TRAVESSIA É A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO ANO NO MUSEU GUIDO VIARO


 A artista Lys Áurea Buzzi está realizando uma exposição individual de pintura, estudos para esculturas, esculturas denominada TRAVESSIA, no Museu Guido Viaro, desde o dia 25 de Janeiro. 

TRAVESSIA      

A arte é sobretudo, devoção.  É sempre evolutiva e o criar é um ato fundamental da existência humana, é intrínseco do ser humano.  O processo da criação é vasto, os estados básicos da criação não são lógicos e nem deveriam ser. A criatividade é mutante, é como um espírito deslumbrante que aparece para todos nós, sendo, porém, difícil de clarão cintilante. Uns afirmam que a criatividade está nas ideias, outros na ação, porém a criatividade não é um movimento solitário, e nisso reside seu poder. O que quer que seja tocado por ela, quem quer que a ouça, que a veja, que a sinta, que a conheça serão alimentados. É por isso que a observação da ideia, da imagem, da palavra criadora de outra pessoa nos preenche e nos inspira para o nosso próprio trabalho criativo. Criatividade é a capacidade de ser sensível a tudo que nos cerca.

Criar é produzir algo onde antes não havia nada.” 

(Trechos do livro Mulheres que Correm com os Lobos - Clarissa P. Estés) 

Sobre artista 
Lys Áurea Buzzi, natural de Curitiba - Paraná, é formada em arquitetura pela PUC e Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

A presente exposição ilustra um pouco da travessia artística, onde criar é uma constante descoberta que envolve pesquisa na busca de diferentes materiais e suportes para sua inquietante expressão criativa.

Sua travessia passa pelo aprendizado do figurativo e técnicas acadêmicas, no final dos anos 80 viaja para Nova Iorque onde mora por dois anos, lá enriqueceu sua vivência e experiências artísticas, quando retorna, suas esculturas exprimem o corpo humano como uma obra de arte que traz em si toda a magnitude do Universo, e, inicia suas pesquisas com elementos naturais como veículo pictórico, catalogando areias, terra, e o que deste solo que nos acolhe  advém: madeiras, sementes, folhas, pedriscos, aos quais chama de “bio-elementos”. Manipula também a argila em cerâmicas que evidenciam textura e relevos. As paisagens com vasto horizonte ou urbanas são o cenário constante, o céu, a fonte de suas inspirações que revela a luz, as sombras e as cores que se imprimem nesse planeta e, com o olhar de constante curiosidade, segue adiante, rumo ao Universo, esse desconhecido que instiga e induz ao impalpável.

Sua última série,  de 2023 chamada-se COSMOS, que remete a instantes de  movimentos e luz impressos em cor; alusões ao que nos cerca e está além nesses universos; retoma a pintura utilizando a tinta acrílica em abstratos de grande formatos.

Essa série está disponível com exclusividade na  Sève Art  Galeria, em Curitiba, onde já estive por duas vezes, apreciando o conjunto da obra pictórica.

Segundo a artista: "Na espiritualidade em geral, a TRAVESSIA pode ser vista como uma jornada de autoconhecimento, crescimento pessoal e conexão com o Divino."

A exposição TRAVESSIA  ficará aberta ao público até o dia 9 de Março, na sala de exposições temporárias do Museu Guido Viaro, localizado na Rua XV de Novembro, 1348, Centro. O horário de visitação é de terça-feira a sábado das 14 às 18 horas. 

Serviço: Travessia - exposição de Lys Áurea Buzzi     
Horário de visitação: de Terça-feira a Sábado, das 14 às 18 horas
Local: Museu Guido Viaro
Endereço: Rua XV de Novembro,1348 - Centro - Curitiba - PR

Fotografia: Faisal Iskandar / @faisalfotografia









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"