MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Tempo Medicina de Família

 MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR:  Tempo Medicina de Família: de uma para seis unidades em 2020

Além da matriz, nas Mercês, a clínica inaugurou a unidade Água Verde, também em Curitiba, 2 em Joinville e, até o final do ano, chega em São José dos Pinhais e Florianópolis; plano de expansão prevê migração para São Paulo

Joinville, em Santa Catarina, ganhou nesta semana mais uma unidade da Tempo Medicina de Família. A primeira está localizada no Centro e a segunda foi estrategicamente instalada no Perini Business Park: o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. O complexo está no Distrito Industrial e possui terreno de 2,8 milhões de metros quadrados para abrigar a sede de 240 empresas nacionais e multinacionais. Circulam por lá mais de 10 mil pessoas diariamente e, por essa razão, o Perini Business Park é um espaço disputado por organizações que atuam no segmento da saúde.

Os médicos e sócios fundadores da Tempo Medicina de Família, Paulo Poli e Bianca Poli, acreditam que a instalação no parque industrial cumpre à risca o propósito da clínica: otimizar o tempo dos pacientes no atendimento coordenado à saúde. “Atendemos particular e convênios Nossa unidade no Perini Business Park, em parceria com a Amil, atende justamente as necessidades desse público-alvo, pacientes de planos corporativos, que contam agora com a facilidade, a praticidade e o conforto de encontrar atendimento médico no próprio ambiente de trabalho”, conta Paulo Poli.

O acesso rápido à assistência médica, inclusive, é o diferencial da Tempo Medicina de Família nas demais localidades onde está presente - nas Mercês e Água Verde, em Curitiba, e na unidade do Centro, a primeira em Joinville. E para garantir atendimento em 48 horas, a clínica oferece a telemedicina, que ganhou os holofotes com a escalada do coronavírus em todo o mundo. “A pandemia acelerou, na mesma proporção, o home office, o ensino à distância e a telemedicina, que vinham caminhando a passos lentos. Todos esses formatos já estavam sendo testados, mas para evitar o contágio em massa, tiverem que ser incorporados em tempo recorde. E é um caminho sem volta”, afirma Poli. 




Há nove meses o Brasil convive com a pandemia e, nesse tempo, médicos e pacientes já se sentem confortáveis diante das câmeras. Paulo Poli explica que os atendimentos por telefone e WhatsApp já vinham se popularizando e eram uma forma de agilizar a comunicação em casos simples, como dúvidas para interpretar um exame ou para dar uma orientação para dores de cabeça, nas costas e episódios de febre, por exemplo. “No entanto, o vídeo deu um salto na qualidade dos atendimentos, já que 70% da comunicação é não verbal: por isso que o olho no olho, com a ajuda das lentes, é tão importante na consulta”, salienta Paulo Poli.

Ele acrescenta que 80% dos atendimentos realizados na Tempo Medicina de Família são via telemedicina. Em todas as unidades, mais de 100 médicos e psicólogos realizam mais de 10 mil consultas mensais. E a facilidade e a agilidade da telemedicina ainda ajudam a resolver um problema antigo de saúde, sobretudo no Brasil. Com a fragmentação da medicina em áreas específicas, os pacientes são atendidos por diversos especialistas ao longo da vida, o que culminou na escassez dos clínicos gerais. E quando sentem incômodos como dores e febre a saída é correr para o pronto-atendimento, já que as pessoas não possuem mais um médico de referência.

O coronavírus acendeu uma luz sobre essa questão, de que prontos-socorros e unidades hospitalares são focos de contágio e que devem ser evitados. Se existe lado bom da pandemia, é a conscientização sobre alguns aspectos relativos à saúde e um deles é modificar essa cultura do brasileiro de correr para o pronto-atendimento. A Tempo preenche justamente essa lacuna porque oferece assistência rápida, sem que o paciente precise se deslocar. No lugar de um médico plantonista, que terá dificuldade em dar seguimento ambulatorial ao paciente, está o médico de família, que já conhece o seu histórico de saúde. Temos consultas inclusive à noite e nos horários de almoço para nos adequar a agenda dos pacientes, que, muitas vezes, não têm tempo no expediente para cuidar da saúde”, detalha Paulo Poli.

Atenção primária e medicina de família juntas no cuidado coordenado

O pilar da Tempo Medicina de Família é a atenção primária, que pode ser definida como um olhar sistêmico e atento aos atributos físicos e mentais do paciente, com foco na prevenção e atendimento continuado. A atenção primária é ministrada pelo médico de família e uma equipe de profissionais, que atende o paciente em todas as fases de sua vida e conhece seu contexto de saúde. Esse modelo contribui com a sustentabilidade dos sistemas de saúde em todo mundo e vem sendo adotado pelas operadoras e pelo sistema público. Afinal, a prevenção e o controle de doenças diminuem os custos com a saúde a médio e longo prazo.

O acolhimento, que faz parte da postura dos médicos de família, cria um vínculo com os pacientes, faz parte de toda a cadeia de atendimento na Tempo: agilidade para marcar a consulta; recepção por uma técnica de enfermagem nas unidades, que dá início ao cuidado coordenado; as boas-vindas na entrada da clínica pelo próprio médico; a consulta propriamente dita; e o pós-atendimento, momento no qual profissionais entram em contato para saber como está o estado do paciente após a consulta. O projeto arquitetônico das unidades segue essa mesma linha, para promover a sensação de conforto e bem-estar, que não é comum em estabelecimentos de saúde. Espaços aconchegantes, com plantas, livros e até uma cafeteria, em uma das unidades de Joinville, transformam a assistência médica em uma experiência única e memorável.

Somado à telemedicina, esse modelo inovador de gerir a saúde dos pacientes é responsável pela expansão meteórica da Tempo. Apenas em 2020 a empresa passou de uma para seis novas unidades. Os médicos fundadores encontraram em outros médicos os sócios perfeitos, por compartilharem da mesma visão sobre o cuidado coordenado. O modelo de negócio possibilita que os médicos que atuam em cada região da expansão passem a integrar a sociedade. Hoje, a equipe da Tempo Medicina de Família conta com 150 profissionais.

O plano de crescimento é ousado e prevê, em breve, abertura de unidades na região Norte de Curitiba, além da expansão em Santa Catarina e o início das atividades no estado de São Paulo.  Assim como na saúde, no mundo dos negócios, não há tempo para perder.

Informações sobre os endereços, convênios e horário de atendimento podem ser conferidos no site: clinicatempo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"