OUTRAS LEITURAS NO TEATRO DA CAIXA

A CAIXA Cultural apresenta Outras Leituras, do Teatro da Caixa, encerrando o ciclo paranaense com três autores: Domingos Pellegrini, Luci Collin e Assionara Souza,na próxima terça-feira,às 20 horas,na Rua Conselheiro Laurindo,280,Centro.

Encerrando o ciclo paranaense, que levou à cena a obra dos escritores Wilson Bueno e Paulo Leminski, a edição de novembro do projeto Outras Leituras contempla a diversidade de gerações:três escritores, três diretores e três elencos. Na leitura dramática que será realizada, no dia 4,serão apresentados textos de Domingos Pellegrini, e seu coloquialismo das pungências do cotidiano, sob direção de Marcio Mattana; Luci Collin, com sua prosa de ritmo fragmentário e ágil com direção do jovem diretor Diego Fortes e ainda os escritos de Assionara Souza com dicção de concisões irônicas nas mãos do premiado diretor de teatro Paulo Biscaia. No elenco atores veteranos como Luiz Carlos Pazzelo, Christiane Macedo e Lea Albuquerque dividem o palco com jovens talentos como Débora Vecchi e Luiz Bertazzo.

Pellegrini, escritor, jornalista e publicitário, estreou com “O Homem Vermelho”, em 1976, pela histórica editora Civilização Brasileira, obra com a qual recebeu o Prêmio Jabuti no ano seguinte. Os contos do livro já continham o gérmen da consolidação de sua voz singular na recente prosa brasileira. Nele, o lugar, o chão, a geografia, são elemento fundamentais. Mas, como explica o curador do projeto Outras Leituras,o professor e poeta Mário Domingues, mesmo com esses elementos, Pellegrini não é nem regional, nem regionalista. “Em sua prosa, o coloquial da oralidade é sempre equilibrado em relação ao ritmo objetivo com que avança frase a frase. Sua escrita é relativamente minimalista em termos de recursos sintáticos, mas rica de experiência e vivacidade, num plano em que a sua literatura dialoga bem com o jornal, a crônica e o relato de viagem”, completa.

Luci Collin sempre chama a atenção por ter convencido seus leitores praticando uma literatura não linear. Sua prosa é cheia de vãos, nós e dobras, feita de obstáculos, para não acomodar. Seu texto tem uma continuidade rítmica própria. Uma linguagem que faz do conto um campo de prosa. Isso talvez porque Collin misture música & poesia, uma vez que é formada em Piano, Percussão e Letras. De seus sete primeiros livros, seis são de poesia. De “Lição invisível” de 1997, até “Inescritos”, de 2006, são dez livros.

Assionara Souza é prosa nova no pedaço. Com frases curtas ou longas pausas, seu texto traz as brechas que fazem entrever na autora uma grande leitora de Carlos Drummond de Andrade (de onde surge um lirismo irônico) e Clarice Lispector (uma observação aguda requer uma sugestão tão aguda quanto). São lições que Assionara Souza tirou de letra, ela que é professora universitária e Mestre em literatura pela UFPR.

Vale lembra que o ingresso é um livro não-didático. As obras arrecadadas serão doadas para a Escola Municipal Irmã Elizabete Werka.

OUTRAS LEITURAS – CICLO PARANAENSE
FICHA TÉCNICA:
Autor: Domingos Pellegrini
Texto: 500 Cervejas
Direção: Marcio Mattana
Atores: Lea Albuquerque e Luiz Carlos Pazello

Autor: Luci Collin
Texto: Desculpe o Transtorno
Direção: Diego Fortes
Atores: Debora Vecchi e Luiz Bertazzo

Autor: Assionara Souza
Texto: Cupido
Direção: Paulo Biscaia
Atriz: Christiane de Macedo
Iluminação: Victor Sabbag
Sonoplastia: Moa Leal
Registro de Vídeo: Alan Raffo
Assistente Produção: Patrícia Ramos
Produção Executiva: Lica Capovilla
Curadoria: Mario Domingues e Nena Inoue
Idealização e Produção: Nena Inoue

Serviço: Espetáculo: “Outras Leituras/ Ciclo Paranaense
Local: Teatro da Caixa
Data: 04/11/2008 (Terça-feira, às 20 horas
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II
Informações no telefone da recepção: (41)2118-5111
Ingresso: um livro não-didático
Lotação máxima do teatro: 123 lugares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"