AQUI É MINHA CASA EM SEGUNDA TEMPORADA NO TEATRO NOVELAS CURITIBANAS

AQUI É MINHA CASA no Teatro Novelas Curitibanas 

Coletivo curitibano AP da 13, volta a apresentar o espetáculo em mini temporada gratuita, de 14 a 24 de Setembro, e busca enaltecer a essência dos encontros do aqui e agora.



Ciliane Vendrusculo em cena no espetáculo Aqui é Minha Casa, uma produção do AP da 13, na foto de Eduardo Ramus.


O Teatro Novelas Curitibanas Claudete Pereira Jorge, recebe na segunda quinzena de setembro o espetáculo Aqui é Minha Casa, de 14 a 24 (quinta a domingo). Nos textos de Luiz Felipe Leprevost, com direção e dramaturgia de Eduardo Ramus, a atriz Ciliane Vendruscolo, apresenta um solo acompanhada do músico Paul Wegmann, para através do reencontro com o público, celebrar a existência e a resiliência da arte de fazer teatro. “Para que não seja mais uma espécie de linguagem em extinção, empalhada na parede de uma sala com papel de parede barroco cafona”, revela a atriz.

Concebido pelo coletivo curitibano AP da 13, o espetáculo Aqui é Minha Casa estreou em 2022 a convite do Festival de Curitiba, na programação do Festival de Rua. De acordo com Eduardo Ramus, a obra deseja enaltecer a essencialidade do encontro que agora é permitido, após longa fase de distanciamento social, causado pela pandemia, quando surgiu a ideia da produção. “A ausência do teatro no sangue, músculos e ossos da atriz, que faz teatro há 30 anos, e pede a plateia para ensiná-la mais uma vez a qualidade de sua insubmissão. A atriz pede ao público, cooperação e assistência para que a construção de uma experiência possa acontecer. Como sempre se buscou fazer no teatro. Ainda assim, é sobre insistência, fracassos, principalmente a tentativa de fazer valer a pena o oxigênio que estamos respirando”, 

Aqui é Minha Casa também deseja um exercício de conexão mais profunda, um reconhecimento amplo do ser planetário, contando histórias que dão panoramas sobre a casa Terra em que vivemos. “A casa em ruínas, o corpo em ruínas. Os sentidos e as palavras que acompanham o mesmo córrego”, poetisa Ramus. 

A peça entra em cartaz no dia 14 de setembro até o dia 24, de quinta a sábado às 20 horas e nos domingos às 19 horas. Os ingressos são gratuitos e a retirada acontece sempre uma hora antes do início do espetáculo. 

SINOPSE

Não é uma criação de cena. É um evento. Aqui é Minha Casa, é a construção de uma experiência. Fala sobre ruínas. Um corpo e um planeta em ruínas. Um exercício de conexão mais profunda, um reconhecimento do ser planetário, da necessidade da interdependência entre todos os seres vivos. Uma tentativa de fazer valer o oxigênio que estou respirando.

 

SERVIÇO: Aqui é Minha Casa

Data: 14 a 24 de Setembro de 2023.

Quinta a sábado às 20h

Domingo às 19h

Local: Teatro Novelas Curitibanas Claudete Pereira Jorge

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 - São Francisco 

Ingressos: Gratuito - Retirar 1h antes na bilheteria do teatro

 

FICHA TÉCNICA

Textos: Luiz Felipe Leprevost 

Direção e dramaturgia: Eduardo Ramos

Elenco: Ciliane Vendruscolo

Composição: Paul Wegmann

Canção: Leo Fressato

Criação de Luz: Lucas Amado 

Operação de Luz: Paulo Napoleão

Figurino: Patricia Cipriano

Direção de Movimento: Flávia Massali

Direção de Produção: Iara Elliz

Realização: Sopro Produções e AP da 13

  

SOBRE O AP DA 13  

O AP da 13 é um coletivo e espaço multicultural fundado pelo artista Eduardo Ramos, que se dedica à fricção do teatro com a dança há mais de 10 anos. De 2013 até hoje, foram 15 espetáculos tendo como norte a proposição de novas pesquisas estéticas e dramatúrgicas, na busca conceber obras que habitem um campo que transita entre o reconhecimento e a estranheza, de modo a promover experiências novas e de extrema singularidade para quem assiste aos espetáculos da Cia.

Promovendo o encontro entre artistas do teatro, dança e performance, o Coletivo se destaca pela maneira que cria mecanismos entre estas linguagens. Em 2015 estreou dois espetáculos completamente singulares: Ave Miss Lonelyhearts por Gustavo Marcasse e MOMMY em parceria com a dramaturga, Mariana Mello. Em 2017, o espetáculo Contos de Nanook a partir da construção de um universo fantástico, trata das fábulas dos inuits, indígenas do Polo Norte. Em 2019, a Cia começa suas pesquisas nas reescritas dos textos clássicos a partir do mito Fedra de Eurípedes e Amor de Phaedra da dramaturga britânica Sarah Kane, estreando o espetáculo de dança teatro Fedra em: O Fantástico Mundo de Hipólito. Espetáculo convidado para a Mostra Principal do Festival de Curitiba 2019. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"