"O PAPEL DE PAREDE AMARELO" COM GABRIELA DUARTE SERÁ APRESENTADO EM CURITIBA

 Espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu” chega a Curitiba após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo

Indicado ao Prêmio Shell, monólogo tem direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos e faz duas apresentações no Teatro Regina Vogue


Gabriela Duarte vem a Curitiba para duas apresentações de seu aclamado monólogo de estreia “O Papel de Parede Amarelo e Eu", nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, no Teatro Regina Vogue. O espetáculo é dirigido por Alessandra Maestrini e Denise Stoklos. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, e custam a partir de R$ 70 mais taxa. 


Na trama, uma mulher confinada em um quarto pelo marido médico, supostamente para recuperar a saúde, desenvolve uma obsessão pelo papel de parede do cômodo. A montagem é inspirada no conto “O Papel de Parede Amarelo”, da romancista norte-americana Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), publicado em 1892. 


O texto é considerado um marco da literatura feminista, por abordar temas como o controle sobre o corpo feminino, identidade e saúde mental. A adaptação brasileira tem sido considerada sensível e contemporânea, ao transformar o texto original em uma experiência teatral intensa e poética.


Gabriela Duarte, conhecida do grande público por papéis marcantes na televisão, cinema e teatro, vive agora um dos trabalhos mais desafiadores de sua carreira. Com mais de três décadas de atuação, a artista tem se destacado nos últimos anos por sua busca por projetos autorais e provocadores. Neste solo, entrega ao público uma performance visceral, em total entrega emocional e física.


Eu queria fazer algo em que pudesse falar um pouco de mim e da minha busca por identidade”, conta a atriz, que se apaixonou pelo conto e o descreve como “extremamente simples, objetivo, lúdico e político”. Nele, encontrou o que buscava: “Eu acho que quando uma mulher fala de si, ela acaba falando de todas. E é aí que o tema se amplia”. Para Gabriela, esta não é uma conversa só de mulheres, mas uma oportunidade de abrir o diálogo e convidar os homens à reflexão.


A união de Alessandra Maestrini – atriz, cantora, diretora e autora premiada, conhecida por sua versatilidade e presença marcante nos palcos e nas telas – e Denise Stoklos – referência internacional no teatro físico e criadora de uma linguagem própria reconhecida em diversos países – na direção resulta em uma encenação que mescla força estética, minimalismo e profundidade emocional. 


Para as diretoras, o espetáculo é um manifesto, e vai além do aprisionamento da personagem: “Todos sonhamos com o desligamento das questões opressivas que o texto traz de formas metafóricas, mas que nós conhecemos em diferentes níveis na sociedade atual. É um espetáculo muito contemporâneo”.


O Papel de Parede Amarelo e eu foi indicado ao Prêmio Shell na categoria "Melhor Cenário".


ALESSANDRA MAESTRINI - diretora

Alessandra Maestrini é atriz, cantora, autora e diretora brasileira, conhecida por sua versatilidade nos palcos, na televisão e na música. Formada em Artes Cênicas pela UniRio, também estudou teatro musical nos Estados Unidos, na prestigiada Florida International University e na Florida School of the Arts. É protagonista do solo “O Som e a Sílaba”, escrito e dirigido por Miguel Falabella, com grande aclamação de público e crítica. Como cantora, lançou discos e já apresentou em shows no Brasil e no exterior, com repertório que vai do erudito ao popular, passando pelo jazz, MPB e teatro musical.


DENISE STOKLOS - diretora

Denise Stoklos é uma das mais importantes e inovadoras atrizes e diretoras do teatro brasileiro e internacional. Criadora do "Teatro Essencial", uma linguagem cênica própria que dispensa elementos cênicos tradicionais como figurino elaborado, cenografia e objetos, focando no corpo, na voz e na presença do ator, Denise construiu uma carreira marcada pela originalidade, potência política e rigor estético. Paranaense, começou sua trajetória nos anos 1970 e logo se destacou por seus solos autorais, muitos deles com forte crítica social e engajamento político. Sua obra dialoga com temas universais como liberdade, opressão, identidade e espiritualidade. Já se apresentou em mais de 30 países, com destaque para temporadas em Londres, Nova York, Paris, Berlim e nos principais festivais de teatro do mundo. Foi a única brasileira convidada a integrar a Royal Shakespeare Company com um trabalho solo.


GABRIELA DUARTE - atriz

Gabriela Duarte é atriz. Iniciou sua carreira ainda criança no cinema e ganhou notoriedade na televisão com novelas como Top Model, Irmãos Coragem e, especialmente, Por Amor (1997), onde interpretou a polêmica Maria Eduarda. Ao longo da carreira, destacou-se em produções na TV como Chiquinha Gonzaga, Esperança, Sete Pecados, Passione e Orgulho e Paixão. No cinema, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Huelva pelo filme O Vestido. Também vem atuando no teatro, mais recentemente com o monólogo O Papel de Parede Amarelo e Eu, e atualmente apresenta o videocast “Pod, Amiga?”. Aos 50 anos, se reinventa como autora e produtora de conteúdo, explorando temas ligados à maturidade e à identidade feminina.


FICHA TÉCNICA

Da obra de Charlotte Perkins Gilman

Direção: Alessandra Maestrini e Denise Stoklos

Elenco: Gabriela Duarte

Textos Adicionais: Alessandra Maestrini

Cenografia: Marcia Moon

Figurinos: Leandro Castro

Desenho de Luz: Cesar Pivetti

Ambientação Sonora e Sonoplastia: Thiago Gimenes e Tiago Saul

Atuação Física e Preparação Corporal: Luis Louis

Assistência: Airen Wormhoudt

Assistência Artística e de Interpretação: Davi Giordano

Visagismo: Wilson Eliodorio

Perucas: Feliciano San Roman

Assistente Perucaria: André Góis

Assistente de Cenografia: Márcio Zunhiga (Espirro)

Pintura Artística: Rosimar Garcia

Comunicação Visual: André Stoklos

Consultoria Criativa: Kelly Vaneli

Redes Sociais: Jessica Christina

Técnicos de Palco: Vitor Emanuel e Marcelo Gomes

Luz: Felipe Antello

Som: Kelson Santos

Fotos: Priscila Prade

Vídeo: gaTÚ filmes

Coordenação de Projeto: Pipoca Cultural

Idealização: Gabriela Duarte

Produção: Nosso Cultural: Ricardo Grasson e Heitor Garcia

Produção Executiva: Erika Altimeyer


SERVIÇO:

O Papel de Parede Amarelo e Eu

Onde: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação)

Quando: 11 e 12 de Outubro

  • Sábado 20h

  • Domingo 19h

Ingressos a partir de R$70 à venda no Disk Ingressos

https://www.diskingressos.com.br/evento/1210/12-10-2025/pr/curitiba-shopping-estacao/o-papel-de-parede-amarelo-e-eu


Produção local: Polarize Entretenimento


Apoio Cultural:

Honda Ninponsul, Terrazza40, Jun Sakamoto Casual, Hay.Yo, Adega San Vicente, The American Way Coffee, Doffee Donuts, Agapanthus, Tortuffi, Moov Hotel


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA