ESPAÇO CULTURAL INC REALIZA EXPOSIÇÃO DE GUITA SOIFER

Mostra “Inconsciente Inesgotável” reúne gravuras, pinturas, esculturas e antirretratos e fica em cartaz até Dezembro deste ano; visitação tem entrada franca  

“Inconsciente Inesgotável”, de Guita Soifer, é a nova exposição apresentada no Espaço Cultural do INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), no Pátio Batel. A mostra reúne vários aspectos do trabalho da artista multimídia paranaense e propõe uma reflexão sobre o constante processo criativo da mente, que se mantém em um movimento muito vivo, justamente porque são inesgotáveis as maneiras de materializar o nosso inconsciente. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de Dezembro e tem visitação gratuita.

 

A mostra é dividida em três vertentes diferentes de trabalhos da artista, “nas quais a criação é um organismo vivo e as memórias são palpáveis”, como define o curador da exposição, Jefherson Maiczak. A primeira frente é composta por gravuras das décadas de 1980 e 1990, que apresentam a experimentação das técnicas clássicas de reprodução. “Guita distorce um pouco a ideia da reprodutibilidade. Ela usa as matrizes das gravuras, e ao invés de reproduzir várias vezes a mesma obra, a cada nova impressão, ela cria uma versão a partir de modificações que tornam cada obra única.

 

A segunda vertente são as esculturas em resina. As peças trabalhadas à mão pela artista são alguns objetos encobertos, que criam formas abstratas. Esse trabalho está relacionado à ideia de renascer ao fazer uso de peças que já estavam no mundo, para transformá-las e recobri-las em um processo de reconstrução e de uma nova visão dos objetos a partir de uma prévia destruição.

 

Por fim, os antirretratos são obras que ganham uma abordagem inédita nessa exposição. As fotografias impressas em tecidos foram tiradas pela própria artista, de costas, nas quais não se vê o rosto dela, que fica oculto. Aqui, Guita faz uma reflexão sobre essa “era da autoexposição e da selfie”, onde a imagem se torna corriqueira e se transforma em um produto. “Talvez então haja mais o que ser dito quando seu rosto não está à mostra, ou a gente tenha muito mais a dizer quando o nosso rosto não está à mostra”, sugere o curador.

 

A nova exposição pode ser visitada entro da filial do INC no Pátio batel, localizada no piso S1.  O espaço foi criado pela instituição para associar a saúde à arte. “O objetivo é trazer um pouco mais de cultura e divertimento para os nossos pacientes e também para quem frequenta o shopping, proporcionando essas conexões entre as pessoas e os artistas. E a Guita Soifer dispensa apresentações. A gente tem muito orgulho de ter essa exposição aqui”, informa Regina Montibeller, diretora administrativa do Hospital INC.

 

A artista

A última exposição apresentada pela artista foi uma individual na Embaixada de Bruxelas, na Bélgica, em janeiro de 2020. Guita Soifer é dona de uma trajetória ímpar para a história da Arte no Paraná, transitando entre diversas linguagens como a gravura, desenho, pintura, fotografia, vídeo-arte e instalação. Ela está sempre à procura de novos suportes para expandir seus processos de criação. Guita, que desenhava desde menina, passou a se dedicar profissionalmente às artes visuais a partir de 1979. Suas obras estão presentes em acervo de instituições como Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte de São Paulo, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

 

Serviço: Exposição Inconsciente Inesgotável, de Guita Soifer

Local: Espaço Cultural INC - Hospital INC Filial Pátio Batel (Shopping Pátio Batel, piso S1)

Período: de 8 de Setembro a 31 de Dezembro

Visitação: funcionamento do shopping – segunda a sábado: 11h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h

Entrada gratuita.

 

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil, é pioneiro na América Latina em obter tecnologias como GammaKnife – cirurgia cerebral sem corte – e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intraoperatória no país. Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de oncologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia digestiva, ortopedia, dentre outras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS