terça-feira, 12 de agosto de 2014

COMPOSITOR LYDIO ROBERTO É ATRAÇÃO DA MOSTRA É DAQUI

Lydio Roberto é atração da Mostra É Daqui nesta quinta-feira 

O compositor popular e cancionista Lydio Roberto faz show nesta quinta-feira, dia 14, no Pequeno Auditório do Canal da Música. No palco, temas como o universo do folclore e das cantigas. A apresentação integra a Mostra É Daqui, que valoriza os músicos curitibanos. O show, a partir das 20 horas, também faz parte da programação cultural do projeto Estação Volvo.

Em seu trabalho,  Lydio tem como objetos o folclore, a cultura, a cultura de raiz, os brinquedos, com especial cuidado aos aspectos artísticos e educacionais. Por estes caminhos, hoje, o compositor considera essencial para suas produções o fato de, ao lado de outros educadores e cancionistas, ser integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil. 
 
Como educador musical há muitos anos, trabalhando diretamente com crianças em escolas públicas e privadas, aprendeu com elas, os caminhos e os cuidados que se deve ter quando propõe pensar, sentir e fazer música.  Nesta perspectiva é que se debruçou na produção artístico-musical e acadêmica ao universo infantil, bem como na elaboração de materiais para a capacitação de professores com caráter didático-pedagógico, em parceria com a compositora e pesquisadora Mara Fontoura. Assim, além de compor canções para crianças, publicou livros como, Cancioneiro Folclórico Infantil, volumes I, II e III; Festa Junina – vol.2, Datas Especiais, além de servir como referência ao estudo publicado na obra (livro e CD) Musicando, das educadoras musicais Cris Lemos e Solange Maranho Gomes. Semanalmente apresenta um programa de música brasileira - Terra Canção na TV E-Paraná, emissora pública do governo do Estado do Paraná. 

A obra, o violão e a voz de Lydio estão presentes em vários trabalhos musicais de compositores e intérpretes, tais como o Grupo Nymphas, Gerson Beantinez, Iso Fischer, O Tao do Trio, Rosy Greca, entre outros. Lydio leva na bagagem grandes parcerias, como João Gilberto Tatára, Etel Frota, Cristina Saraiva, Fernando Pereira, Mara Fontoura, Cláudio Ribeiro, Hardy Guedes, Gerson Fiesbein, Milton Zauer, Comtrasteduo (Márcio Silva e Glauber Carvalho) e Cris Lemos. Também teve o privilégio de dividir o palco com nomes como Leny Andrade, Maurício Carrilho, João de Aquino, Sivuca, Carlos Lyra, Elizeth Cardoso, Leila Pinheiro, entre outros.

A realização da Mostra É Daqui é possível graças à Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo:  Volvo,  Celepar e Fundação Poty Lazzarotto.

FICHA TÉCNICA
Lydio Roberto - violão e voz
Dú Gomide - viola, violão e voz
João Triska - viola, violão e voz
  
Serviço: Lydio Roberto
Dia 14 de Agosto  às 20h 
Ingressos: 10,00 e 5,00 (meia)
Local: Pequeno Auditório do Canal da Música
Rua Julio Perneta, 695 - Mercês
Mais informações: (41) 3331-7513.


Nenhum comentário: