6ª TRAMA CURITIBANA REÚNE CINCO MARCAS AUTORAIS NO HOSTEL MATILDA

Em clima de Festival de Teatro, evento leva moda, design, arte e música ao Centro Histórico nos dias 6, 7 e 8 de Abril

Parada de viajantes e boêmios, o Hostel Matilda é um espaço singular e cativante no Centro Histórico de Curitiba. E, compartilhando da movimentação do Festival de Curitiba na região, será lá, entre os dias 6 e 8 de Abril, que acontece a sexta edição do Trama Curitibana, que reúne cinco marcas locais: Bruna Bomfim, H-AL, Jacu, Pine-AX e Reptilia. 

Criado para estabelecer uma ponte acessível com o consumidor e fazer um intercâmbio entre os públicos das marcas, o coletivo Trama reúne jovens designers com espírito independente, que representam a criativa geração de marcas autorais da capital.  O principal ponto em comum entre as cinco marcas é a proposta autoral, ética e sustentável em sintonia com o movimento “slow”.
A primeira edição aconteceu em março de 2016 na  Reptilia e desde então o evento vem se firmando no calendário da moda local. Para este Trama estão programadas vendas especiais com peças de coleções novas e itens de coleções anteriores com descontos atraentes.
A cada edição, um artista local é convidado para, além de expor seu trabalho, ilustrar o material gráfico e dar o tom do evento. Nesta edição, a Trama homenageia a multitalentosa Katia Horn. Katia transita por múltiplas formas de expressão, das artes visuais, ao teatro, à música, ao cinema. Seu trabalho plástico reflete essa multiplicidade, quando se permite brincar com muitos materiais e falar através da pintura, desenho, gravura, colagens ou carimbos.

Bruna Bomfim
A joalheria autoral de Bruna Bomfim parte de um processo criativo de interação com metais nobres, onde a concepção, criação e produção das peças é realizada pela própria autora. As formas orgânicas e texturas são característica do fazer artesanal que se faz único em cada joia. Nessa edição do Trama, Bruna traz uma seleção das peças mais representativas do seu trabalho, que traduzem a essência da marca. Também apresenta o formato de encomenda de joias exclusivas.  
Vendas: espaço colaborativo Tau, Rua Presidente Taunay, 665
Instragram: @brunabomfimdesigndejoias

H-AL 
Com um trabalho autoral e balizado no mínimo impacto possível ao meio-ambiente, Alexandre Linhares e Thifany F. produzem peças de arte vestíveis para a H-AL ( o nome original de 2007 é Heroína). O pano (quase sempre feito com resíduos e reaproveitamento de tecidos) é usado como suporte de ideias e transformado em roupa, pautado em técnicas artesanais e manuais de produção. A performance é sempre presente na concepção, processo e fabricação das peças, onde o objeto têxtil é o produto final – e o único passível de venda – em um tratado audiovisual múltiplo. Distante do processo convencional  de moda, todas as peças são únicas e questionam nossa posição no mundo e nosso papel no tempo. Carrega na bagagem os figurinos para a cantora Elza Soares na turnê A Mulher do Fim do Mundo, além de exposição na Bienal de Curitiba, performances no MAC, Museu Oscar Niemeyer e Prêmio de Calçado Estilo Brasil no Francal Top de Estilismo.
Loja ateliê: Alameda Prudente de Moraes, 445
Facebook @hal.alexandrelinhares
Instagram @halartetextil

Jacu
A reputação do sujeito ‘jacu’ é associada ao estar fora de moda, aos sentidos de deslocamento e inadequação – aqui, a expressão das individualidades é celebrada em cada peça de roupa.  Assinada por Edson de Medeiros, a marca mantém distância dos meios de produção em massa e busca novas formas de relação na urbanidade. A Jacu reflete o comportamento brasileiro com lentes de ironia e provoca uma leitura irreverente do  entorno desde 2014. Quem entende a liberdade e ironia em ser jacu e transita pelo universo de calçadas barulhentas com bom humor é bem vindo a ser Jacu.
Atelier: Av. Presidente Getúlio Vargas, 4.482
E-commerce: jacustore.com.br
Instagram: @jacubr

Pine AX
Pine AX é a adaptação do nome da idealizadora e leatherworker Juliane Machado Pinheiro. A marca produz bolsas e outros itens exclusivos em couro, feitos um a um com alto padrão de qualidade. Cada peça é cortada à mão, costurada manualmente através de uma técnica de encadernação tradicional ou usando as máquinas vintage e terminando à mão, oferecendo a experiência ao consumidor da autenticidade artesanal. A ideia é oferecer algo único, que resista ao teste do tempo e da sazonalidade da moda. Uma manufatura não apenas extremamente original e atraente, mas também durável.
E-commerce: pineax.com
Instagram: @pineax_leathergoods 
                                                                                                                  Reptilia
Criada pela arquiteta Heloisa Strobel em 2013, a marca apresentou sua primeira coleção comercial no ano seguinte em Paris a convite do BtoBe, incubadora de talentos brasileiros do TexBrasil. A marca tem como base a produção ética e sustentável, além da experimentação contínua de tingimentos e intervenções em tecidos. Todas as peças são criadas na charmosa loja-atelier com criação ao alcance dos olhos. Neste Trama, a Reptilia apresenta seu preview de Outono-Inverno com o tema Floresta Urbana. A coleção traz uma cartela de cores sóbria – que dá espaço a novas experimentações em modelagem. Golas volumosas, amarrações, zíperes aparentes e possibilidades de vários usos para uma mesma peça. A modernidade é versátil e a rotina do público Reptilia pede belos cortes com propostas inusitadas. Peças de coleções passadas terão até 60% de desconto. 

Loja-atelier: Al. Prudente de Moraes, 1.282 - Centro.
Instagram: @_reptilia

Serviço: Trama Curiribana - 6ªedição (Reptilia, Pine-AX, Jacu, Bruna Bonfim e HA-L
@tramacuritiba
Endereço: Hostel Matilda, Rua Mateus Leme, 120 – São Francisco - Curitiba
Data: dias 6, 7 e 8 de Abril das 11h as 20h
Formas de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito (Visa, Master, Elo, Amex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN NO JOKERS

PORTÃO CULTURAL PROMOVE OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE SKATE

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS