CAIXA CULTURAL APRESENTA JANINE MATHIAS NO SAMBA DE BAMBA
A CAIXA Cultural apresenta a cantora e compositora Janine Mathias como última atração do projeto Samba de Bamba em 2024.
A brasiliense Janine Mathias mora em Curitiba há 15 anos. Filha de sambista do berço boêmio de Brasília, ela não esconde a felicidade de participar do projeto Samba de Bamba. “Quero poder dividir nesse dia um pouco da minha história através dos sambas que aprendi com meu pai e dos sambistas que fazem parte da desta trajetória”. A cantora reforça a importância de Curitiba na sua carreira. “Para quem pergunta se em Curitiba tem samba, eu faço questão de lembrar que nós temos um cenário muito potente de compositores, passistas e uma diversidade de grupos que fomentam a cultura na cidade através do samba”. No projeto Samba de Bamba, na Caixa Cultural Curitiba, Janine se une ao grupo Canjão para enaltecer e fortalecer o samba da cidade que a acolheu. O Canjão é formado pelos músicos: Luís de Souza (violão 7 cordas), Alexandre Rodrigo (percussão), Tike Guedes (percussão), Acácio Guedes (baixo).
Janine Mathias
Janine Mathias é cantora, compositora, atriz e empreendedora cultural. Idealizadora do Samba da Nêga, projeto de celebração ao samba que tem 10 anos de existência, com edições em São Paulo e Brasília, o projeto circula entre casas de show de Curitiba. Já dividiu palco com grandes nomes como Criolo, Sandra de Sá, Machete Bomb entre outros. Seu disco Dendê é o retrato da Música Preta Brasileira. “Inês Rainha” em lançamento com estúdio Lahun é um protesto musical em homenagem a todas as mulheres que reinam nesse tempo. Janine acaba de voltar de sua primeira turnê internacional pela Europa. Este ano lançou um feat com Criolo, regravando a música “Barracão é Seu”, de João da Gente, unindo samba com RAP.
Samba de Bamba
O curador e coordenador geral do projeto Samba de Bamba, Rodrigo Browne, comemora a retomada do projeto em Curitiba. “Ao longo do ano tivemos oportunidade de apresentar artistas que fazem parte de uma nova geração do samba e renovam o gênero com muita qualidade. Além disso, com esse projeto a Caixa Cultural possibilita ao público, com o acesso a esses artistas, uma importante democratização da nossa cultura”, considera. Browne lembra que durante o ano todos os convidados do projeto tiveram seus ingressos esgotados e mostraram na Caixa Cultural o autêntico samba brasileiro com seus vários sotaques. “O samba é o gênero brasileiro que agrega intérpretes maravilhosos em cada canto do país. Em 2024 apresentamos as várias vertentes do samba com representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul... e todos com o compromisso de apresentar no repertório composições que respeitam o nosso passado cultural e que, ao mesmo tempo, mostram que é possível renovar com qualidade”, finaliza.
Samba de Bamba – Janine Mathias
Local: CAIXA Cultural Curitiba – R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 10 de dezembro, terça-feira, às 20h.
Ingressos: Esgotados
Duração: 80 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).
Confira a programação completa:Curitiba | CAIXA Cultural| Instagram @caixaculturalcuritiba
Comentários