PARCERIA OFERECE CAPACITAÇÃO EM ESG PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Plataforma Nobis

 

SEBRAE-PR oferece Talk Indústria Conectada junto a Plataforma Nobis com formações especiais em ESG para PMEs

O SEBRAE-PR em parceria com a Plataforma Nobis, que atua no desenvolvimento, implementação e monitoramento de investimentos em impacto sustentável em organizações, oferecerá a empresários paranaenses formações na área de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) para pequenas e médias empresas. As palestras serão ministradas pela professora-doutora Claudia Coser, fundadora da Nobis e profissional com ampla experiência em estratégia, ESG, inovação e liderança. Os eventos acontecerão em várias cidades do estado a partir deste mês de junho.

Segundo estudo da KPMG feito em 2022 em 11 países, cerca de 85% dos consumidores no mundo realizaram recentemente mudanças no estilo de vida e em comportamentos com o intuito de serem mais sustentáveis. No Brasil, essa mentalidade já é frequente nos consumidores mais jovens.

O impacto dessa nova forma de consumir – buscando alternativas mais sustentáveis e socialmente justas – atinge todos os negócios, independentemente do tamanho. “Empresas de qualquer porte que tenham processos responsáveis relacionados às dimensões ambientais, sociais e de governança se tornam mais competitivas e apresentam mais lucratividade, além de ganhos em imagem e reputação”, afirma Claudia Coser.

De acordo com Augusto Machado, consultor do SEBRAE-PR, as micro e pequenas indústrias são atores estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná e o SEBRAE tem o papel de fortalecer a competitividade empresarial e conectar essas empresas a temas emergentes da realidade de mercado. Por isso, foi criado o Talk Indústria Conectada que oferece aos empresários a oportunidade de ouvir especialistas a respeito de conteúdos relevantes da agenda empresarial. “Nosso objetivo é incentivar a conexão entre os participantes do evento e apresentar as soluções do SEBRAE e de parceiros, que atendam as necessidades das indústrias”, comenta.

ESG e geração de valor
Para a professora Claudia, o ESG é fundamental para empresas que desejam crescer a partir da geração de valor nas cadeias produtivas. Ela comenta que cada vez mais empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, estão selecionando fornecedores a partir de critérios ESG e muitas empresas também estão desenvolvendo cadeias de fornecedores locais, daí a importância das empresas de pequeno e médio porte locais estarem preparadas para estas oportunidades. “Todos os bancos têm linhas de crédito atreladas ao ESG com redução de taxas de juros. E isso vale para empresas e negócios de todos os portes e setores. Além disso, a expansão de mercado dependerá de requisitos relacionados ao ESG. Ficar de fora é estar fora do jogo no futuro”, completa.

Nesta primeira etapa, em que acontecem as palestras, segundo Claudia, busca-se apresentar o tema “ESGível” – o objetivo é tornar o tema altamente compreensível e adequado à realidade das MPEs. Os empresários terão condições de avaliar o estágio de maturidade em que se encontram a partir de metodologias que utilizam indicadores nacionais e internacionais. Na sequência, também poderão receber mentorias para começarem a implantar ESG. Para Claudia, “é um grande passo para a geração de valor nas empresas do Paraná”.

Conforme levantamento do SEBRAE, MPEs que implementam o ESG na sua operação melhoram a interação entre os colaboradores e possuem maior conexão com clientes. Desse modo, a incorporação do ESG ao modelo de negócios da empresa tem papel fundamental para reiterar que propósito e lucro estão intimamente ligados.

As palestras são gratuitas para empresas parcerias do SEBRAE e as primeiras cidades a receberem o evento são Pinhais (22/06), Araucária (27/06), São José dos Pinhais 28/06 e Rio Negro (28/06).

Sobre a Plataforma Nobis: Atua na implementação de práticas ESG (princípios de meio ambiente, social e governança) em empresas de médio a grande porte, a exemplo da BASF e da Cargill. Conta com uma rede de mais de 60 especialistas responsáveis por gerar impacto ESG, prestando serviços que vão desde a implementação de projetos socioambientais, passando pela comunicação adequada para social branding, certificação dos investimentos em impacto e consequente expertise (how-to-do) e autoridade para palestras, treinamentos, implementação e incorporação de projetos permanentes, formas de investimento privado, comunicação e certificação de ações ESG. É signatária do Pacto Global desde 2020 e comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos projetos que desenvolve, contando com a carta de Recomendação dos Escritórios das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). É reconhecidamente sustentável e inovadora, sendo finalista do prêmio “Empresa Inovadora em Sustentabilidade”, organizada pela FIEP/SESI. Acesse a plataforma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER