sábado, 14 de dezembro de 2013

CANÇÕES NECESSÁRIAS NA CAIXA CULTURAL COM GUINGA

O violonista carioca Guinga encerra temporada 2013 da Série Solo Música, projeto que coloca destaques da música instrumental no palco

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (17), às 20 horas, o show “Canções Necessárias”, do violonista carioca Guinga, que encerra a temporada 2013 da Série Solo Música. Sozinho no palco – uma característica do projeto, que traz músicos instrumentistas ao palco do teatro da CAIXA Cultural pelo quinto ano consecutivo –, Guinga apresenta suas canções da forma como elas foram criadas, ou seja, sentado ao violão. O recital de viés intimista traz músicas conhecidas do compositor, como “Comendador Albuquerque”, “Picotado”, “Dichavado” e “Lendas Brasileiras”, composta com Aldir Blanc; “Saci”, escrita com Paulo César Pinheiro; e “Contenda”, com Thiago Amud.

Apresentação solo não é algo inusitado na vida deste ex-dentista que, ao retornar de seu consultório, no Rio de Janeiro, passava as madrugadas em claro dedilhando composições ao violão, enquanto a família dormia. O músico relembra que o rádio, sintonizado no repertório eclético da Rádio Nacional, era seu companheiro e tutor nas noites insones da juventude – influência que pode ser percebida em suas composições, marcadas por diálogos criativos com Ravel, Debussy, os compositores russos e os brasileiros Radamés Gnatalli, Ary Barroso, Garoto, Villa-Lobos e Tom Jobim.


Sobre o artista
O violonista, compositor e intérprete Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, nascido em 1950, no Rio de Janeiro, aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos e, aos 17 anos, teve sua primeira canção classificada no Festival Internacional da Canção (FIC). Formou-se em Odontologia em 1975, atividade que exerceu paralelamente à música.

Trabalhou profissionalmente, acompanhando Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, e teve músicas gravadas por artistas como Elis Regina, Michel Legrand, Chico Buarque, Clara Nunes, Cauby Peixoto, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Mônica Salmaso e Quarteto Maogani. Teve como parceiros, entre outros, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nelson Motta, Francis e Olivia Hime.

O músico também apresenta o show “Canções Necessárias” na CAIXA Cultural Brasília, no dia 19 de dezembro (quinta-feira).

Nenhum comentário: