V GRAMADO IN CONCERT COMEÇA NA SEXTA-FEIRA DIA 1º DE FEVEREIRO


V Gramado in Concert reunirá 300 alunos e 29 professores

Lançamento do V Gramado in Concerta (Foto Rafael Cavalli)
Lançamento do V Gramado in Concert. Foto: Rafael Cavalli.

O V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música acontece de 1º a 9 de Fevereiro oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais. O evento vai reunir cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais. Estão confirmadas, também, a vinda de professores de países como a Hungria, França, Alemanha, Argentina, Chile e Coreia do Sul.
Coordenador Leandro Serafim apresentou a programação (Foto Rafael Cavalli)
Coordenador Leandro Serafim apresentou a programação. Foto: Rafael Cavalli.

As quatro primeiras edições do Gramado in Concert foram realizadas pela Secretaria de Turismo de Gramado e agora, pela primeira vez, via Secretaria de Cultura de Gramado. O secretário Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do festival nas quatro primeiras edições, destaca a concepção pedagógica do evento.  “Trata-se de uma atividade cultural do município que oportuniza a qualificação musical”, enfatiza.  Vale lembrar que, também pelo quinto ano consecutivo, a direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner e a coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim.

No lançamento do evento, ocorrido nesta terça-feira (22) no Serrazul Hotel, o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, destacou a importância de Cultura e Turismo andarem juntas. Lembrou, ainda, que o evento tem proporcionado o crescimento de músicos que hoje atuam junto a grandes orquestras mundiais, citando o caso do gramadense Leandro Libardi Serafim, que hoje faz doutorado no Canadá.

O evento vai proporcionar oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. Ao todo, são 300 vagas para alunos de música brasileiros e internacionais que participarão de 19 modalidades de oficinas e cinco práticas de grupo. A equipe conta com 29 professores e três pianistas acompanhadores de renome nacional e internacional, como solistas, músicos de grandes orquestras e professores universitários. O Gramado in Concert promove ainda, pela quarta vez consecutiva, o Concurso de Composição Erudita no intuito de incentivar a composição de novas obras sinfônicas e já selecionou a obra vencedora que será devidamente apresentada ao longo da programação. Destaque também para o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou 15 talentos inscritos e irá premiar os três melhores.  E nesta quinta edição, pela segunda vez, o evento lançou edital e selecionou três Grupos de Câmara Residentes.  No total serão oferecidas 12 bolsas integrais que serão divididas entre dois ou três grupos de câmara brasileiros ou internacionais inscritos e selecionados. Durante o evento estes grupos farão recitais, participarão de coachs de música de câmara, de oficinas de instrumento e das práticas de orquestra, recebendo sem custos a inscrição no evento, a hospedagem e toda a alimentação durante os nove dias de evento.

A Secretaria da Cultura espera a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre gramadenses e visitantes, nas mais de 40 atividades ao longo dos nove dias do evento.  Cabe destacar que a programação é totalmente gratuita e estará disponível em breve no site gramadoinconcert.com.br






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS