BASTIDORES DOS PALCOS SÃO TEMA DE "CORES DO TEATRO", NO QUINTANA

Olhares distintos que registram a diversidade vivida nos palcos. Assim definimos a exposição “Cores do Teatro”, assinada pelas fotógrafas Annelize Tozetto, Lina Sumizono e Virginia Benevenuto, que abre no Dia da Mulher, 8 de Março, no Quintana Gastronomia, a partir das 11h30. O trio, que durante anos viveu intensamente os bastidores do Festival de Curitiba, traz em seus registros uma coleção de momentos vividos entre plateias e coxias. Além da exposição, a data terá também a apresentação do grupo vocal “Outras Mulheres”, composto por nove integrantes e sob direção de André Dittrich; e opções especiais em homenagem às artistas e a todas as mulheres na mesa gastronômica do Quintana.

O mundo é feito de cores, muitas cores. O teatro também. Reunir nós, três fotógrafas, com olhares tão múltiplos e trazer um pouco dessa diversidade que vivemos e registramos nos palcos foi um desafio e uma facilidade”, conta Annelize, que reforça o desafio por terem vivido intensamente os dias de Festivais ao longo dos anos, e facilidade por terem registrado e guardado um material “riquíssimo”. São famosos e anônimos retratados em fotografias que exaltam o teatro, e deixam o desejo de “vida longa” à tal arte.

A abertura terá outro ponto forte com a apresentação do grupo vocal “Outras Mulheres”, formado por nove vozes femininas que cantam para “alegrar a alma e tornar a vida mais leve”. O grupo independente foi criado em 2006 sob direção de André Drittrich, e hoje conta também com a preparadora vocal Cida Airam. No repertório, clássicos da música popular brasileira. Integram o grupo as cantoras Ana Nóbrega, Clara Mindal, Claudia Wendler, Gisele Dittrich, Lourdes Capelleto, Marise Annoni, Silvia Ferreira, Vera Dittrich e Wal Melão.

O almoço do Quintana no dia da abertura será ainda mais especial, com opções na mesa gastronômica criadas especialmente para a ocasião em homenagem às fotógrafas artistas e a todas as mulheres. A mesa funciona das 11h30 às 14h30; com opções à la carte disponíveis até 15h30.

Cultura no Quintana 
O ano de 2019 começou a todo vapor com as atividades culturais do Quintana Gastronomia. Com curadoria artística de Birgitte Tümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho terá surpresas em 2019, seguindo a programação cultural que teve início em 2008, desde a abertura da casa. Para este ano, estão previstas as participações de artistas como Pedro Egidio, Melissa Baltazar, Jo Ani, ABUN – Artists and Biologists Unite for Nature e Guilherme Meirelles. O objetivo é fomentar ações culturais e sustentáveis, e sensibilizar os visitantes com a arte e gastronomia.

Sobre Annelize Tozetto 
Annelize é natural de Curitiba. Formou-se jornalista em 2008, e cursou fotografia no ano seguinte. É fotógrafa do Festival de Teatro de Curitiba desde 2010 e já registrou inúmeros espetáculos e shows. “Costumo dizer que a fotografia salvou minha vida e ainda salva todo dia”, diz ela. Passaram por suas lentes atores e artistas como Fernanda Montenegro, Zé Celso, Eriberto Leão, Caio Blat, Alfredo Del Penho, Ricardo Tozzi, Reynaldo Gianecchini, Thiago Lacerda, Lázaro Ramos, Letícia Spiller, Caetano Veloso, Pitty, Emicida, entre outros. Tem trabalhos publicados em jornais e revistas como Estado de São Paulo, Globo, Revista Nova Escola, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo, Correio 24, UOL, além de sites internacionais.

Sobre Lina Sumizono 
Lina é fotógrafa do Festival de Curitiba há mais de dez anos, e a cada edição, a adrenalina se renova. “Fotografar é uma paixão indescritível”, diz. Depois de anos trabalhando na vida corporativa, decidiu largar tudo e se dedicar à fotografia. Tem fotos publicadas em diversas publicações como Gazeta do Povo, o Globo, Folha de SP, UOL, etc. Com formação em administração e jornalismo, estudou fotografia durante a graduação e fez vários cursos no decorrer dos anos. 
 
Sobre Virginia Benevenuto 
Natural de Salvador, Bahia, Virginia é formada em ciências biológicas e tecnologia em produção cênica. Integrante da equipe de fotografia do Festival de Curitiba, tem eventos culturais como foco principal em suas fotografias. “Parece que os momentos, a luz, as expressões, podem ser congelados em uma imagem que pode ser vista em detalhes, e estes momentos são eternizados não somente na memória de quem os viu”, explica.

Serviço: Vernissage “Cores do Teatro”. Sexta-feira, 8 de Março, das 11h30 às 16 horas. No Quintana Gastronomia, Av. do Batel, 1440 - Batel - Curitiba. Informações: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"