Na primeira edição do ano do programa MON Primeiros Passos, o Museu Oscar Niemeyer propõe atividades especiais para os pequenos de 12 a 36 meses. Serão duas edições do encontro, uma para bebês de 12 a 24 meses e outra para bebês de 24 a 36 meses. Além disso, teremos um piquenique musical para os pequenos, despertando a musicalização e as sensações. A participação de um acompanhante adulto durante a oficina é obrigatória.
A primeira sessão da atividade “Uma Flor Chamada Vermelho” acontecerá no dia 16/01, às 10h30, para bebês de 12 a 24 meses, e a segunda edição no dia 17/01, às 10h30, para bebês de 25 a 36 meses. A oficina é inspirada na obra “Flor Mineral” (1999), do arquiteto Franz Weissmann. Elaborada em aço esmaltado, a obra convida os participantes a explorar as percepções e estabelecer novos diálogos a partir das sensações.
A programação terá início no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Em seguida, os participantes poderão visitar a exposição no Pátio das Esculturas para uma dinâmica interativa com a obra. Por fim, as crianças participaram de uma oficina sensorial de escultura e colagens utilizando materiais como tecidos, papel e argila.
No dia 18/01, será realizado o “Piquenique Musical”, das 10h30 às 11h30, voltado para as crianças de 12 a 36 meses. A atividade, ministrada pelo Educativo do MON, com a participação da artista educadora Isabella Isolani e do musicoterapeuta Matheus Braga, guiará os pequenos em uma experiência interativa com a música. O encontro terá início no vão-livre do Museu, localizado no térreo, e ao final poderão aproveitar um piquenique com frutas.
Saiba mais sobre os convidados
Isabella Isolani é arte-educadora, professora de musicalização infantil com 20 anos de experiência. Após a gravidez da sua filha, Ana Clara, fundou o projeto Slingar e Dançar, unindo suas paixões por bebês, mães, sling, música e dança. Graduada em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná, possui diversas formações, incluindo Danças Circulares, Comunicação Não Violenta e Educação Infantil com abordagem Pikler. Além disso, é facilitadora do Slingar e Dançar – dança terapêutica no puerpério, praticante de dança circular e facilitadora em Comunicação Não Violenta. Atualmente, é cocriadora do “Colo e Empatia” – Reflexões e práticas para conversas mais significativas no contexto da parentalidade, com base na CNV.
Matheus Braga é musicoterapeuta, músico e professor de música, especializado em violão, cavaco, viola e percussão. É integrante da companhia “Os Viajantes” e possui bacharelado em Musicoterapia pela UNESPAR (FAP) desde 2019.
MON Primeiros Passos
Por meio de investigações e ações multissensoriais, o programa MON Primeiros Passos proporciona para crianças de 1 a 2 anos (12 a 24 meses) um contato sensível com a arte e com o espaço do Museu. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON.
SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço: MON Primeiros Passos – “Uma Flor Chamada Vermelho”
16 de janeiro
10h30 às 11h30
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público-alvo: crianças de 12 a 24 meses (a participação de um adulto é obrigatória)
Ingressos disponíveis no link: https://bit.ly/MON-PP-jan25-dia16
17 de janeiro
10h30 às 11h30
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público-alvo: crianças de 25 a 36 meses (a participação de um adulto é obrigatória)
Ingressos disponíveis no link: https://bit.ly/MON-PP-jan25-dia17
MON Primeiros Passos – “Piquenique Musical”
18 de janeiro
10h30 às 11h30
Vão-livre do Museu | Térreo
Público-alvo: crianças de 12 a 36 meses (a participação de um adulto é obrigatória)
Ingressos disponíveis no link: https://bit.ly/MON-PP-jan25-dia18
Obs.: caso a criança tenha alergia ou restrição aos materiais que serão utilizados na oficina, é necessário informar a equipe do MON Educativo pelo e-mail educativo@mon.org.br, com até três dias de antecedência, para que seja possível providenciar materiais alternativos.
É obrigatório que cada participante esteja acompanhado por um adulto. Com isso, é permitida a presença de até dois acompanhantes por criança. No entanto, a entrada garante a participação de uma criança acompanhada de um único adulto responsável. O outro acompanhante deve adquirir o ingresso comum de acesso ao MON.
As vagas são limitadas.
Museu Oscar Niemeyer
https://www.museuoscarniemeyer.org.br
Fotografia: Jacqueline Prado.
Comentários