CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA MÚSICA ANDINA EM RARO RECITAL SOLO DE CHARANGO


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a arte do peruano Federico Tarazona, no dia 31 de outubro, em noite de recital de música andina, dentro da série Solo Música. Apesar de ser um instrumento relativamente conhecido pelo público brasileiro, solos dedicados somente ao charango são raros em nosso país. Dentro deste contexto, a proposta do Solo Música é uma aproximação com a música latino-americana e um mergulho no universo do charango com um dos seus principais mestres. 


Federico Tarazona é um músico visionário. Ele revolucionou o instrumento com a criação do hatun charango, desenhado por ele e construído por Fernando Luna, e que possui duas cordas a mais que o tradicional, sendo seis cordas simples e uma dupla. Isso fez a sua sonoridade se aproximar do violão e atingir um patamar musical elevado”, diz Álvaro Collaço, produtor e curador da Série Solo Música. No recital em Curitiba, Federico Tarazona irá apresentar canções de seu CD, Ayacucharango, no qual traz para o charango a obra de Raul Garcia Zárate, um dos maiores expoentes da música andina de todos os tempos.

Músico de referência  
Tarazona é um dos maiores virtuoses de charango da atualidade, além de violonista, compositor e luthier. O artista nasceu em Huaraz e estudou violão clássico e composição no Conservatório Nacional de Música de Lima, trabalhando em paralelo como professor na Escola Nacional de Folclore José María Arguedas. Em 1995, ganhou o Prêmio Nacional de Composição CNM de Lima e, em 1997, o prêmio “Southern Peru”. Especializou-se em composição na Rússia, no Conservatório de São Petersburgo. Depois, estudou composição e violão clássico no Instituto Superior de Música de Friburgo, na Alemanha, composição eletroacústica no Conservatório de Bordéus, França e tornou-se mestre em composição pela Universidade de Laval, em Quebéc, no Canadá, onde leciona até hoje.

Como compositor, ganhou, em 2012, os prêmios “Casa de las Américas”, em Havana e, em 2014, foi menção honrosa na primeira edição do Ibermusicas, concurso realizado em Buenos Aires para composição para orquestra sinfônica. Como intérprete, em 2011, ganhou a competição “Productions D´Oz”, em Quebéc (Canadá). Tarazona também escreveu o livro La Escuela Moderna del Charango e lançou os CDs Poemas de luz(2006), Ayacucharango – Homenaje a Raúl Garcia Zárate (2008) e Nueva sangre: sonidos del Ande Peruano (2012). Por integrar instrumentos e elementos da cultura andina em seu trabalho, promovendo a arte e cultura de seu país, recebeu, em 2008, a Medalha da Educação do Peru.

Serviço: Música: Solo Música – Federico Tarazona
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 31 de Outubro de 2017 (terça-feira) às 20h
Ingressos: vendas a partir de 28 de Outubro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (terça a sábado, das 12 às 20h;e domingo, das 16 às 19h.)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"