AVE, ROGÉRIO SERÁ LANÇADO DIA 24


 Outro voo de Rogério Dias

O artista plástico Rogério Dias, paranaense de Jacarezinho, lança, no domingo dia 24/02, no Solar do Rosário, um álbum que traz momentos marcantes de sua vida profissional. É ilustrado com suas obras, fotografadas por Nego Miranda, e contado em texto da jornalista Adélia Maria Lopes, que deu ao livro o título de Ave,Rogério.

A edição e organização é do próprio Rogério Dias e de Selma Albano, com projeto e produção gráfica de Guilherme Zamoner, em versão português/inglês. Elaborado por Mônica Drummond, do Cultural Office, o álbum contou com incentivo da Caixa Econômica Federal para sua concretização, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
 
O título de livro, explica Adélia Lopes, deve-se ao fato de Rogério Dias ter uma história artística com os pássaros e porque ele deve mesmo ser saudado com a reverência à altura de seu talento. “O cartunista Solda e a crítica Adalice Araújo também fizeram essa mesma saudação ao artista”, observa a jornalista. Em tons biográficos, Ave, Rogério não faz uma abordagem acadêmica ou crítica.

Nele se sabe, por exemplo, que os sobrenomes de Rogério, Dias e Moura, remontam a uma linhagem nobre, fundadora de Portugal. Nascido em 19 de junho de 1945, Rogério começou nas artes através do irmão, discípulo de Eugênio Sigaud, em Jacarezinho. Em Curitiba, onde mora desde 1965, se fez ator, cartunista, cenógrafo, desenhista, design gráfico, escultor, gravador, ilustrador, pintor, publicitário e vitrinista, seguindo a ordem alfabética do livro.

No Salão Paranaense, em 1981, conquista o primeiro lugar com uma tela que traz os coloridos pássaros, que remetem ao viveiro de sua infância. A propósito, observa Rogério Dias: “Não é a pintura que contém os passarinhos. São os passarinhos que contêm a pintura”. Ao fim, o livro reserva palavras de jornalistas, críticos e outros artistas sobre Rogério.

 
Serviço: Ave, Rogério
Lançamento de livro de Rogério Dias, no Solar do Rosário leia-se na Rua Duque de Caxias, 4 - Largo da Ordem - Curitiba. Às 11 horas de domingo dia 24 de Fevereiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"