FUNARTE PARA TODA GENTE

Arte, cultura e inclusão têm como palco internet e patrimônios da humanidade

Chico e Renato Teixeira, Cristóvão Bastos, Catia de França, Lucina, Xangai, Mestrinho e Tim Rescala fazem os primeiros shows e oficinas online do projeto, em parceria da Funarte com a UFRJ
image.png
Da esq. para a dir.:Chico e Renato Teixeira, Lucina, Tim Rescala; Cristovão Bastos , Xangai, e Cátia de FrançaFotos: divulgação.
 
No Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, reúnem apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades se iniciam em junho, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa, que será lançada no dia 30 de junho, faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.

Diante da atual fase de distanciamento social, as ações do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente estão concentradas inicialmente na internet – com destaque para as vídeo-oficinas e outras atividades pedagógicas gratuitas; shows curtos; e demais exibições artísticas. Ao longo de 2021, os eventos presenciais ocorrerão em nove cidades brasileiras (conforme as possibilidades). Na programação, música, circo, artes visuais, dança e teatro terão como palco praças e coretos, em áreas consideradas patrimônios históricos da humanidade. No Bossa Criativa, artistas locais se apresentam ao lado de nomes consagrados, em eventos que envolvem ainda exposições, literatura, feiras de arte popular, gastronomia e artesanato. O projeto também conta com uma série de cursos de capacitação e de aperfeiçoamento, direcionados a artistas e empreendedores. É uma grande mostra de cultura, criatividade e empreendedorismo, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

Criatividade e capacitação

No Bossa Criativa, talentos de várias áreas das artes de todo o país se apresentam em vídeos e “lives”, no ar durante os próximos meses. Estão previstos mais de 80 convidados. As exibições têm uma abordagem pedagógica da obra de cada artista. Nos "pocket-shows", eles também falam sobre suas trajetórias e produções, memórias e influências, em apresentações com duração de 30 a 40 minutos. A cada mês, uma nova leva de atrações fica disponível para o público. Para a primeira delas estão escalados, entre outros, Xangai, Lucina, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise, Mestrinho, Cristovão Bastos e Clarisse Grova, Chico Teixeira e Renato Teixeira, Renato da Rocinha, Carlos Malta, Pedro Amorim e Pedro Miranda, Ceumar e Lui Coimbra, Luciana Rabello, Cátia de França e Bia Bedran – que fará uma apresentação para crianças, com música e contação de histórias. Todas as apresentações e “lives” permanecerão disponíveis no site.

No cardápio dos cursos em vídeo, ações dedicadas a diversas linguagens artísticas – como música (instrumentos canto e composição), fotografia, artes plásticas (incluindo técnicas de pintura), circo, dança e teatro. Algumas atividades são direcionada para crianças. Haverá ainda capacitação, nas áreas de restauro de patrimônio; criação e gestão de negócios criativos e culturais; escrita criativa; elaboração, apresentação e gestão de projetos culturais; captação de recursos; e gestão de projetos de patrimônio. Cada curso, ministrado por nomes que são referências em suas áreas, terá de seis a dez vídeos, com duração de oito a dez minutos cada um.

Simultaneamente à estreia do site, será lançado um edital nacional para novas propostas de apresentações e oficinas em vídeo, nas áreas de música popular, artes visuais, artes cênicas, literatura e gestão cultural; e ainda uma chamada pública para que estudiosos das artes de todo o país apresentem suas pesquisas de mestrado.

Aproximar as pessoas do patrimônio

Num segundo momento, o Bossa Criativa contará com eventos em Minas Gerais – Ouro Preto e Belo Horizonte (no Conjunto da Pampulha) –, Brasília, Rio de Janeiro (Capital e Paraty), Sergipe (São Cristóvão), Maranhão (São Luís), Pernambuco (Olinda) e Rio Grande do Sul (São Miguel das Missões), em calendário a ser definido em breve. Além de promover os pontos do patrimônio histórico e fortalecer no público a noção de pertencimento a esses lugares, a programação tem o objetivo de envolver prestadores de serviço e toda a cadeia produtiva cultural de cada um desses locais, valorizando também os criadores da região, sua arte e seus produtos.

Nessa segunda fase, os cursos, oficinas e palestras serão presenciais, com duração de cinco dias. Estarão a cargo de expoentes da música, artes cênicas e artes visuais. Além disso, serão oferecidos seminários de gestão cultural, regência para maestros e outras atividades específicas, dirigidas ao ensino da música, com foco em orquestras e bandas.

O Bossa Criativa reúne nomes de expressão nacional, protagonistas das mais diversas manifestações artísticas, artesãos e pequenos empreendedores de moda e gastronomia. O projeto proporciona meios para que eles sejam conhecidos por um grande número de espectadores – entre eles, alguns que não teriam condições de comparecer às atividades. Muitas dessas pessoas poderão também entrar em contato com artistas, renomados ou não; de sua própria comunidade e de outros lugares. Assim, a população terá a chance de conhecer melhor a produção criativa local – primeiro, virtualmente, na tela; depois ao vivo, na praça de sua cidade.

Parceria estratégica

Entre as instituições federais, a Funarte é a principal promotora, incentivadora e propagadora de atividades artísticas no país, e sempre busca entidades colaboradoras, que possam edificar e ampliar os resultados de seus programas. A parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curadoria de sua Escola de Música e gerenciamento administrativo da Fundação José Bonifácio (FUJB), agrega e estimula conhecimento e capacidade de execução, técnica e artística no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.

A UFRJ é uma das principais e mais respeitadas instituições acadêmicas do país e tem em seu quadro profissionais especializados nas ações de ensino, pesquisa e projetos de extensão, com metodologias e didáticas específicas para lidar com alunos de todas as faixas etárias e níveis de instrução. Também conta com a capacidade pedagógica necessária para qualificar professores de artes, regentes de bandas e orquestras e gestores culturais, com o objetivo de promover o contato entre as pessoas e o compartilhamento de informações. Para reforçar a equipe do Bossa Criativa, somam-se profissionais dos diversos segmentos envolvidos, em times multidisciplinares. A eles se juntarão especialistas, que atuarão em cada uma das cidades. Os eventos contarão com o apoio e participação de instituições e secretarias de cultura dos estados e municípios.

Serviço: Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Lançamento: 30 de junho de 2020, terça-feira
www.bossacriativa.art.br (no ar em 10/6)
 
Informações sobre editais e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS