LUGAR DE CRIANÇA É NO MUSEU !

 

Lugar de criança é no museu!

*Heidi Heinenn

Escolher espaços com temáticas que instigam a curiosidade e a imaginação dos pequenos ajuda a despertar o interesse por esses ambientes desde cedo (Foto: Camila Klettner/Colégio Marista Champagnat de Porto Alegre)

Há quem diga que museus não são espaços para crianças ou que não atraem o interesse delas. No entanto, pensar nos museus como locais de lazer e momentos em família, para além do viés educativo, é uma possibilidade assertiva.

Experiências culturais diversas permitem não apenas o contato com novas culturas, mas também a ampliação da nossa visão de mundo, o desenvolvimento de um sujeito com pensamento crítico e o despertar de sentimentos variados. Por meio da arte, conectamo-nos com emoções profundas, ampliamos repertórios e estimulamos nossa criatividade. Além disso, essas experiências, no ambiente familiar, podem criar memórias afetivas significativas.

Ao incentivarmos crianças a frequentarem museus, contribuímos para que desenvolvam uma relação mais próxima com esses espaços e se tornem adultos que valorizem a riqueza cultural que eles oferecem e compreendam a sua importância.

Para auxiliar nessa visitação, seguem algumas sugestôes: :

1) Procure museus com temáticas que sejam do interesse das crianças e que despertem a curiosidade delas - vale lembrar que visitar museus com objetos antigos e com temáticas que permeiam o imaginário infantil são ótimas pedidas! Escolha espaços que permitam interação e exploração, como museus de ciências, história natural ou arte.

2) Faça alguns combinados prévios com os pequenos sobre as regras dos espaços: explique de forma clara e simples como devem se comportar, como não tocar em objetos sem permissão, manter o silêncio em determinadas áreas e respeitar outras pessoas que estão visitando o local.

3) Motive as crianças antes da visitação, contando um pouco sobre a temática da exposição: curiosidades sobre o espaço, sobre quem realizou a exposição ou histórias envolventes relacionadas ao tema. A ideia é despertar a curiosidade dos pequenos para o que irão encontrar.

Respeitar o ritmo das crianças, evitando que fiquem cansadas durante o passeio, e proporcionar momentos de conexão, diversão e encantamento contribui para que elas queiram repetir a experiência (Foto: Foto:Camila Klettner/Colégio Marista Champagnat de Porto Alegre)

4) Planeje a visitação e o itinerário: muitos espaços possuem uma programação e mediação específicas para o público infantil. Verifique horários, exposições temporárias e atividades extras para enriquecer a experiência.

5) Alguns museus oferecem recursos e aplicativos para uma visitação mais interativa: informe-se sobre esses recursos e utilize-os com os pequenos. Muitos possuem guias digitais com jogos e conteúdos que tornam a visita mais divertida e lúdica.

6) Deixe que as crianças registrem com fotos a visitação, a partir da perspectiva delas: esses registros podem virar uma exposição familiar ou um álbum desse momento. Além de registrarem o que foi mais significativo para elas, as imagens podem ser um ponto de partida para conversas e reflexões após a visitação. 

7) Questione sobre o que as crianças pensam durante a visitação e estimulem a criatividade delas: perguntas que incentivam a observação e a imaginação, e brincadeiras relacionadas ao que está exposto e aos seus significados envolve os pequenos.

Vale lembrar também de respeitar o ritmo dos pequenos, ajustando o tempo de visitação para evitar que se sintam cansados ou sobrecarregados. Adapte a linguagem, tornando-a o mais acessível possível para que eles compreendam o que está sendo apresentado. Atue como um mediador da visitação, possibilitando que a criança explore os espaços livremente, mas com apoio, caso precise de ajuda para interpretar ou interagir com o ambiente.

Ao planejar esses momentos, o mais importante é proporcionar conexão, diversão e exploração, despertando nos pequenos o encantamento e a vontade de reviver a experiência tão logo possível.

* Coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Turno Integral do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre (RS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA