PSICÓLOGA LANÇA LIVRO E ABRE DEBATE SOBRE TABUS DA SOCIEDADE

Evento de lançamento de “Van Ella Citron”, de Bruna Sofia Morsch, 
será no dia 14 de Dezembro, em Curitiba

Uma jovem que decide sair de casa para viver nas ruas como prostitua e, ao longo de sua jornada, leva o leitor a reflexões sobre nossa busca frenética por status e reconhecimento. Este é o fio condutor do livro “Van Ella Citron”, da escritora Bruna Sofia Morsch, no qual aborda com sensibilidade temas vistos como tabus em nossa sociedade. A obra, lançada recentemente em Joinville, Santa Catarina,  também será apresentada aos leitores de Curitiba, no dia 14 de Dezembro, na Livraria Vertov. 
Meu objetivo com este livro é abordar temáticas inerentes à nossa realização subjetiva no que tange sentimentos como desejo e amor, além disso, a narrativa fala sobre cultura machista, feminismo e feminilidade, misoginia e capitalismo. Também, é inevitável pensar, nesta obra, sobre o lugar social ocupado pela moça-prostituta e os sujeitos frenéticos nesta corrida ao encontro pelo status quo”, comenta a escritora.

O livro apresenta um pouco de psicanálise no que se refere aos tabus da sociedade. Esta é a primeira obra de Bruna, que é formada em psicologia e pós-graduanda em psicanálise. “Van Ella Citron”, que significa doce mulher ácida – Van vem da palavra vanila (baunilha) e citron é a tradução de limão em francês, - é uma publicação da editora Micronotas, da escritora e jornalista Katherine Funke.

O evento de lançamento em Curitiba será realizado em parceria com a Livraria Vertov e o Studio Mandrana, a partir das 19 horas. Na ocasião, Bruna fará uma performance e uma roda de conversa, onde falará sobre as modalidades de gozo e desejo que a sociedade tradicional insiste em exterminar, bem como a permissividade da mulher enquanto sujeito da sexualidade, incluindo a sua trajetória e descoberta como mulher.
Além disso, nos dias 16 e 17 de Dezembro, o livro estará à venda na Feira Solar, também na capital paranaense.

Sinopse  
Van Ella Citron. Baunilha e limão. Aos 19 anos, vende o carro, sai de casa e inicia sua dupla metamorfose. Primeiro, de universitária à garota de programa em Metröpolys. Depois, de mera iniciante na profissão à maior heroína entre as prostitutas da Ilha das Viúvas. Querendo liberdade, Van Ella Citron foge da condição de garota invisível. Luta por tudo, até por um reconfortante café com leite. O paradoxo é que, aos poucos, descobre que a invisibilidade é a garantia da almejada condição de sujeito livre. Assim, sofre a acidez compulsória de ser mulher independente e quase sucumbe à vontade de ser resgatada e se tornar a "mocinha" da própria história. Mas, mesmo de coração partido, se revela menos frágil do que imagina. Não aceita ser enquadrada em um perfil. Muito menos, ter seu corpo amassado pela violência e a corrupção local. Estão todos preparados ao mergulho hipnotizante pelos mares onde habita esta sereia de voz doce e pensamentos ácidos? Se estás a mergulhar nas profundezas de Van Ella Citron, desejo um delicioso naufrágio. 

Serviço: Lançamento do livro “Van Ella Citron”
Quando: 14 de Dezembro, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Livraria Vertov – Rua Visc. do Rio Branco, 835 - Sala 02 - Mercês, Curitiba |PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"