SHOPPING MUELLER CONTRATA REFUGIADOS VENEZUELANOS





Abertura das vagas representa preocupação com a situação mundial dos refugiados, enquanto enriquece culturalmente a equipe do shopping
Pensando em adotar medidas que ajudem no processo de adaptação de imigrantes que chegam ao Brasil e se deparam com todas as dificuldades de um novo país, o Shopping Mueller abriu vagas exclusivas para venezuelanos que chegaram a Curitiba através da Operação Acolhida, realizada pelo Governo Federal com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações da sociedade civil. A diretoria do shopping acredita que, além de colaborar para a situação dos refugiados no país, as contratações enriquecem culturalmente a equipe.
Os postos de trabalho foram abertos após a equipe de recursos humanos do shopping acompanhar as notícias sobre os imigrantes no Brasil e se sensibilizar pelas dificuldades enfrentadas para se inserir no mercado de trabalho brasileiro, pela angústia dos familiares que ficaram no país de origem e pela dura adaptação após uma migração forçada. "Vendo as dificuldades e necessidades da permanência dessas pessoas por aqui, resolvemos abrir uma seleção de vagas específicas para refugiados. Entendemos que, além de estarmos fazendo um bem para as famílias, é uma ótima experiência de troca para nossos funcionários", declara Daniela Baruch, superintendente do shopping.

Vagas abertas e apoio dos lojistas
A seleção para as vagas contou com o apoio da Cáritas Paraná, uma rede internacional que trabalha com iniciativas que buscam o desenvolvimento solidário e sustentável e o apoio em emergências. A ONG trabalha com um banco de currículos de imigrantes que são encaminhados ao Paraná através do programa de interiorização do Governo Federal. Assim, o Shopping Mueller efetivou, em novembro de 2018, a contratação de venezuelanos para vagas de ajudante de serviços gerais e atendimento.
Além das vagas abertas, o Mueller dará continuidade a novos postos de trabalho. Essa iniciativa também foi divulgada aos lojistas, que estenderam, aos imigrantes, as oportunidades em aberto nos estabelecimentos. "Encontramos um povo alegre, motivado, feliz e de fácil entendimento. Os colaboradores proporcionaram um ambiente familiar de cooperação e apoio nas dificuldades dos novos colegas. Queremos propagar no shopping a integração, diversidade e humanidade que a nossa cultura proporciona", conta Tiago Torres dos Santos, coordenador de recursos humanos do shopping. Os planos futuros, incluem continuar com as contratações de refugiados para as mais variadas áreas da empresa.
Para o assistente de Integração da Cáritas Paraná, Rafael Yoshida Machado, a contratação de refugiados beneficia não apenas o novo funcionário, mas também a empresa. "É positivo para o imigrante que consegue seguir a sua vida no novo país, como também para a empresa, pois contrata pessoas qualificadas [muitas já exerciam uma profissão no país de origem, ou são formadas] e com força de vontade para reconstruírem sua vida. Também traz a diversidade para a empresa, agregando valor e diversificando o trabalho", relata ele.

Alfabetizando e Derrubando Barreiras
Além do processo de integração dos venezuelanos ao mercado de trabalho, o Shopping Mueller oferece aulas de português e auxiliou no processo de conquista da certificação de escolaridade brasileira. Essa ajuda aconteceu através do projeto educacional do shopping, o "Alfabetizando e Derrubando Barreiras", uma iniciativa apoiada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que implantou o programa oficial do Ministério da Educação, destinado às pessoas que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.
"O Mueller sempre se preocupou em retribuir à sociedade todo o apoio que foi dado nos 35 anos de shopping. As ações sociais que fazemos ajudam não só os nossos funcionários, com o projeto de educação continuada, como também a sociedade através do projeto Mueller Ecodesign Social. Agora essa ação espontânea do shopping trouxe os novos colaboradores que irão agregar e diversificar o trabalho na instituição", finaliza Daniela Baruch.


SERVIÇO: Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico - Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba 
Instagram: @muellercwb

Cáritas Paraná
Local: Rua Paula Gomes, 703, 1º andar, São Francisco – Curitiba - PR


Telefone: 41 3039-7869
Informações: www.caritas.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS