SARAPALHA ÓPERA DE HARRY CROWL

Esta semana tem Ópera na Capela Santa Maria, nos dias 16 e 17 de julho

SARAPALHA, ÓPERA DE HARRY CROWL NA CAPELA SANTA MARIA

Trata-se de uma Ópera em um ato, baseada no conto de Guimarães Rosa, “Sarapalha” do compositor Harry Crowl, sobre libreto de Renata Pallottini, com récitas nesses dias, às 20 horas, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. A montagem tem como regisséur Flávio Stein e elenco formado pelos cantores Lenine Santos, Bruno Spadoni e Silmara Campos. A direção musical é de Daniel Bortholossi e a produção executiva de Alvaro Collaço, com recursos advindos do Fundo Municipal de Cultura, da programação Ópera Ilustrada, da Fundação Cultural de Curitiba.
Composta entre 1995 e 1996, a ópera “Sarapalha” respeita musicalmente o universo do interior do Brasil em Guimarães Rosa, tendo como característica a utilização de uma prosódia que valoriza o sotaque do interior do Brasil, com uma fluidez dramática que faz, muitas vezes, com que o canto se aproxime da fala. “Para mim, a idéia de escrever uma ópera esteve sempre presente. Estive atento não somente à música dramática, mas também às falas populares das várias regiões, durante muitos anos. Quando li o livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa, pela primeira vez, em 1982, o aspecto humano que transcendia o regionalismo me fascinou. O conto “Sarapalha” me chamou a atenção em especial. De alguma maneira, percebi que havia espaço para a música ali. A sonoridade das falas me fez refletir sobre as criações de alguns compositores do século XX, de terras muito distantes, mas que partiram de particularidades de suas culturas para criar um universalismo. Pensei numa ópera de câmara para manter o caráter um tanto intimista do texto e também, para viabilizar a montagem, resgatando assim um modelo de ópera anterior àquele consagrado pelo século XIX, que é o das grandes produções”, explica o compositor mineiro Harry Crowl(na fotografia), que está radicado em Curitiba há mais de uma década.

A estréia de “Sarapalha” aconteceu na Sala Brasílio Itiberê, da Secretaria da Cultura do Paraná, em Curitiba, em Novembro de 1999. E, para este ano, está prevista outra montagem da ópera em Vitória, no Espírito Santo.

Harry Crowl por Simone Tristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS