LANÇAMENTO DE: A CASA DA ARAUCÁRIA: ARQUITETURA DA MADEIRA

Está sendo lançado em Curitiba, nesta noite o livro A casa da araucária: arquitetura da madeira

A publicação é composta de três volumes traz um resgate histórico, arquitetônico, social e construtivo sobre as casas de madeira na capital paranaense


Nesta quinta-feira, 5, a partir das 19h, a livraria do Paço da Liberdade vai sediar o lançamento do livro “A casa da araucária: arquitetura da madeira em Curitiba”, escrito pelos pesquisadores Key Imaguire Júnior, Marialba Rocha Gaspar Imaguire, Fábio Domingos Batista e Andréa Berriel. A publicação, composta por três volumes, viabilizada pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba com o apoio da Volvo, traz o resultado de pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos autores, cujo tema principal é construções de casas de madeira na cidade de Curitiba.

Presentes na arquitetura curitibana, essas construções tão pouco vistas nos dias atuais, as casas de araucária marcaram as construções no século XIX e foram produzidas significativamente até a década de 70. Além de proporcionar conhecimento técnico sobre o tema, o livro traz um passeio pelo modo de morar e construir da Curitiba do passado, chamando atenção para a importância da conservação dos últimos remanescentes desta importante arquitetura.

Os volumes divididos por autores congregam desde a tipologia das casas através de classificação, sistema construtivo e tamanho das peças, trabalho de pesquisa realizado por Key Imaguire Junior e Marialba Rocha Imaguire e intitulado "A casa de Araucária", como as questões sociais e econômicas, a imigração e suas influências, a relação do sistema construtivo com a forma de viver das pessoas, no volume escrito por Fábio Domingos Batista cujo título é A casa de madeira, um saber popular. Já o volume de Andréa Berriel, "A tectônica e a poética das casas de tábuas" aborda as novas tecnologias desvendando o que o sistema construtivo em madeira dispõe hoje, resgate contemporâneo, apontando quais possibilidades existem hoje para a construção de uma casa de madeira.

EM BREVE: Mais um lançamento no Memorial Árabe, dia 10 de Maio, às 19 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS