segunda-feira, 6 de março de 2017

SEEC FOCA AS CONQUISTAS FEMININAS NO MÊS DA MULHER

Com a temática “reconhecer é empoderar”, as atividades incluem exposições e mesas-redondas

Em 2017, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) vai dar espaço e voz às mulheres no mês de março. Mais do que celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8, a SEEC quer promover discussões a respeito do papel da mulher na sociedade, apresentar sua força e seu trabalho na área cultural, exaltar suas obras e conquistas. Esta é a proposta do Mês da Mulher – reconhecer é empoderar, evento que integra o programa DiversidArte, e que tem atividades propostas para todo o mês em diferentes espaços da secretaria.

Entendemos que a melhor forma de homenagearmos as mulheres neste mês de março é por meio da representatividade. Quantas mulheres incríveis atuam em todas as áreas artístico-culturais, por exemplo, com muito talento e garra. E nós queremos evidenciar estas conquistas”, defende o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

As atividades iniciam no dia 7 de Março, com uma mesa-redonda no Museu Paranaense (MP), que abordará questões de gênero, representações e cultura material, das 16h às 18h, no auditório Loureiro Fernandes. Participam da mesa a pesquisadora da UEPG e colaboradora do MP, Evelyn Roberta Nimmo, a arqueóloga do MP, Claudia Inês Parellada e a historiadora do Departamento Estadual de Arquivo Público, Maureen Elina Javorski.

No mesmo dia, às 18h, o Museu Alfredo Andersen abre a exposição “Expressão do Feminino”, que reúne obras de diferentes linguagens de artistas que, no seu processo criativo, exaltam a figura do feminino. Integram esse coletivo as artistas Ana Paula Málaga Carreiro, Cida Demarchi, Claudia de Lara, Danille Avelleda, Helena Sofia e Sandra Hiromoto.

Dia 8 de Março tem início a exposição “Elas”, às 16h, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, com a produção das professoras/artistas que compõem a equipe do CJAP. Durante a visita o público poderá observar técnicas variadas, como desenho, pintura, escultura e um vídeo de trabalho cênico, desenvolvido com o tema "universo feminino".

A segunda mesa-redonda do Museu Paranaense acontece dia 9 de Março, das 17h às 19h. O tema será “Mulheres, feminismos e patrimônio” e participam da discussão a socióloga da UFPR, Miriam Adelman, as historiadoras da UFPR, Renata Senna Garraffoni e Priscila Piazentini Vieira, a doutoranda da UFPR Caroline Müller, a historiadora do Museu Paranaense, Tatiana Takatuzi, e a historiadora da FAE, Karin Barbosa Joaquim.

Dia 16 de Março, das 14h às 17h, a fotógrafa e bailarina Cida Demarchi conduz o workshop “Mulher! A beleza de cada uma”, no Museu Alfredo Andersen. A atividade propõe uma reflexão sobre os padrões de comportamento que levam ao desenvolvimento da baixa autoestima nas mulheres. Além disso, faz uso de imagens e da dança para a retomada da autoconfiança.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) realiza no dia 22 de março, às 15h, uma visita mediada à exposição do acervo "Anos 60/70: Um panorama”, com o curador Ronald Simon, com ênfase nas obras de artistas brasileiras como Pietrina Checcacci, Bia Wouk, Cybele Varela, Gilda Belczak, Guita Charifer, Helena Wong, Suzana Lobo, Yolanda Mohalyi, entre outras, presentes na mostra.

Também no dia 22, às 19h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná abre a exposição “Parto Delas”, da fotógrafa e jornalista Luciana Zenti. O trabalho de Luciana nos remete a histórias de vida cuja essência é o protagonismo e a força feminina. As imagens, produzidas em uma maternidade pública, revelam a beleza de mulheres dando à luz e nos convidam a entrar intimamente no mundo do parto humanizado.

E para encerrar o mês, no dia 27, às 18h30, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição em homenagem à atriz e produtora Regina Vogue, uma das mais importantes atrizes do Paraná.

Serviço: Mês da Mulher – reconhecer é empoderar
De 7 a 27 de Março de 2017
Exposições, workshop e mesas-redondas
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br
Todos os eventos têm entrada gratuita.

Nenhum comentário: