Mueller traz a Curitiba a exposição SOS Terra

Acontece agora à noite a abertura da mostra SOS Terra, criação do artista plástico potiguar Thiago Cóstackz chega a Curitiba dia 25 de maio, no Shopping Mueller. Depois de São Paulo, a capital paranaense será a segunda cidade a receber o projeto que luta pela preservação do meio ambiente e pela conscientização popular. O trabalho apresenta soluções em sustentabilidade por meio da arte, moda, design e da construção civil.

A exposição exibirá várias obras de autoria do artista com forte apelo ambiental. O material utilizado nas peças não agride a natureza. A tinta corporal usada por Cóstacz na composição das imagens é à base de água, que não polui os mananciais. Os painéis foram confeccionados com madeira ecológica. Uma grande escultura S.O.S, medindo 5m x 3m, esculturas de animais cobertos com folhas e estampas de espécies severamente ameaçadas fazem parte da exposição. Destaque para a onça-pintada - felino mais ameaçado das Américas - e os sapos coloridos da Amazônia - grandes vítimas do aquecimento global hoje.

Como forma de clamor pela preservação do meio ambiente em prol destes animais, Cóstackz produziu fotos de divulgação da mostra com interferências e pinturas em seu próprio corpo (body art), reproduzindo as estampas destes animais. O trabalho fica em exposição no Piso Cinemas até dia 8 de junho. A iniciativa de Thiago Cóstacz conta com apoio de diversas celebridades, sendo a top Fernanda Tavares a grande parceira no lançamento realizado em São Paulo no mês passado.
É a segunda vez que o artista expõe em prol do meio ambiente em Curitiba. Em setembro de 2009, ele trouxe à capital paranaense a mostra itinerante Mitos & Ícones, que fazia uma releitura das mais conhecidas obras da história da arte mundial usando como personagens algumas das celebridades mais populares do país. A exposição foi o primeiro passo de um projeto que tem como objetivo a fundação do primeiro Museu de Arte Contemporânea e Sustentável do Brasil, na cidade de Natal, berço do artista.

Este evento SOS Terra, tem a mesma finalidade, mas chama a atenção imediata da população na preservação de espécies ameaçadas de extinção e a necessidade de agir de forma integrada no combate ao aquecimento global.

Números da destruição são alarmantes
Segundo relatório mundial da ONU, cerca de 400 mil espécies estão ameaçadas de extinção em todo o mundo. Só no Brasil, considerado o quarto maior poluidor do planeta, a lista inclui 627 animais que poderão sumir nos próximos 10 anos. O Brasil abriga 20% a 30% da biodiversidade mundial. Exemplos desta riqueza nacional estão nos 3,6 milhões de quilômetros quadrados da Floresta Amazônica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS