CULTURA PARA TODOS: FIQUE POR DENTRO DA HISTÓRIA DA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Cultura para Todos: fique por dentro da história da CAIXA Cultural Curitiba

 

4ª reportagem da série especial mostra que a importância do espaço criativo não se restringe à cidade, impactando o cenário nacional

 

Toda segunda-feira, a série “Cultura para todos” desembarca numa capital diferente para apresentar uma unidade cultural da CAIXA. Hoje, nosso destino é a região sul do país, na capital do Paraná, que é referência em qualidade de vida, mobilidade urbana, diversidade gastronômica e cultural. Afinal, Curitiba também se destaca pela forte produção artística.

 

Localizada no centro da cidade, próximo ao Teatro Guaíra, a CAIXA Cultural integra o movimentado Corredor Cultural de Curitiba, interferindo no fortalecimento da diversidade cultural e na economia local. A região contempla diversos hotéis, restaurantes, cafés e o Passeio Público Municipal, considerado o parque mais antigo da cidade, com quase 70 mil m².
 

Trajetória

Construído para ser a sede do Banco Nacional de Habitação (BNH), o atual prédio da instituição foi incorporado à CAIXA em 1986. E, após 18 anos, em 2004, nasceu a CAIXA Cultural Curitiba.

 

Atualmente, a unidade oferece aos visitantes a Galeria Mezanino, um espaço de exposições com foyer e ampla sacada, a Galeria do Térreo e o Teatro da CAIXA, com capacidade para 125 pessoas, que abriga eventos de música, dança, teatro e cinema.  

Outro destaque é o mural “O Construtor”, do artista curitibano Poty Lazzarotto, que compõe o foyer da unidade. Com aproximadamente 36m², este painel é de grande importância, cultural e histórica para a cidade.

 

Exposições de destaque

Em Curitiba, o destaque das mostras na unidade cultural vai para o projeto "El Deseo - O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar", de 2013. Outros sucessos de público são a exposição “Êxodos – Sebastião Salgado”, de 2016, com 7.878 visitantes, “Cinema Argentino Contemporâneo”, vista por 1.268 pessoas e, em 2018, a mostra “PORTINARI – A construção de uma obra”, com 9.748 visitantes.

 

O produtor cultural e jornalista Álvaro Collaço (fotografia 3) produziu seu primeiro projeto no espaço em Julho de 2008, com o show “Ná Ozzetti canta Carmen Miranda”. “Foi o espetáculo de lançamento do CD Balagandãs. Lembro que lotamos todos os dias e foram shows mágicos, com a plateia feliz pela qualidade do show e por ouvir sucessos antigos de Ná em uma nova roupagem,” comenta.

 

Sobre a relevância da CAIXA Cultural para o cenário cultural de Curitiba, o produtor explica que a importância não se restringe à cidade, mas é nacional. “Ao apostar em artistas de qualidade e que estão fora do esquema midiático, a CAIXA favoreceu seu público em Curitiba e a outros centros para que tivessem a possibilidade de alargar seus horizontes musicais, rever ou conhecer artistas, ser espaço de entretenimento e cultura e, também, de espiritualidade. Por muitas vezes presenciei pessoas entristecidas entrando em um teatro e saindo de lá felizes, porque viram uma arte que as deixou melhores, que as fez pensar, refletir. Para Curitiba, a CAIXA é espaço essencial de cultura”, comenta.

 

Olhar dos empregados

A unidade conta com um time que se esforça e muito para o enriquecimento cultural dos curitibanos. O “Cultura para todos” conversou com dois empregados da cidade que fazem parte da história da unidade: Terence Keller e Nelson Bonfim do Prado.  

Terence estudou direito e relações internacionais na graduação, trabalhava como advogado quando passou no concurso da CAIXA. Já no banco, fez pós-graduação em Cinema e estudou História da Arte Moderna e Contemporânea. Está na CAIXA Cultural Curitiba desde 2008 e conta que já acompanhou grandes espetáculos. “Participei da realização de importantes eventos na CAIXA Cultural, como as 11 edições do Curta 8, o mais longevo festival de cinema Super 8 da América Latina, as exposições de Debret e Portinari, diversos festivais de teatro e dança, além de shows históricos como os de Elza Soares, Jair Rodrigues, Tom Zé e João Bosco”, destaca.  

Já Nelson, que atualmente está aposentado, trabalhou na CAIXA Cultural durante mais de uma década. “Nos 11 anos em que trabalhei na CAIXA Cultural Curitiba, cumprimos nosso papel de valorizar a marca CAIXA, com credibilidade naquilo que se propôs fazer: oferecer o acesso democrático à arte e à cultura, com qualidade elevada e preços populares ou gratuitamente, favorecendo os cidadãos e especialmente os das classes menos favorecidas” explica o artista plástico e ator.

 

Fique por dentro

Com foco em garantir “Cultura para todos”, de forma democráticaa CAIXA abriu seleção pública para patrocinar projetos de artes visuais, cinema, dança, música e teatro.  

Na segunda-feira que vem, a gente volta com mais uma reportagem especial do “Cultura para todos”. A próxima unidade que será apresentada é Salvador.

 

Serviço: CAIXA Cultural Curitiba

​Local: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro - Curitiba

Horários: Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h.
Bilheteria: Terça a ​Domingo, abertura 1 hora antes do início das apresentações.

​Telefones: Galeria: (41) 4501-8309
Bilheteria: (41) 4501-8722.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER