FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL EM CASCAVEL

Em sua segunda edição, Festin retorna maior e mais surpreendente, com grupos teatrais de alto nível para encantar as crianças em espetáculos gratuitos

É hora de desejar que muita gente “quebre a perna!”. Pode soar agressivo e estranho, mas essa é uma de diversas expressões bem peculiares usadas no universo do teatro, e nesse caso, nada mais é do que um jeito de desejar boa sorte no palco. E esse é o desejo para 10 companhias teatrais que foram selecionadas para participar da 2ª edição do Festin, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que será realizado entre os dias 10 e 15 de Setembro.

Ao longo dos últimos meses, grupos de teatro do Brasil todo puderam se inscrever e a procura surpreendeu: foram mais de 200 espetáculos inscritos. Os trabalhos enviados passaram por um processo de curadoria e o resultado do edital rendeu uma relação de companhias de alto nível e de estilos variados. “A escolha foi feita pela qualidade dos espetáculos. São companhias que fazem trabalhos muito diferenciados, são muito premiadas. Temos perfis bem diversos: com teatro tradicional, bonecos e outras linguagens bem diferentes, como teatro ‘lambe-lambe’ e teatro não verbal. Nossa meta era tornar a programação a mais variada possível”, conta Bruna Bayley, produtora executiva do Festin.
Festin - Coletivo Órbita - Foto de Estevão Dornelles. 
O cronograma ainda será definido, mas já é possível adiantar que ao longo de uma semana, o público poderá conferir 20 espetáculos: duas apresentações de cada companhia e todas podem ser assistidas gratuitamente. O palco vai variar de acordo com o perfil da cada peça: a programação prevê tanto teatros e ambientes fechados, quanto espetáculos de rua. Além disso, também será realizada uma mesa-redonda com convidados que vão debater sobre dramaturgia, linguagens teatrais e produção.

Sobre o Festin
O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 18 apresentações gratuitas de companhias paranaenses durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro.
Casulo Teatro - Foto de Franz Mendes.

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bayley. “Desde crianças estávamos envolvidas nesse universo. Eu aos nove anos e ela aos 10, já estudávamos música e cantávamos em coral. Então fizemos muitas coisas artísticas juntas desde pequenas. Na adolescência, minha irmã começou a desenvolver trabalhos teatrais na escola e esse gosto se transformou em uma profissão. Mudamos para Curitiba, ela estudou teatro e eu, durante a minha faculdade, comecei a nutrir a vontade de fazer produção e acabei organizando vários eventos de cultura. Me envolvi muito com as produções musicais, mas como minha irmã já tinha se formado e estava ensaiando uma peça infantil, eu produzi a peça dela. Depois disso, tivemos a ideia de unir as coisas: a experiência dela como atriz e a minha como produtora. Foi quando começamos a amadurecer a ideia de um festival. É uma realização pessoal, resultado de um trabalho conjunto em família”, detalha Bruna.

Confira as companhias teatrais selecionadas: 
Troca-se histórias por brincadeiras
Arretado Produções (João Pessoa - PB)
Estórias brincantes de muitas mainhas
Cia do Abração (Curitiba - PR)
Sementes
Casulo Teatro (Brasília - DF)
Fiu-Fiu – Um encontro entre pássaros
Grupo Tibanaré (Cuiabá - MT)
Intervenção com caixas de lambe-lambe
Cia Lua pra Rua (Ouro Preto - MG)
Macbeth e o reino sombrio: Shaekspeare para crianças           
Festin - Ystilingue.

Coletivo Órbita (Porto Alegre - RS)
Ystilingando, o caçador de aventuras
Ystilingue (Piraquara – PR)
O Velho Lobo do Mar
Trip Teatro (Rio do Sul – SC)
Teresa não sabe dormir – pequena narrativa fantástica e afetiva em 13 curtos atos
Cia Paulista de Artes (Jundiaí – SP)
Para ficar por dentro das novidades, acesse o site www.festincascavel.com.br e siga o Festin nas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS