CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE O ARTISTA ANDRÉ SEVERO PARA WORKSHOP GRATUITO
CAIXA Cultural Curitiba recebe o artista gaúcho André Severo para workshop gratuito sobre processos criativos
Em cartaz com a exposição "Labirinto", Severo apresenta exercícios práticos e debates para desenvolvimento de metodologias artísticas
A exposição “Labirinto”, segue em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba - Cred André Severo
A CAIXA Cultural Curitiba recebe, neste sábado (6), o artista gaúcho André Severo para um workshop gratuito focado em processos interdisciplinares relacionados à teoria e à prática dos processos criativos.
André Severo é artista e curador e vai oferecer uma imersão com ênfase no desenvolvimento de metodologias que ampliam as possibilidades expressivas e conceituais do trabalho artístico.
Durante o workshop, os participantes também participarão de discussões focadas em processos de experimentação, troca de saberes e cruzamento de disciplinas. Através de exercícios práticos e debates, o artista-curador conduzirá uma reflexão sobre como aprimorar a pesquisa individual e coletiva, abrindo novos caminhos e promovendo uma visão expandida do fazer artístico.
Exposição Labirinto
A exposição de André Severo, “Labirinto”, segue em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba até o dia 25 de janeiro de 2026, apresentando uma experiência imersiva que utiliza imagens, sons e textos para provocar reflexões sobre memória, tempo, consciência e sentimentos sobre a finitude do ser.
Com curadoria de Marília Panitz, a instalação reúne cerca de 400 fotografias e seis filmes, posicionadas em forma de labirinto, e integra e finaliza a trilogia “El Mensajero”, composta também pelas obras “Metáfora” e “Espelho”, que abordam os anos da pandemia, período marcado pela interrupção súbita de muitas vidas, forçando profundas transformações individuais e coletivas.
O horário de visitação da exposição “Labirinto” é das 10h às 20h, de terça-feira a sábado, e das 10h às 19h, aos domingos e feriados. A entrada é gratuita.
Sobre o artista - André Severo nasceu em Porto Alegre (RS) em 1974. É artista, curador, produtor e gestor cultural. Mestre em poéticas visuais pela UFRGS, produziu projetos como Areal, Lomba Alta e Dois Vazios. Realizou mais de uma dezena de filmes e instalações audiovisuais e publicou, entre outros, os livros Consciência errante, Soma e Deriva de sentidos. Foi curador associado da 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas e co-curador da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza. Entre 2018 e 2019, ao lado de Marília Panitz, realizou 100 anos de Athos Bulcão no CCBB Brasilia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2021, juntamente com Paulo Herkenhoff, realizou Arquiperiscópio, exposição individual com caráter retrospectivo que ocupou os quatro andares do Oi Futuro no Rio de Janeiro. Entre suas principais premiações destacam-se o Programa Petrobrás Artes Visuais - ano 2001; o Prêmio Funarte Conexões Artes Visuais, 2007; o Projeto Arte e Patrimônio 2007; o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009; o V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça - 6ª Edição; o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, em 2014; o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015; e o Prêmio Sérgio Milliet da ABCA pelo livro Artes Visuais – Ensaios Brasileiros Contemporâneos.
SERVIÇO:
[Workshop] “Labirinto: Processo, contexto e apresentação” com André Severo
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, 12º andar, Centro
Data: sábado 6 de dezembro
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: gratuitas pelo http://caixacultural.gov.br/
Classificação Indicativa: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| @caixaculturalcuritiba
Comentários