guerra/ Catalina Garcia Barahona)

Not the loving Kind - (Lee Hazlewood)

I Got Rhythm (Ira Gershwin/George Gershwin)

Balada da Arrasada (Ângela Rô Rô)

Old Fashioned Morphine (Jolie Holland)

I Want to be Evil (Lester Judson/Raymond Taylor).

Fotografia: Paula Dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"