ANA SERAFIN ARTISTA PARANAENSE REALIZA EXPOSIÇÃO DE ARTE NA TRIA GALERIA DE ARTE
A artista Ana Serafin está em Salvador, capital da Bahia, onde realiza a partir de amanhã uma grande e inédita exposição de pintura, A linha me define, a abertura será amanhã, dia 30 de setembro, a partir das 18 horas, na Tria Galeria de Arte.
A linha conduz, aproxima, sustenta e define.
Em A linha me define, Ana Serafin transforma o gesto em memória e cor. A exposição na TRIA Galeria de Arte, reúne obras que convidam o público a desacelerar o olhar e se deixar tocar pelo que emerge no intervalo entre forma e silêncio.
Esta parceria nasce do desejo de dar voz a trabalhos que conectam sentimentos profundos, abrindo espaço para o que se mantém guardado. Ana Serafin cria pinturas que pulsam em um ritmo próprio, onde o traço é presença, movimento e delicadeza.
“A linha me define” é um convite para que os visitantes encontrem sua própria história nas obras. As linhas e cores se transformam em caminhos e memórias, abrindo espaço para sensações e lembranças que habitam o invisível de cada um. As obras de Ana não impõem interpretações, elas oferecem liberdade para o olhar e acolhimento para a alma.
Por meio desta parceria, a TRIA reforça seu compromisso de apresentar artistas que criam pontes e traduzem sentimentos com profundidade para o espectador. Esta exposição torna-se uma extensão do que somos e enxergamos através da arte.
Convidamos você a percorrer esse caminho aberto, a sentir o pulsar das cores e o movimento dos gestos que Ana propõe, permitindo que essa experiência sensibilize, inspire e transforme o fio condutor de memórias e sentimentos em um encontro genuíno entre obra e espectador.
Rafaella Andrade e Victor Andrade
Sobre a exposição
Algumas obras não seguem traços prontos. Elas abrem passagem e apontam outros sentidos. A arte como extensão do que se vive vira forma que se impõe quando a palavra não basta, responde ao tempo, ao corpo e à memória e criam gestos que permanecem, mesmo quando tudo ao redor parece se apagar.
Em A linha me define, Ana Serafin retorna a Salvador com a experiência de quem constrói sua trajetória com consistência e sensibilidade. Esta é sua segunda participação em exposições na Tria Galeria, agora em uma individual que comemora seus 25 anos de carreira.
Ana Serafin preserva o que a move: a linha como estrutura sensível, o gesto como
linguagem e a cor como matéria viva. Inspirada pelas referências cromáticas e arquitetônicas de Milão, especialmente os tons terrosos, o marsala, o Mocha Mousse e as sutilezas do burgundy, ela apresenta obras que se relacionam com o sentir do tempo, espaço e silêncio. O traço firme contracena com a delicadeza do gesto, num equilíbrio entre controle e entrega. É nesse intervalo, entre intenção e intuição, que seu trabalho ganha presença e profundidade.
Biografia da Artista
Ana Serafin é uma artista visual brasileira cuja trajetória se entrelaça com a investigação contínua da cor, do gesto e da intuição. Ao longo de quase três décadas de dedicação à pintura abstrata, Ana construiu uma linguagem própria feita de silêncios, pausas e pulsações. Suas obras buscam evocar sentidos e propor experiências.
Ao longo dos anos, participou de diversos cursos e residências artísticas, tanto no Brasil quanto em Portugal, entre eles no CACEV, sob orientação de Edilson Viriato, no Solar do Rosário e na Arte Jovem Galeria, em Lisboa. Esse trânsito entre contextos e culturas foi fundamental para o amadurecimento de sua poética visual, que mescla intensidade emocional com refinamento formal.
Suas obras, compostas majoritariamente com tinta acrílica e técnicas mistas, propõem um jogo entre o intuitivo e o estruturado. Ana domina a construção da paleta com uma delicadeza alquímica: As obras nascem de uma seleção cuidadosa de tons, muitas vezes inspirada por memórias, afetos ou referências arquitetônicas e culturais. A cor, em sua obra, além de um elemento estético essencial, instiga a linguagem emocional. Uma vibração que se espalha pela tela e reverbera no espectador.
Ao longo da carreira, Ana Serafin participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Destacam-se mostras no Museu Guido Viaro, no MuMA – Museu Municipal de Arte, em Curitiba, no SESC Centro, Curitiba, no Espaço Cultural Beloura, em Portugal, além de participações em bienais como a Bienal Sesc das Artes, a Bienal de Internacional de Curitiba e o XXV Salão Curitibano de Artes Visuais. Em 2025, integrou a programação da SP-Arte, uma das principais feiras de arte contemporânea da América Latina, reforçando sua presença no circuito nacional.
Suas telas, compõem acervos institucionais e privados no Brasil e no exterior, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Cascavel, a Fundação Rômulo Raggio. na Argentina, o Museu Guido Viaro e a Casa do Brasil na Espanha.
Suas obras também integraram a exposição “Mulheres que Criam”, realizada na TRIA Galeria (Salvador) como parte do movimento internacional WAAWWorld (Women Artists’ Art Week World), que valoriza a produção artística feminina. Ana expõe em mostras de arquitetura desde 2006, como CasaCor Paraná, Morar Mais por Menos e Artefacto Curitiba, estabelecendo diálogos entre arte e design em ambientes assinados por arquitetos e designers renomados.
Esta é sua segunda participação em uma mostra na TRIA Galeria, marcando um reencontro carregado de entusiasmo por parte da artista, que reconhece em Salvador um espaço de escuta sensível para sua produção, e do público, que se conecta com a força singular de sua pintura.
Ana segue criando como quem escreve um diário silencioso, onde o movimento da linha se torna gesto de liberdade e as cores, emoções em estado bruto. Sua arte é sobre respiro, um encontro com aquilo que nos atravessa sem nome.
Texto Curatorial
A linha me define é um mergulho no território da síntese. Ana Serafin parte do traço, mas não o limita à geometria. A linha é presença, é contorno e é intervalo. Tudo aqui se organiza ao redor da linha como centro gravitacional da obra.
Nesta nova fase, Ana permite que o repertório se expanda. As referências cromáticas vindas da Semana de Design de Milão 2025 chegam como sussurros de elegância: marsala, mocha, terracota, vinho e bege quente. São cores que habitam os espaços com profundidade. A artista, sensível à energia da cor, transforma cada tom de memória visual, em emoção traduzida.
Alguns grafismos se insinuam como ecos de partes de obras anteriores reaparecem, eles surgem discretos, como um ruído leve, uma assinatura que insiste em ficar. É um impulso vital que se traduz em formas e cores. Por isso, suas obras criam uma conexão imediata.No abstrato, cada um encontra suas próprias memórias, vivências e nuances de harmonia que o viver proporciona. Ao mesmo tempo, a pintura abre espaço para o que fica entre as linhas,um lugar onde o olhar pode encontrar outras possibilidades.
Nesta exposição, Ana traz sua linha da vida reinventada, com delicadeza e coragem. Sua pintura mostra o que sentimos, mas nem sempre conseguimos nomear. Fala da cor como pulsação, da linha como caminho e do gesto como extensão da alma.
Sobre a TRIA
A TRIA Galeria segue expandindo conexões entre artistas, públicos e territórios. Com presença em Salvador e Luís Eduardo Magalhães, consolidamos nosso espaço como ponto de encontro entre o consagrado e o contemporâneo, reunindo nomes reconhecidos nacionalmente e talentos em ascensão.
Nossa curadoria valoriza a diversidade de expressões e caminhos criativos. Estão presentes em nosso acervo artistas como Rubens Ianelli, Marcelo Solá, Carybé e Floriano Teixeira, além de representantes das novas gerações, como Diogo Miranda, Eloisa Lobo e Ana Serafin — artista que integra esta exposição cuja trajetória acompanhamos com entusiasmo.
Fundada por Victor e Rafaella Andrade, com direção de Paula Torres na unidade oeste, a TRIA Galeria carrega a experiência de mais de três décadas da família no mercado de arquitetura e design. Em um espaço amplo e acolhedor, buscamos proporcionar encontros marcados pela sensibilidade e pela descoberta.
Ao abrir caminho para diferentes olhares e narrativas, seguimos firmes em nosso propósito: ser um espaço vivo para a arte, seus processos e suas potências.
Senhor do Bonfim, gratidão, acrílico sobre tela160X110cm
Alegria, O Abraço, acrílico sobre tela, 178x157cmServiço: Exposição A Linha me define da artista visual Ana Serafin
Abertura: dia 30 de setembro, das 18 às 22 horas
Exposição para o publico a partir do dia 1º de outubro
TRIA galeria de arte
Rua Timbó, 368 - Salvador - Bahia
Fonte: Tria galeria de arte.
Alegria, O Abraço, acrílico sobre tela, 178x157 cm
Comentários