MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Instituto de Oncologia do Paraná realiza Ciclo de Palestras sobre Nutrição e Psicologia

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Instituto de Oncologia do Paraná realiza Ciclo de Palestras sobre Nutrição e Psicologia

Em debate, a importância da interdisciplinaridade no cuidado do paciente oncológico

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP realiza no dia 26 de Agosto, quinta-feira, a partir das 19h, um Ciclo de Palestras voltado à Nutrição e Psicologia com o tema “A importância da interdisciplinaridade no cuidado do paciente oncológico”. 

De acordo com as coordenadoras do evento, Renata Gonçalves, psicóloga clínica, e Karen Cardoso Inamassu, nutricionista do IOP, “Em formato online, este Ciclo de Palestras tem como objetivo demonstrar o impacto positivo da assistência interdisciplinar ao paciente oncológico mesmo após o término do tratamento, pensando na prevenção da recidiva da doença e no processo de reinserção do paciente na sua rotina”. 

A atuação em conjunto do serviço de Nutrição e Psicologia permite que os aspectos emocionais relacionados ao tratamento sejam trabalhados a fim de otimizar a melhor relação do paciente com o alimento. A abordagem interdisciplinar e o humanismo fazem parte dos valores do IOP, que visa cuidar do paciente de forma global e individualizada, a partir disso, considera ser de extrema importância discutir a relação entre a condição psicológica e nutricional do paciente oncológico. 

Neste Ciclo de Palestras será discutida a aplicação do conceito de survivorship, que em português significa sobrevivente, utilizado em outros países e que tem como objetivo prestar atendimento a pacientes que já terminaram o tratamento oncológico (pós-tratamento).

Abrindo a programação do evento, a psicóloga Silmara Ferreira Costa Silva, do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, falará sobre “Survivorship: abordagem psicológica e nutricional na qualidade de vida pós-tratamento oncológico”. Silmara é especialista em Psico-oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center (SP) e pós-graduada em Saúde Coletiva e Saúde da Família pela Universidade Cruzeiro do Sul.

A segunda parte do evento é destinada à nutricionista Bárbara Valença Caralli Leoncio, que discorrerá sobre a qualidade de vida pós-tratamento oncológico. Bárbara é especialista em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein e especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP).

Após as palestras, haverá um momento de interação entre os participantes, ocasião em que poderão ser feitas perguntas e sanadas as dúvidas.

Inscrições gratuitas e vagas limitadas. Acesse https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestrar-iop-nutricao-e-psicologia__1272256

Programação:

19h05 às 19h10: Abertura, com Renata Gonçalves, psicóloga do IOP

19h10 às 19h15: Apresentação das palestrantes, com Karen Cardoso Inamassu, nutricionista do IOP

19h15 às 19h45: Survivorship: abordagem psicológica e nutricional na qualidade de vida pós-tratamento oncológico, com Silmara Ferreira Costa Silva, psicóloga do Hospital Albert Einstein

19h45 às 20h15: Survivorship: abordagem psicológica e nutricional na qualidade de vida pós-tratamento oncológico, com Bárbara Valença Caralli Leoncio, do Hospital Albert Einstein

20h15h: Debate e sessão de Perguntas e Respostas

20h30: Encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS