SOLAR DO ROSÁRIO REALIZA PROJETO INÉDITO: ORQUESTRA

O livro e cd “ORQUESTRA – histórico, regência e instrumentos”
Um projeto inédito do Solar do Rosário faz 2 apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica do Paraná junto com o lançamento de um livro e um cd sobre a Orquestra

No dia 21 de setembro de 2011 o Solar do Rosário realiza um grande projeto sobre a Orquestra. Serão duas apresentações totalmente gratuitas da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra juntamente com o lançamento de um livro e cd intitulado “Orquestra – histórico, regência e instrumentos”.

Esse projeto idealizado em 2006 teve cinco anos de amadurecimento e realização por meio Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio das empresas Incepa, Impextraco, Trutzschler, Roca, Propex, Peróxidos do Brasil, Tesa e Volvo. Apoio de Casillo Advogados, TV E-Paraná e Teatro Guaira.

Na quarta-feira, a Orquestra Sinfônica do Paraná fará duas apresentações especialmente para esse projeto do Solar do Rosário.
Pela manhã será somente para alunos de escolas públicas e todos os lugares já estão reservados, sucesso total a confirmação das escolas para seus alunos.Contamos com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e do Secretário Flávio Arns.

A noite a apresentação será aberta ao publico em geral. Com entrada gratuita.

Regido pelo Maestro Paulo Torres, grande colaborador desse projeto inteiro, o repertório que será apresentado foi cuidadosamente escolhido pelo próprio Maestro juntamente com as pesquisadoras Liana Justus e Clarice Miranda com o intuito de utilizar todos os instrumentos da Orquestra. Serão feitos solos de alguns instrumentos específicos e as músicas escolhidas caminham entre os vários períodos da história da música: Barroco, Clássico, Romântico e Moderno. Antes de algumas músicas serão feitas breves explicações sobre as diferenças da Orquestra em cada período, facilitando o entendimento da sequencia da apresentação.


Sobre o livro
O livro intitulado “Orquestra – histórico, regência e instrumentos” foi escrito pelas professoras do curso “Formação de plateia em música” no Solar do Rosário Clarice Miranda e Liana Justus.

O conteúdo é uma pesquisa profunda sobre a Orquestra, sua história, como surgiu a orquestra, de onde ela vem, os famosos compositores que utilizaram e criaram um grupo de músicos que mais tarde formou-se a orquestra, sua evolução, os instrumentos que fazem parte da orquestra, o papel do Maestro, enfim são 180 paginas com um conteúdo informativo, interessante e sério com ilustrações em bico de pena feitas exclusivamente para o livro e fotografias extremamente detalhadas e artísticas!

O cd 
O cd que vem dentro do livro e faz parte do projeto explica cada instrumento de uma orquestra, mostra seus sons, sua capacidade de alcance de notas, graves, agudos e tem na locução das pesquisadoras Clarice e Liana a capacidade e utilização de cada instrumento. O cd mostra cada instrumento individualmente. O objetivo desse cd áudio é mostrar a importância e como cada instrumento é único dentro da Orquestra.

Serviço: Projeto ORQUESTRA, Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no teatro Guaíra e lançamento do livro “Orquestra – histórico, regência e instrumentos”.
Valor do livro R$ 50,00 no dia do lançamento
Data: 21 de setembro de 2011
Horario: 19h lançamento do livro e 20h apresentação
Local: Teatro Guaíra – Rua VX de Novembro, 971 – Centro. Curitiba – PR
Entrada Gratuita
Realização: Solar do Rosário, centro de arte e cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS