LUANA BAYÔ: SAMBISTA REVELAÇÃO DE SÃO PAULO NO SAMBA DE BAMBA
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Luana Bayô no Samba de Bamba
A CAIXA apresenta o show "Damas do Samba" com a sambista paulistana Luana Bayô no projeto Samba de Bamba que acontece dia 09 de setembro, terça-feira, às 20 horas, no Teatro da CAIXA (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Cantora revelação na cena do samba de São Paulo, Luana Bayô recebeu o Prêmio Profissionais da Música, como Melhor Cantora de Samba, em 2023. No show, além de cantar músicas autorais, ela homenageia sambistas que fizeram história na música popular brasileira, apresentando canções que ficaram eternizadas nas vozes de Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione e Leci Brandão.
Dona de uma voz grave, potente e marcante, o trabalho de Luana Bayô é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Realiza um importante trabalho na cultura popular brasileira apresentando ritmos como vissungos, sambas, jongos. Na sua trajetória já gravou dois discos: o primeiro "Tambú - uma homenagem aos batuques de São Paulo" (2022) e o mais recente "Abebé", álbum que fala das águas sagradas em uma conexão profunda com as musicalidades africanas em diáspora.
Pela primeira vez em Curitiba, Luana Bayô vem de São Paulo acompanhada por sua banda formada por grandes nomes da cena paulistana: Helô Ferreira (violão), Matheus Marinho (bateria), Simone Gonçalves (percussões), e Leonardo Matheus (cavaquinho). A cantora promete levar para o palco da CAIXA Cultural alguns dos principais nomes femininos do samba que influenciaram sua carreira. Após o show, Luana vai realizar um bate-papo, aberto ao público, com o tema "Damas do Samba", para contar um pouco sobre sua trajetória, ancestralidade, as influências e a importância de criar mecanismos de visibilidade para as cantoras e compositoras do samba de São Paulo.
Luana Bayô
Luana Bayô é uma cantora, educadora e compositora paulistana de Campo Limpo, São Paulo.Tem um trabalho primoroso fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora.Foi a vencedora do Prêmio da música 2023 na categoria "Melhor Cantora de Samba" da região Sudeste. Sua carreira artística é múltipla o que lhe permitiu atuar em espetáculos como "Peles Negras, Máscaras Brancas" da Cia. Treme Terra, além de participar de blocos afros de São Paulo e integrar o coletivo de Mulheres Negras no Samba "Massembas de Ialodês".
Em 2022, foi apresentadora e mediadora do projeto "Primorosa Roda", projeto do Sesc Campo Limpo, recebendo artistas como BNegão, Verônica Ferriani, entre outros, para conversas mediadas com muito samba e participação do público. Recentemente, participou do show em comemoração dos 65 anos de lançamento do disco "Elizete Sobe o Morro" da divina cantora Elizeth Cardoso, no Instituto Moreira Salles de São Paulo, homenagem que teve como direção principal e apresentação da sambista Adriana Moreira.
Luana Bayô também é mestranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisa a trajetória e desafios de sambistas negras paulistanas nas grandes mídias. Seu sobrenome, Bayô, em Iorubá significa "Encontro feliz" e é isso que ela promete durante sua apresentação com o público curitibano.
A próxima atração do projeto é a sambista brasiliense Juh Rodrigues, no dia 14 de outubro.
Serviço:
Samba de Bamba – Luana Bayô
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 09 de setembro
Horário: terça-feira, às 20h.
Após o show, haverá um bate-papo aberto ao público, com o tema "As Damas do Samba".
Ingressos: esgotados
Duração: 80 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).
Confira a programação completa: Site Curitiba | CAIXA Cultural Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155
Crédito fotográfico: Dani Souza/divulgação
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários