RONALD SIMON EXPÕE PINTURAS ESTRUTURAS NA CASA DA IMAGEM


A noite de autógrafos de Pinturas Estruturas acontece dia 19 de Setembro a partir das 19h, com entrada gratuita
Um dos maiores nomes das artes plásticas paranaenses, Ronald Simon realiza a partir das 19 horas do dia 19 de Setembro, na Casa da Imagem o lançamento do livro e exposição “Pinturas Estruturas”. A mostra reúne algumas obras inéditas, todas transpostas para o livro, e divide-se em dois grupos: relevos e telas em um repertório geométrico de retângulos, quadrados, frações de círculos e situações cromáticas de quatro, seis ou sete cores.  O livro tem textos do curador da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, o espanhol Adolfo Montejo Navas, além de Cristiane Silveira, doutora em História e mestre e Filosofia, e de Marco Silveira Mello, historiador e galerista.
Recifense radicado em Curitiba desde 1978, Ronald utiliza a cor como força de expressão e ponto de partida em suas pinturas, e tem como característica os formatos geométricos ou abstratos. Suas obras integram diversas coleções, como o acervo do Museu Oscar Niemeyer, Museu Municipal de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e também no Museu de Arte de Joinville (SC).
Nas obras da nova exposição, os relevos são confeccionados a partir de retalhos de madeiras, papelão, azulejo e borracha. Alguns materiais coletados são tomados como acabados, já outros são pintados pelo artista. Em seguida, as partes são aderidas umas às outras com a intenção de formar uma unidade, porém essa unidade não ocorre e as partes comparecem como estivessem encostadas umas às outras.
Já as telas se mostram como entrincheirados: ordenam-se a partir das bordas, e de um modo duro, como armados por um aramado, o que lhes dá a feição de um colete de proteção.
Sobre o artista
Ronald Simon nasceu em Recife, Pernambuco, em 1947. Mora em Curitiba desde 1978. É formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1972) e pós-graduado em Metodologia em Arte Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1991). Foi professor da Faculdade de Artes do Paraná (1991-2017), do Atelier de Arte - Museu Alfredo Andersen (1985-2007), além de diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas (1995-2002) e diretor do Museu Alfredo Andersen (2011–2015). Trabalhou no setor de pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2015–2018), onde atuou como curador de exposições do acervo do MAC (A Cor no Espaço, O Espaço na Cor; Anos 60/70, Um Panorama; e Movimento).
 
Serviço: Pinturas Estruturas – Lançamento do livro e da exposição do artista Ronald Simon
Quando: 19 de Setembro, quinta feira, a partir das 19h
Local: Casa da Imagem (Rua Dr. Faivre, 591 - Centro). Entrada Franca. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS