I MOSTRA MUCHAS MINAS REÚNE 32 OBRAS DE ARTISTAS MULHERES

                               Mostra coletiva traz pluralidade de linguagens das artes visuais  

Começa no dia 2 de Dezembro (quinta-feira) a Mostra Muchas Minas, em Curitiba, da qual participam 32 artistas mulheres residentes de Curitiba. Elas trabalham com a pluralidade, tal como propõe o nome da mostra, e suas obras vem da gravura, pintura, escultura, vídeo-arte, vídeo-performance, desenho, bordado, collage, fotografia e outras experimentações da arte contemporânea. “São trabalhos pulsantes, que dão voz a questões de identidade, corpo, maternidade e abstrações que se misturam com contemplações. Uma mostra plural, como o nome Muchas Minas exala”, define a curadora da Mostra, Michele Micheletto.

 

As artistas convidadas são Ana Matsusaki, Anelise Fylyk, Bomju Coelho, Bruna Alcantara, Bruna Pereira, Carol Lemes, Charly Techio, Constance Pinheiro, Cristina Pagnoncelli, Cristina Rosa, Erika Lourenço, Erica Storer, Fernanda Rodrigues, Gio Soifer, Karla Keiko, Katia Villagra, Lala Luz, Leticia Mancebo, Lola Nankin, Lúrian Louise, Lu Tavares, Luana Muniz, Luciana Gnoatto, Maria Baptista, Mariê Balbinot, Nicole Lima, Patrícia Nies, Pétala Cavalcanti, Pretícia Jerônimo, Regina Costa Curta, Shana Lima e Xan. 


Pode-se dizer que esta exposição marca a retomada das ações culturais presenciais, depois do período mais grave da pandemia. Para Giuzy de Luca, da Mucha Tintas, “este projeto estava em fase final de viabilização quando começou a pandemia. Ficamos felizes em recomeçar a retomada com ele, que significa tanto para a comunidade artística local”, diz.

 

Os trabalhos estarão expostos no Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Celso Charuri até o dia 19 de Fevereiro e retratam temas que fazem parte do universo feminino, como maternidade, força, resistência e beleza, e também proporcionam questionamento e sentimento de luta constante. E é essa pluralidade que os une, enquanto Mostra, que tem realização de Mucha Tinta e incentivo de EBANX, Fundação Cultural de Curitiba, Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba. São apoiadores do projeto: Bernando Bravo, Sistema Fiep – Sesi Cultura, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Europeu, Tintas Vergínia, Suvinil, Cedespr, Sanepar, Observatório Criativo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Condo Consult.

 

SERVIÇO: Sesi Cultura apresenta: I Mostra Muchas Minas

Curadoria de Michele Micheletto, com Ana Matsusaki, Anelise Fylyk, Bomju Coelho, Bruna Alcantara, Bruna Pereira, Carol Lemes, Charly Techio, Constance Pinheiro, Cristina Pagnoncelli, Cristina Rosa, Erika Lourenço, Erica Storer, Fernanda Rodrigues, Gio Soifer, Karla Keiko, Katia Villagra, Lala Luz, Leticia Mancebo, Lola Nankin, Lúrian Louise, Lu Tavares, Luana Muniz, Luciana Gnoatto, Maria Baptista, Mariê Balbinot, Nicole Lima, Patrícia Nies, Pétala Cavalcanti, Pretícia Jerônimo, Regina Costa Curta, Shana Lima e Xan. 


Abertura: 2 de Dezembro de 2021 às 19h

Visitação até 19 de Fevereiro 2022
Local: Centro Cultural Sistema Fiep - Unidade Celso Charuri - Rua Paula Gomes, 270 Centro - Curitiba | PR

Horários de visitação: Segunda à sexta, das 9h às 22h. Aos sábados: 9h às 18h

Entrada franca.

 

Sobre Muchas Minas - As Muchas Minas surgiram como um coletivo de artistas mulheres e produtoras, em março de 2020, uma semana antes da pandemia ser decretada no Brasil. De lá para cá, todas as nossas ações foram virtuais, salvo alguns murais realizados pela cidade, e o escopo do grupo também se adaptou, agora se apresentando como uma frente de trabalho de artistas mulheres. Porém, bem antes, em 2018, a mente criativa e pensante de Giusy de Luca, aplicou um projeto intitulado "Muchas Minas" em um dos principais editais locais. Nesse contexto, o projeto previa uma pintura de lateral de prédio com uma muralista mulher, a espanhola Marina Capdevila, artista de reconhecimento mundial, e também uma exposição com trabalhos de 30 artistas mulheres locais.

 

Um projeto moldado e adaptado, agora fechado com a realização de 2 empenas, uma com a arte de Marina, e a outra, pela artista, muralista e designer gráfica Cris Pagnoncelli. É possível visitar essas belas obras em escala monumental na rua Presidente Faria, esquina com Carlos Cavalcanti, ao lado do Passeio Público. Marina escolheu o tema da gastronomia dos imigrantes de Curitiba para ilustrar o seu mural, uma cena composta por muitos itens e pratos típicos incorporados nos cardápios curitibanos. Cristina, artista com grande reconhecimento pela arte do lettering,  trouxe uma palavra fundamental nos nossos dias: Coragem, estampada em grandes dimensões, fragmentada e quase como uma "vista explodida" dando ainda mais significado à arte, em meio a grafismos e múltiplas cores.

 







Fotografia:

-  Bordados. Patricia Nies.

- No Connections. Erika Lourenço.

Karla Keiko

Comentários

Unknown disse…
Gostaria de saber como entrar em contato com o projeto Muichas Minas para oferecer o muro

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS