FESTIVAL DE TURISMO DO LITORAL DO PARANÁ COMEÇA HOJE

Começa nesta quinta-feira, dia 29, no balneário de Caiobá, em Matinhos, o 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná. Até sábado, dia 31, empresários, autoridades, agentes do turismo, moradores e visitantes dos sete municípios do litoral paranaense discutirão e trocarão experiências sobre formas de desenvolvimento econômico, social e ambiental através do turismo na região durante todas as estações do ano.

Realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), em parceria com o Governo do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Fomento Paraná e Prefeitura de Matinhos, o evento reunirá 29 expositores em uma feira de negócios, além de promover seminários e painéis sobre empreendedorismo, crédito e desenvolvimento sustentável através do turismo. Na programação estão previstos, ainda, o 3º Colóquio Turismo e Comunidades, da UFPR Litoral e a Arena Abrasel, com exposição de pratos elaborados com matérias-primas da região por chefs do Centro Europeu e SENAC.

O Festival pretende reunir em um único espaço todas as informações que o empreendedor precisa para desenvolver seu negócio no Litoral do Paraná e, também, divulgar as atrações do local para os operadores de turismo do País. “Será o ponto de encontro entre os empresários, os meios oficiais de turismo (Secretaria de Turismo e Ministério do Turismo), as linhas de crédito para desenvolvimento do negócio e os operadores, para conhecerem o que nosso litoral tem para oferecer”, destaca o presidente Adetur, Adalto Mendes Luders.

O evento busca também integrar os municípios, demonstrando a regionalização do espaço. “Vamos incentivar a qualificação, capacitação e desenvolvimento de novos negócios para empresários que pretendem investir no Litoral do Paraná”, diz o executivo da Adetur Rafael Andreguetto. Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, só a realização do evento em si já é importante para a região. “Os municípios têm que trabalhar em conjunto. Chegou a vez de Matinhos, é muito importante ter esse evento lá para movimentar a cidade. Agosto é um mês ruim para nosso turismo e um evento como esse já dá uma nova perspectiva para nosso comércio, nossos hotéis e restaurantes”. Anúncios de investimentos públicos e privados no turismo do litoral estão previstos para ocorrer durante o festival.

A solenidade de abertura, marcada paras as 20 horas (quinta-feira), contará com a presença do secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo; da Paraná Turismo, Juliana Wosnika Supetrin; da Ecoparaná, Juliano Borghetti; da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; e da Fecomércio, Darci Piana, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"