segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

COLEÇÃO DE SOUVENIRS SOUCURITIBA SERÁ LANÇADO DIA 10


Iniciativa do Sebrae/PR deu origem a lembranças criativas que serão vendidas para aproveitar a demanda de turistas atraídos pelos jogos da Copa do Mundo

Será lançada amanhã terça-feira, dia 10, às 15 horas, no Solar do Rosário, a coleção de lembranças SouCuritiba. As peças de souvenir são assinadas por 23 produtores, entre designers, estilistas, publicitários, artesãos, artistas e fotógrafos, que participam do Projeto Souvenir Curitiba, iniciativa do Sebrae/PR e parceiros. O objetivo é fortalecer a imagem de Curitiba como destino turístico e aproveitar o potencial de vendas a ser gerado com o fluxo de turistas que visitarão a Capital, durante a Copa do Mundo de 2014.

Durante o lançamento, será possível conhecer as cerca de 40 lembranças da marca SouCuritiba. Para a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a iniciativa abre oportunidades de comercialização para os produtores de souvenirs, que, por meio de peças inéditas, manifestam sua identidade e admiração pelos ícones de Curitiba. “Todo o turista que visita uma cidade gosta de levar um pedacinho dela consigo. A Copa do Mundo será o momento ideal para projetar, ainda mais, Curitiba internacionalmente e não podíamos deixar de aproveitar essa chance de articular o segmento de souvenirs”, afirma.

As lembranças, que passam a ser comercializadas em pontos estratégicos de venda na cidade, foram idealizadas e confeccionadas durante o processo de capacitação do Projeto Souvenir Curitiba, iniciado em agosto e desenvolvido em três fases. A primeira delas tratou dos temas de empreendedorismo, turismo como negócio e oportunidades da Copa 2014. Na sequência, foi promovida uma imersão na cultura e história de Curitiba, por meio de visitas a pontos turísticos tradicionais da cidade e palestra, para munir os produtores com informações sob o ponto de vista do turista. Por fim, foram trabalhados conceitos de design e criatividade, bem como pesquisas de mercado, para a criação das peças. Assim, as peças criadas, passaram por uma curadoria e serão comercializadas em pontos estratégicos da cidade.

Patrícia Albanez diz ter ficado satisfeita com o resultado. “Os produtores se envolveram muito no processo e o saldo foi bastante positivo. As peças são criativas e farão sucesso entre os turistas que visitarem Curitiba”, declara. Entre os produtos desenvolvidos estão desde souvenirs convencionais como porta-copos, com ilustrações sobre a cidade; bottons, com frases típicas dos curitibanos; porta-blocos adesivos, mochilas, cartões postais, caixas para chocolate, imãs, gravuras; e bandanas, até ideias inusitadas como o Minijardim Botânico, idealizado pelo artesão Eraldo Rosa.

Durante a capacitação do Souvenir Curitiba, percebi que o ponto turístico mais marcante de Curitiba é o Jardim Botânico e quis fazer algo relacionado a isso, mas que fosse diferente. Então, tive a ideia de fazer uma peça em gesso com o formato da estufa e com algum tipo de planta dentro dele. A solução veio daqueles bonecos com alpiste na cabeça, que, quando molhados, germinam e formam cabelinhos de grama”, descreve Rosa.

Outra produtora participante do Projeto é Adriane São Marcos. Ela inventou uma maneira de valorizar a história da cidade por meio de um jogo de futebol de botão, inspirado nos times que compõem o Campeonato de Futebol Amador de Curitiba. “A Suburbana é o campeonato mais antigo de Curitiba. Cada uma das caixinhas de madeira possui um folder com informações sobre os times que fazem parte do torneio. Assim, espero contribuir para difundir um pouco mais a história da cidade”, diz Adriane.

Comercialização
As peças artesanais serão comercializadas nos pontos de venda da marca Leve Curitiba e no Empório Metropolitano. Também haverá comercialização virtual, por meio de um site montado, exclusivamente, para os produtos da coleção SouCuritiba.

“Nas lojas físicas, serão ofertados mixes de lembranças, de acordo com o público-alvo de cada ponto de venda. A intenção é que a linha completa esteja disponível apenas na internet. Assim, o turista que visitar Curitiba, mas não tiver tempo de comprar seu souvenir, poderá encomendá-lo e receber em casa, em qualquer lugar do mundo”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.
O endereço para as compras online dos produtos SouCuritiba é o www.lojasoucuritiba.com.br. A loja virtual estará no ar a partir do dia 16 de dezembro.

Serviço: Lançamento da Linha SouCuritiba
Local: Solar do Rosário, Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco - Curitiba
Horário: 15 horas

Nenhum comentário: