TEATRO LEVA FÉ E ESPERANÇA ÀS RUAS NO CORPUS CHRISTI 2025
As cenas acontecerão ao longo da procissão do Santíssimo Sacramento, dia 19 de junho. Seis encenações teatrais vão retratar a vida de Jesus em momentos que falam de esperança e confiança.
O tradicional Corpus Christi de Curitiba, considerado o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, contará com seis cenas teatrais, que acontecerão ao longo do percurso de dois quilômetros do tapete confeccionado para a procissão como Santíssimo Sacramento.
As apresentações são inspiradas em momentos marcantes da vida de Jesus Cristoe carregam uma mensagem central: a esperança que brota da fé em Jesus Eucarístico. Entre as cenas estão episódios que refletem superação, fé e amor, como o anúncio do anjo a São José, a ressurreição da filha de Jairo, a cura do cego Bartimeu, a entrega de Jesus na cruz, Sua ressurreição e uma cena inspirada na Carta de São Paulo a Timóteo, que fala sobre o bom combate e a perseverança na fé.
Os espetáculos são realizados por grupos de teatro amadores formados por fiéis das paróquias da Arquidiocese de Curitiba. Padre Juarez Rangel, coordenador geral de Corpus Christi explica que inserir o teatro na programação é um modo valorizar a cultura latente nas comunidades e ao mesmo tempo reforçar a mensagem de esperança que a celebração carrega. “O teatro, neste contexto, é uma linguagem que toca profundamente o coração das pessoas. Ele ajuda a transformar a procissão em uma verdadeira catequese a céu aberto”, explica padre Juarez.
O tema deste ano — “Jesus Eucarístico: nossa esperança! Eu creio!” — é trabalhado em toda a intensa programação do evento, que inclui Santa Missa, procissão, atrações musicais e ações de solidariedade. Corpus Christi Curitiba 2025 é uma realização da Arquidiocese de Curitiba, através da ASAC – Associação Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, com o apoio da Associação Evangelizar é Preciso, Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Curitiba e órgãos públicos municipais e estaduais. A programação inicia às 8h com a montagem dos tapetes por toda a extensão da Avenida Candido de Abreu. No palco montado na praça Nossa Senhora de Salette haverá apresentações musicai durante toda a manhã. Em frente à Catedral, na praça Tiradentes a programação inicia às 14h com momentos de adoração e louvor. Às 15h acontece a Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por padre Reginaldo Manzotti, seguida da grande procissão que deve reunir 120 mil pessoas ao longo dos dois quilômetros de percurso.
Confira quais são os grupos teatrais: São Lucas, Paróquia São Lucas Xaxim – Anjo Gabriel anuncia a chegada do menino Jesus como nossa esperança (Mateus 1, 21); Grupo Santa Cruz, Santuário do Equilíbrio – Jesus ressuscita a menina, filha de Jairo. Esperança de vida (Lucas 8,40-42.49-55); Grupo Teatronio, Paróquia Santo Antonio de Orleans – Jesus leva esperança a um doente por meio da cura de Bartimeu (Marcos 10, 46-52); Grupo GAUC – Amigos Unidos em Cristo Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jesus se entrega na cruz para nos dar esperança (Lucas 23, 39-43) ; Grupo Pés Descalços, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Almirante Tamandaré – Jesus ressuscita nos trazendo esperança (João 20, 19-31). Grupo Êxodo, Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galganni– A imposição das mãos pelos ministérios ordenados (1 Timóteo 6, 12)
Comentários