MODA COM IDENTIDADE PARANAENSE

A Exposição ‘Moda com Identidade Paranaense’ resgata o Paranismo

Mostra apresenta looks vencedores do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda Na próxima terça-feira (21), acontece a abertura da exposição “Moda com Identidade Paranaense”, com o tema “Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda”. O evento será realizado na Casa João Turin, a partir das 18h30, e a mostra permanece aberta até o dia 30 de novembro. A exposição é uma realização do Governo do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, da Coordenação do Sistema Estadual de Museus e da Casa João Turin.

A mostra reúne os looks vencedores das sete edições do Prêmio João Turin, idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel, e pelo produtor Paulo Martins. O concurso é direcionado aos estudantes dos cursos de Moda do Paraná e tem como objetivo estimular a inspiração na cultura paranaense para o desenvolvimento de coleções e destacar a importância de uma identidade regional na criação de roupas e acessórios para valorizar o produto paranaense no mercado brasileiro e internacional. Entre os temas já abordados pelo Prêmio estão o Fandango, Tropeiros, a Bandeira do Estado do Paraná, Cataratas do Iguaçu e Paulo Leminski.

O público pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A Casa João Turin localiza-se na Rua Mateus Leme, 38, Centro Histórico. Mais informações pelos telefones (41)3223-1182.

Sobre João Turin
Renomado artista plástico paranaense, João Turin nasceu em Morretes, em 21 de setembro de 1878 e foi um dos mais atuantes integrantes do Paranismo, movimento surgido em 1923 que reúne artistas plásticos, como os pintores Lange de Morretes e João Ghelfi. O objetivo do grupo era dar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná e, para isso, elegeu o pinheiro, árvore símbolo do estado, como ponto de partida para a criação de obras de arte e peças decorativas.

João Turin é considerado precursor do Design de Moda com Identidade Paranaense, uma vez que entre suas obras constam esboços de trajes e acessórios – vestido, chapéu, bolsa e sombrinha – inspirados na forma e na textura do pinheiro e do pinhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"