OFICINA VIRTUAL GRATUITA ENSINA A FAZER BONECOS

 


Ação estimula pais e filhos a criar seus próprios brinquedos, fantoches e teatro de sombras  
Brincar junto com os pais e a família, estimular a diversão, o aprendizado e a criatividade enquanto adultos e pequenos ampliam os vínculos afetivos, criam seus próprios bonecos com os materiais que já possuem em casa, sem gastar nada de dinheiro.

 

Esses são alguns objetivos da vídeo-oficina de bonecos, evento gratuito e online que será ministrado pelo ator e bonequeiro Lucas Mattana. A ação terá dez episódios didáticos e vai ensinar a confecção e a manipulação de marionetes, em diferentes técnicas e desafios.

 

Avós, pais, tios, professores, educadores e pedagogos poderão fazer, testar e se divertir com esses títeres. Em virtude da pandemia, a atividade será online e o primeiro e segundo episódios serão exibidos neste sábado [04/09] e o terceiro, no domingo [05/09], às 19h, no canal https://www.youtube.com/user/Lilyancsb/”, explica Mattana. 

 

As demais apresentações serão liberadas nos próximos sábados e domingos, até o dia 26 de Setembro, sempre às 19h e no mesmo canal.

 

 

Mundo dos bonecos

Cinco desses vídeos também vão ensinar a fazer brinquedos, fantoches, teatro de sombras e demonstrar o passo a passo na criação de cenas que ajudam os adultos a contar histórias de forma mais lúdica às crianças.

 

O minicurso ainda vai apresentar um panorama da arte bonequeira no Brasil e no mundo, falar sobre sua história e mostrar exemplos das mais diferentes técnicas de teatro de bonecos.

 

Vamos dar dicas para que adultos e pequenos elaborem diferentes cenas com o material que já têm em casa – seja com papel crepom, jornal, papel sulfite, barbante, cola, bola de isopor, palitos de madeira, fita crepe, fios de lã, retalhos de tecidos, tesoura, régua, caneta ou lápis”, ressalta Lucas Mattana.

 

 

Diversão em família

A vídeo-oficina de bonecos integra o projeto cultural “Minha Avó Me Contou – Literatura Paranaense e Tradição Oral”, que está sendo realizado desde o dia 16 de agosto e vai até 15 de novembro com diversas ações de incentivo à leitura.

 

A intenção é resgatar as brincadeiras de infância - como as cantigas de roda, adivinhas parlendas, quadrinhas populares - valorizar o folclore paranaense e brasileiro, o hábito de contar histórias e incentivar o convívio familiar com mais regularidade e qualidade.

 

Teremos 40 episódios de podcasts de literatura infantil e infantojuvenil, de autores paranaenses. Ao ouvir essas transmissões, as pessoas soltam a imaginação, redescobrem o prazer pela leitura, pelo ato de ouvir histórias e isso envolve toda família. Parte desse material já está disponível nas redes sociais e o acesso é gratuito”, explica a atriz e escritora Lilyan de Souza, idealizadora deste projeto e também narradora dos podcasts.

 

O projeto foi aprovado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura 034/2020 – Apoio a Festivais, Mostras e Manifestações Culturais Tradicionais – e está sendo realizado com recursos do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Serviço: O que: Vídeo-oficina de bonecos

Quando: De 4 a 26 Setembro

Quanto: Gratuito

Como assistir: Os dez episódios serão divulgados sempre às 19h, no canal do YouTube da Lilyan de Souza https://www.youtube.com/user/Lilyancsb/

 

Crédito das fotos: Alan Raffo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"