LARDO DI COLONNATA NO SALUMERIA NESTE OUTONO


Lardo di Colonnata é destaque no cardápio de outono do Salumeria




O Salumeria Ristorante Gastronomia traz com exclusividade a Curitiba uma das mais requintadas iguarias da culinária italiana: o Lardo di Colonnata, considerado a mais nobre das pancetas, que pode ser servido in natura, pratos salgados ou sobremesas. Ele passa a integrar o novo cardápio de outono, lançado em 1º de maio, por meio de quatro novos pratos: tornedor de mignon envolto de Lardo di Colonnata ao molho demi glace de tomilho e risoto parmegiana; bruschetta com lardo di colonnata em cama de espinafre e pinólis; e fettuccine com molho de bacon, servido com camarões em volta de Lardo di Colonnata e botarga em grãos.
Produzido em Colonnata, município italiano de Carrara, tal produto hoje é exclusivo também em todo o sul do Brasil. No resto do país, são poucos os restaurantes que trabalham este insumo com a devoção que ele merece. Quem já provou, sabe do que se trata. Há aqueles que, inclusive, afirmam que ele se derrete na boca. O interessante é que o Lardo di Colonnata é produzido na mesma forma desde o período medieval. A gordura do porco é curada de 6 a 10 meses em cubos de mármore Carrara, em caves muito frias.
No processo de maturação, são adicionados sal marinho, pimenta preta, alho fresco, canela, alecrim, semente de coentro e salvia. Tais especiarias ficam na casca do Lardo, e sua contribuição é sutil. Típico da Toscana, o Lardo’ faz parte do catálogo internacional Ark of Taste, mantido pelo movimento Slow Food, que relaciona alimentos ancestrais que correm o risco de extinção.

Segundo o chef Marcus Biazzetto, os pratos com o Lardo devem ficar no cardápio até o final do outono. “Vamos estudar a permanência ou alteração dos pratos para o inverno”. Ele explica que a chegada do produto ao Salumeria faz parte da estratégia do restaurante de trabalhar com insumos exclusivos e diferenciados.
Salumeria Ristorante Enogastronomia
Rua Jaime Reis, 216 - São Francisco
Fone: (41) 3049-5501.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS