EXPOSIÇÃO DE PINTURA E CERÂMICA DA VILA FRANCIONI É PRORROGADA ATÉ DIA 22
*Exposição de pintura e cerâmica da Villa Francioni é prorrogada até dia 22 de outubro e estudantes de escola pública terão um dia de oficina com artista*
A exposição “A Natureza de Nós Duas” foi prorrogada por mais 10 dias de exibição na vinícola Villa Francioni, em São Joaquim (SC). A mostra reúne as pesquisas individuais de Celaine Refosco, em pintura, e de Giovana Casagrande, em cerâmica, explorando as percepções sobre a vida e a expressão estética de ambas as artistas. No último dia da mostra, 22 de Outubro, Giovana Casagrande fará uma oficina artística com alunos de escola pública da cidade Serrana.Ao todo, 25 alunos da 3º série da Escola de Educação Básica Aristides Pereira de Medeiros estarão presentes, a partir das 14h, para aprender e melhorar sua capacidade sensitiva com a arte. Giovana dará aulas de cerâmica, com atividades práticas de produção em matérias naturais, como terra e argila.
Nas obras da “A Natureza de Nós Duas” está presente o interesse pelas matérias e a certeza de que naturezas individuais e subjetivas definem os sujeitos, característica presente no trabalho das duas artistas. A exposição, inaugurada em Julho deste ano, é gratuita e pode ser visitada diariamente das 10h às 17h.
SOBRE AS ARTISTAS
Giovana Casagrande vive e trabalha em Curitiba, é pintora, ceramista e pratica a cerâmica a partir de lógicas pictóricas, ciente de que suas matérias, terras, sais e metais, submetidas ao fogo, pertencem ao domínio do mágico, no qual ela, mesmo artista atenta e estudiosa, manda pouco. Primitiva, intensa, colorida, irregular, imperfeita e acidentada é a cerâmica de Giovana, frequentemente complementada por procedimentos têxteis.
Natural de Joaçaba e graduada em Pintura, Celaine Refosco vive atualmente em Pomerode e diz preferir a pintura à figura. Sua produção trafega entre a figuração e a abstração, mais atenta aos aspectos pictóricos do que aos temas pelos quais trafega. De alguma forma a artista busca conhecer-se através da pintura, concentrando-se na prática diária no atelier e no estudo teórico dos seus interesses: geografia, história, geopolítica e sobretudo natureza, ou melhor, a natureza como o lugar dos acontecimentos humanos.
Comentários