MÊS DE JUNHO TRAZ OFICINAS QUE VALORIZAM O MEIO AMBIENTE E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 


     Ler E-mail  Redigir  Buscar Mensagem  Agenda  Endereços  Pastas  Opções  Ajuda  Sair


Tipo: Embeded HTML/Text 


 ‍​ ‌ 

MÊS DE JUNHO TRAZ OFICINAS QUE VALORIZAM O MEIO AMBIENTE E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA  

Eventos que buscam conscientização sobre ecologia, lutas sociais e divulgação de artistas são destaques na programação mensal

Passeio de bicicleta. Crédito: Divulgação.
 

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, a CAIXA Cultural Curitiba traz uma série de atividades que promovem a reflexão sobre a ação humana na natureza. O mês de junho também celebra o dia do orgulho LGBTQIA+ e vivências que promovem a divulgação da obra de artistas e pesquisadores, dentre eles Arthur Bispo do Rosário e Aby Warburg. As inscrições de todas as oficinas possuem vagas limitadas serão disponibilizadas diretamente pelo site da CAIXA Cultural Curitiba.
 

Para iniciar o mês do meio ambiente, haverá no dia 5 de Junho, das 19h às 20h30h, a palestra “Agricultura urbana em Curitiba: uma nova cultura da terra?”, com o arquiteto e urbanista Pedro Sorrentino, que abordou em sua pesquisa de mestrado o tema da agricultura urbana em Curitiba, mostrando as diversas práticas de agriculturas presentes no município e suas contribuições para a construção de cidades socioambientalmente mais justas, democráticas e sustentáveis. 

 

Após uma alta procura pelas inscrições, a CAIXA Cultural Curitiba promove uma nova edição do Clube CAIXA de Bordados, que acontecerá em dois dias ao longo do mês de junho, no dia 08 e dia 15, sempre das 15h às 18h e será conduzido pelas mediadoras do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, Vitória Pinheiro e Raphaela Maidana. 
 

Com o objetivo de agregar pessoas, fomentar o fazer manual e compartilhar experiências com o bordado, essa é uma excelente oportunidade para quem não pôde participar das edições passadas do Clube.
 

Outra ação que visa celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente será o “Percurso de bicicleta por hortas e canteiros urbanos em Curitiba”, que visa reunir os ciclistas para conhecerem as hortas urbanas comunitárias espalhadas pela cidade de Curitiba, aproximando a ligação com a natureza, plantando mudas, colhendo hortaliças, aprendendo sobre ecotecnologias e conhecendo hortelões/hortelãs que cuidam desses espaços.
 

O evento será divido em dois turnos no dia 9 de junho. Pela manhã, das 09h às 12h realizando o circuito sul e pela tarde, das 14h às 16h30, o circuito nordeste. O percurso será realizado totalmente de bicicleta e será obrigatório o uso de capacete durante todo o trajeto.
 

Em prosseguimento para valorizar os artistas nacionais, no dia 16, das 15h às 17h haverá a oficina “Manto nosso 2: Revisitando o manto de Arthur Bispo do Rosário” que trará uma junção de teoria e prática na construção de uma releitura da obra de Arthur Bispo do Rosário.
 

Na continuação da oficina realizada em dezembro de 2023, onde foi confeccionado o manto, agora os participantes vão poder escrever pequenos textos ou palavras com importância pessoal e costurar esses fragmentos na peça, fazendo assim uma união textual coletiva, que garante leitura distinta a cada nova imersão.
 

Seguindo a linha das oficinas teórico-práticas e na conscientização ambiental, acontecerá no dia 18 de junho, das 18h30 às 20h o encontro “Antropoceno desde um ponto de vista cultural”, no qual será discutido, sob o viés da arte, o conceito científico de Antropoceno, que se trata de uma teoria em que vivemos na era geológica marcada pelos impactos dos seres humanos no mundo.
 

Nesse encontro os participantes irão analisar o mundo atual através do universo literário e cinematográfico de ficção científica, analisando o impacto dos seres humanos no meio ambiente e na sociedade.
 

Na última oficina do mês, o público poderá mergulhar através do universo de colagens com o evento “Pensar por imagens: construção de pranchas iconográficas”. Com uma aula sobre a obra do historiador da arte alemão Aby Warburg, será possível conhecer mais sobre como disposição das imagens transmite uma leitura distinta, de forma que as escolhas dos artistas servem para construir narrativas e sentidos.
 

O evento será realizado no dia 20 de Junho, das 18h30 às 20h30 e os participantes irão compor pranchas de imagens iconográficas com colagens, desenhos e materiais diversos para colocar em prática o conteúdo aprendido durante a oficina.
 

Dando continuidade às celebrações dos 100 anos de Poty Lazzarotto, serão realizados em junho os “Percursos Poty e a Cidade de Curitiba”. Nessa atividade será possível conhecer a história dos principais murais e obras do artista espalhadas por toda a capital paranaense. O primeiro encontro será realizado no sábado, dia 22, das 9h às 12h, já o segundo encontro será no domingo, dia 30, das 14h às 17h. Em todos os encontros haverá mediadores que irão passar as bases e contextos de cada obra.
 

Para encerrar as atividades de junho, haverá o “Cine debate: DIVERSIDADE E HORROR NO CINEMA” em celebração do dia do orgulho LGBTQIA+. Através de uma análise sobre o cinema de horror e suas práticas de representação, que questionam estereótipos e tipificação do corpo monstruoso e com isso acendem reflexões sobre diversidade no cinema. A palestra acontecerá no dia 28 de junho, das 18h30 às 20h e será ministrada pelo mediador do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira e pessoa transmasculina, Francisco Silveira, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

 

SERVIÇO:

Programação Presencial

Agricultura urbana em Curitiba: uma nova cultura da terra?

Datas: 05 de Junho

Horário: 19h às 20h30 

Público: livre | 40 vagas

 

Clube CAIXA de Bordado

Datas: 08 e 15 de Maio

Horário: 15h às 18h Duração: 120min. Público: acima de 14 anos | 30 vagas

 

Percurso de bicicleta por hortas e canteiros urbanos em Curitiba

Data: 09 de Junho

Horários: 09h às 12h e 14h às 16h30 Público: acima de 16 anos| 30 vagas

 

Percurso Poty e a cidade de Curitiba

Data: 22 de Junho e 30 de Junho

Horário: dia 22 das 9h às 12h e dia 30 das 14h às 17h Público: Livre | 25 vagas

 

“Manto nosso 2: Revisitando o manto de Arthur Bispo do Rosário”

Data: 16 de Junho

Horário: 15h às 17h ​Público: acima de 16 anos | 20 vagas

 

“Antropoceno desde um ponto de vista cultural”

Data: 18 de Junho

Horário: 18h30 às 20h ​Público: a partir de 16 anos | 30 vagas

 

“Pensar por imagens: construção de pranchas iconográficas”

Data: 20 de Junho

Horário: 18h30 às 20h Público: a partir de 16 anos | 25 vagas

 

“Cine debate: DIVERSIDADE E HORROR NO CINEMA”

Data: 28 de Junho

Horário: 18h30 às 20h Público: acima de 16 anos 40 vagas

 

Exposições

Histórias da Floresta - até 23 de Junho

Poty Expandido: 100 anos de Poty Lazzarotto – até 30 de junho

Graffitigrafismo Amazônico - até 21 de Julho

 

CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (41) 4501-8722 | www.caixacultural.gov.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS