INOVAÇÃO & TECNOLOGIA: Alunos da Universidade Positivo desenvolvem ideia de mobilidade urbana para Curitiba
INOVAÇÃO & TECNOLOGIA: Alunos da Universidade Positivo desenvolvem ideia de mobilidade urbana para Curitiba
O projeto pretende criar um ecossistema em espaços públicos, utilizando painéis digitais da Midialand para promover a sustentabilidade urbana
Um novo projeto de mobilidade urbana será visto pelas ruas e praças de Curitiba nos próximos anos. Um grupo de quatro alunos da Universidade Positivo, apresentou nesta segunda-feira (7) uma ideia que prevê espaços imersivos pela cidade com hortas comunitárias, pontos de água potável (coletada da chuva e tratada), estações de coleta de recicláveis e áreas verdes integrando ambientes de mídia – painéis estáticos ou digitais. O projeto foi o vencedor do Hackathon – Transformando o OOH e as paisagens Urbanas, proposto pela Midialand, empresa de mídia exterior da Região Sul, em parceria com a Universidade e levou um prêmio de 4 mil reais para casa.
O objetivo da empresa era levantar novas ideias e projetos especiais para a cidade em duas frentes: utilizar o OOH e DOOH para transformar as paisagens urbanas, gerar gentileza social e amenizar o tempo de esperar dos passageiros que circulam pelos terminais do transporte público de Curitiba - a Midialand é a detentora dos direitos publicitários nos ônibus e terminais da cidade. Assim, os dois desafios foram propostos e cada grupo escolheu qual iria resolver. Ao todo, foram 14 projetos apresentados por 97 alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design, Design Visual e Arquitetura para uma banca de nove jurados, composta por mídias do mercado publicitário, marketeiros e comunicadores que avaliaram com base em critérios pré-definidos em regulamento.
Rosane Casagrande, estudante do segundo ano de design, líder da equipe vencedora e diretora de uma incorporadora, afirma que foi um desafio incrível e um prazer maior ainda desenvolver o trabalho com seu filho, Henrique Casagrande, estudante do primeiro ano de Arquitetura. “Foi uma oportunidade maravilhosa, a Universidade está sempre proporcionando este tipo de evento e ficamos muito felizes em contribuir com a empresa apoiadora do projeto. O desafio foi muito legal, super organizado. A sensação de ganhar foi uma emoção gigante, como uma retribuição de todo o processo de dedicação do tempo. Participar com o filho também é muito emocionante. É o primeiro ano dele em arquitetura, e eu no segundo ano com minha outra filha em design, e estou muito feliz em colocar ele neste caminho”, afirma.
Para Marcela Mattos, gerente comercial da Midialand, o evento foi um sucesso e o próximo já está nos planos. “Foi incrível, não esperávamos tanto engajamento e participação dos alunos. Infelizmente tivemos que escolher só um ganhador, mas todas as ideias e trabalhos apresentados tiveram um nível de entendimento e criatividade que foi além das nossas expectativas. Diversos projetos serão desenvolvidos e irão resultar em melhorias na paisagem urbana para os Curitibanos nos próximos anos. Os alunos também tiveram um enorme aprendizado e, na semana que vem, irão visitar nossa sede para conhecer mais de todo processo da indústria da mídia exterior. Estamos empolgados e já planejando a próxima edição do Hackathon”, conclui.
Comentários