BICUDINHO-DO-BREJO ALÇA VOOS NAS PÁGINAS DO LIVRO PARA DAR VIDA A UMA LINDA HISTÓRIA

O encontro cultural que traz lançamento do livro e palestra sobre o tema foi incluído no Rendez-vous Artistique de Julho, um projeto cultural mensal da Aliança Francesa em Curitiba 

A realidade representada em lindas ilustrações com o intuito de educar e conscientizar crianças e jovens sobre a natureza e as espécies ameaçadas de extinção é a temática que envolve o conteúdo do livro A descoberta do Bicudinho-do-brejo que será lançado no dia 6 de julho, no Café Babette da Aliança Francesa, em Curitiba. O evento acontece às 18h com entrada gratuita.

O resultado do trabalho realizado em parceria entre a bióloga Bianca Luiza Reinert, a escritora Adélia Maria Woellner e a artista plástica Kitty Harvill poderá ser visto nas páginas de um livro infantojuvenil que conta a história da descoberta do Bicudinho-do-brejo. Adélia, que tem se dedicado à literatura infantil, foi convidada por Bianca para escrever a história e dar vida, por meio da literatura, a uma ave que está em extinção. De acordo com Adélia o livro é destinado para crianças e alunos de escolas do ensino fundamental, mas o público adolescente e adulto também poderá enriquecer seu conhecimento por meio desta obra. “O objetivo desta obra é fazer a apresentação do bicudinho e, com isso, ampliar o conhecimento sobre as suas características e habitat estimulando nos leitores a curiosidade, não só sobre o bicudinho, mas também sobre outras espécies que a natureza tem a nos revelar”, diz a autora.
Idealizadora da Reserva Bicudinho-do-brejo, Bianca que descreveu espécies novas para a ciência e coordenou por mais de 20 anos estudos com os Bicudinhos-do-brejo é a coautora do livro e revela que “a coisa mais importante é tornar todo esse esforço para conservação da natureza e o cuidado com a Reserva Bicudinho-do-brejo cada vez mais conhecidos. A venda do livro irá ajudar financeiramente a reserva.” A Reserva Bicudinho-do-brejo fica localizada em Guaratuba e tem a finalidade de preservar e conservar a natureza numa área em que existem muitas espécies raras de nossa fauna, algumas ameaçadas de extinção.
As ilustrações ficaram por conta de Kitty Harvill que queria um equilíbrio entre o mundo de fantasia de papel cortado dos pássaros e a interpretação mais realista com lápis aquarela da história humana. “Passei dois meses compondo os esboços do livro, decidindo sobre as quebras de página e as imagens que eu queria usar. Livros anteriores que ilustrei usando papel recortado foram bem-sucedidos em atrair jovens leitores para a história”, conta a ilustradora que por meio de seus desenhos quer passar uma mensagem de consciência aos leitores para o cuidado que devemos ter com o planeta e do quão importantes são as espécies com as quais convivemos, “sinto que os humanos têm uma chamada sagrada para proteger este belo planeta que nos dá muito - física, emocional e espiritualmente”.
O lançamento do livro foi incluído no projeto Rendez-vous Artistique, da Aliança Francesa em Curitiba, para o mês de julho. “Quando surgiu a notícia de que o livro ficaria pronto a tempo, unimos tudo, e o tema escolhido para esse Rendez-vous Artistique foi: a arte da preservação ambiental”, esclarece Cassandra Joerke, produtora cultural da Aliança Francesa em Curitiba. Cassandra explica que o Rendez-vous Artistique é um projeto cultural da Aliança Francesa em Curitiba que promove um encontro mensal comprometido com a arte, com a proposta de ser intimista, aproximador e eclético.  “Aqui temos uma visão mais abrangente de arte, nos desvencilhamos de conceitos e olhamos o mundo com mais sensibilidade. Contamos com o apoio do Consulado da França em Curitiba, na figura do cônsul, Nadir Bosch e do Café Babette, parceiro da Aliança Francesa”, diz Cassandra.
 Durante o lançamento, e nesse evento cultural a bióloga Bianca fará uma palestra para contar às pessoas um pouco da realidade de quem cuida da natureza em nosso país. “Vai ter um pouquinho de tudo que o Projeto Bicudinho-do-brejo realizou ao longo de mais de 22 anos de atuação. Vamos apresentar algumas pesquisas e a vida particular dos passarinhos, falar sobre a Reserva e como a arte surgiu nesse cenário”, diz Bianca.
Cassandra ressalta a importância de divulgar e apoiar ações de relevância como o trabalho de Bianca como bióloga. “Sua luta incansável, mesmo nas condições de saúde que todos sabemos, é algo admirável! O objetivo maior desta movimentação toda é tocarmos alguém, uma instituição e conseguirmos que a Reserva e as espécies que lá se encontram, inclusive o Bicudinho, sejam preservados”, finaliza Cassandra.

Para Rosangela de Cassia Tramontini, técnica em projetos culturais pelas leis de incentivo municipal, estadual e federal, o livro A Descoberta do Bicudinho-do-Brejo é resultado de um projeto executado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que autoriza que projetos analisados e aprovados recebam incentivos fiscais – recursos financeiros, advindos do ICMS devido, captados junto às empresas. “O projeto que viabilizou a edição e publicação do livro foi incentivado, em sua totalidade, pela COPEL - Companhia Paranaense de Energia Elétrica, via Lei Estadual, que está em seu segundo edital desde sua promulgação e tem proporcionado a realização de muitos projetos com objetivo de democratizar o acesso à cultura. Nosso projeto tem uma contrapartida social bastante relevante, atendendo à população que tem pouco acesso à cultura, às escolas e bibliotecas públicas, ONGs etc”, explica Rosangela. 
O projeto do livro só foi possível por meio da Lei de Incentivo à Cultura; - da renúncia fiscal em que o Estado destina parte da arrecadação do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria para a realização de projetos culturais. A SEEC - Secretaria de Estado da Cultura através do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura são as entidades que incentivam, fomentam, regulamentam e fiscalizam a realização de projetos culturais em âmbito estadual. As empresas que participam com recursos repassados do ICMS devido, são chamadas incentivadoras, e recebem em contrapartida o marketing cultural, podendo utilizar o plano de divulgação do projeto para veiculação de suas marcas.

Serviço: Lançamento do Livro A descoberta do Bicudinho-do-brejo e palestra
Data: dia 6 de Julho, sexta-feira, das 18 às 21 horas
Local: Café Babette da Aliança Francesa
Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1100 - Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"