A GENIALIDADE DE CHICO BUARQUE EM CENA

A obra de Chico Buarque para teatro, cinema e televisão é o ponto de partida do musical Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos que chega a Curitiba neste sábado, dia 2 , às 21 horas em única apresentação no Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Universidade Positivo). O espetáculo, que faz parte do projeto ”Estação Volvo”, tem assinatura de Charles Möeller e Claudio Botelho que usam as canções para contar a história de uma trupe teatral formada por Claudio Botelho, Soraya Ravenle, Andre Loddi, Estrela Blanco, Felipe Tavolaro, Lilian Valeska, Renata Celidonio e Malu Rodrigues. Esse é o primeiro espetáculo oficial em homenagem aos 70 anos de Chico Buarque, um dos maiores ícones da música brasileira.

Os atores/cantores vivem personagens definidos em uma única história que liga uns aos outros através das canções, e também são personagens das peças que vão encenando ao longo das praças onde param para apresentar seu espetáculo. É o teatro dentro do teatro, sempre contado pelas letras de canções de compostas para peças ‘Roda Viva’ (1967), ‘Ópera do Malandro’ (1978), ‘Calabar’ (1973), ‘O Corsário do Rei’ (1985), ‘Gota d’Água’ (1975)), o ballet ‘Grande Circo Místico’ (1982) e também os filmes ‘Quando o Carnaval Chegar’ (1972) e ‘Para Viver um Grande Amor’ (1983) e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).

A obra de Chico Buarque sempre acompanhou a trajetória de Charles Möeller e Claudio Botelho. Responsável por bem-sucedidas versões de clássicos como ‘Ópera do Malandro’ e ‘Suburbano Coração’, além de “Na Bagunça do Teu Coração” com direção de Bibi Ferreira, a dupla retoma a ligação com o compositor – que comemora 70 anos em 2014 – em um espetáculo totalmente inédito, focado apenas em suas criações para teatro, cinema e ocasionalmente televisão. 'Não é uma biografia. É uma homenagem ao compositor, que nos deu total liberdade de criação, e também uma oportunidade de ver e ouvir a obra de Chico através de seu viés teatral', resume Claudio Botelho, que voltará aos palcos depois dos shows 'Versão Brasileira' (2009) e 'Cole Porter e Meus Musicais de Estimação' (2013). A montagem marca também seu reencontro com Soraya Ravenle, com quem dividiu o palco em 'Lupicínio e Outros Amores' (2004) e que dirigiu no estrondoso sucesso 'Ópera do Malandro', onde também estavam Lilian Valeska e Renata Celidonio.

Enquanto dá voz à músicas 'Tatuagem' (de 'Calabar'), 'Sem Fantasia' ('Roda Viva') e 'Pedaço de Mim' ('Ópera do Malandro'), o elenco vive os encontros e desencontros amorosos na tal companhia mambembe, cuja harmonia é desestabilizada pela chegada de uma nova integrante (Malu Rodrigues). 'É uma ciranda amorosa, lembra  'Quadrilha', de Drumond, mas também temos uma forte inspiração na ‘Lulu e a Caixa de Pandora’, de Frank Wedekind. Não por acaso, todos do elenco jovem fizeram 'O Despertar da Primavera' (2009), também de Wedekind, e agora voltamos à origem', brinca Charles Möeller.
Protagonista do 'Despertar', Malu Rodrigues faz, aos 20 anos, seu oitavo trabalho com a dupla, após viver a Dorothy em 'O Mágico de Oz' (2012). Desta vez, ela será a atriz recém-chegada que vai mexer com a estrutura da trupe. Os conflitos acontecem entre as viagens e performances dos artistas, que se apresentam em praças imaginárias, batizadas com referências à obra literária de Chico ('Budapeste', 'Fazenda Modelo', 'Nossa Senhora do Leite Derramado').
Wedekind também é citado nos cenários de Rogério Falcão, inspirados no expressionismo alemão, enquanto os figurinos - a cargo de Marcelo Pies - sublinham o universo circense das personagens em cena. Assim como Falcão e Pies, outros antigos parceiros de Möeller & Botelho completam a ficha técnica, como Paulo Cesar Medeiros (Iluminação), Beto Carramanhos (Visagismo), Marcelo Claret (Design de Som) e Tina Salles (Coordenação Artística).

Jovens colaboradores da dupla, Thiago Trajano e Jules Vandystadt assinam a orquestração e os arranjos vocais, respectivamente. Jules cumpriu a mesma função nos bem-sucedidos 'Beatles Num Céu de Diamantes', pelo o qual ganhou o Prêmio Shell, e 'Nada Será Como Antes - Milton Nascimento - O Musical', espetáculos 'irmãos' de 'Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos'.
‘Algumas das canções são encenadas como se fossem peças únicas, com inicio, meio e fim.  Na obra de Chico para o teatro há naturalmente muitos personagens definidos, e o desafio aqui é colocar canções que serviram a entidades fortes como a Joana de 'Gota D´água', ou Max de 'Ópera do Malandro', para serem monólogos ou diálogos entre novos personagens. Como estamos lidando com a obra teatral e não apenas canções aleatórias de Chico, é como escrever uma peça usando pedaços de peças já escritas e em nenhum momento citar as obras originais.’ avalia Botelho, responsável pelo roteiro, que mistura algumas criações menos conhecidas aos clássicos incontestáveis do cancioneiro buarqueano.
Formado por Thiago Trajano (guitarra, violão e bandolim), Luciano Correa (cello), Priscilla Azevedo (piano e acordeon) e Marcio Romano (percussão e marimba), o quarteto de músicos acompanha os atores em músicas como 'Tatuagem' (de Calabar), 'Teresinha' (de Ópera do Malandro), 'Basta um Dia' (Gota d'Água) e 'Roda Viva' (de Roda Viva).

Será lançado um CD, pela gravadora Biscoito Fino, com as versões apresentadas no musical. Assim como todo o projeto, o disco também conta com o aval irrestrito do homenageado.

Serviço: Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos – Espetáculo musical de Charles Möeller & Claudio Botelho
Única apresentação, sábado, dia 2, às 21 horas, no Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Universidade Positivo). A venda pelo Disk-Ingressos 3315-0808 e www.diskingressos.com.br; nos quiosques do disk-ingressos nos shopping Muller, Palladium e Estação. Não serão aceitos cheques. Informações: 3317-3107 (Positivo). Classificação indicativa: 14 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS