INTERLOCUÇÕES TRAZ TEMPORADA DE PERFORMANCE E EXPANDE A MOSTRA 2019

 Para além dos palcos em 46 atividades extras, todas elas gratuitas
  Além da “Temporada de Performance 2019: o Corpo como Arquivo”, há encontros críticos, oficinas, exposições, lançamentos de livros e palestras para público e artistas
 
O segmento Interlocuções - que transpõe os espetáculos da Mostra do Festival de Curitiba para oficinas, palestras, conversas depois de apresentações, lançamento de livros, exposições e muitas outras atividades – vai, agora, para sua terceira edição. E, desta vez, a novidade é a “Temporada de Performance 2019: o Corpo como Arquivo”, proposta da Galeria Farol com seis apresentações, a exposição “Rastro – Não Sei Por Onde Ir Mas Meu Corpo Sabe”, três palestras e uma oficina.  
Com o Interlocuções, os 35 trabalhos presentes na Mostra ganham um alcance maior em 46 atividades derivadas, chegando a um maior nível de reflexão sobre as artes cênicas, de impacto e integração entre artistas e público e aperfeiçoamento da comunidade artística.  
Nomes como André Lepecki, Eleonora Fabião, Ariane Mnouchkine, Lia Rodrigues, Adriana Tabalipa, Erica Storer, Eduardo Amato, Margit Leisner, Alexandre Del Re e Fernando Ribeiro, entre outros tantos, integram em 2019 as Interlocuções.  
Temporada de Performance 2019 
O programa da “Temporada de Perfomance 2019” reúne as galerias Farol Arte e Ação, Ponto de Fuga, Boiler e Plataforma Flex PF e inclui uma mostra de performance, uma oficina com práticas de performance e de registro, conversas e uma exposição.
A mostra, que leva o mesmo nome da temporada (“O Corpo como Arquivo”), reúne seis artistas visuais de diferentes gerações que atuam em diversas redes ao redor do mundo. Os artistas são Adriana Tabalipa (“Cosmic Blurring Balls”), Erica Storer (“Enquanto é Tempo”), Eduardo Amato (“Céu da Boca”), Margit Leisner (“Força Estranha”), Alexandre Del Re (“Performance/ Não Performance”) e Fernando Ribeiro (“Um Rim Direito”). Todas as performances acontecem nos dias 2 e 3 de abril na Galeria Ponto de Fuga, entre 16 e 19 horas. Para mais detalhes, consulte a programação no site ou no guia do Festival de Curitiba.
As palestras são “Ex-Miss Febem Etc”, com Aleta Valente (4 de abril, às 17h, na Boiler), “Pequenos Acidentes”, com Fabio Noronha (5 de Abril, às 17h, na Plataforma Flex), “Performance e Produção de Memória Sobre a Performance Arte”, com Alexandre Del Re e Paulo Reis (6 de Abril, às 17h, na Plataforma Flex).
A exposição “Rastro – Não Sei Por Onde Ir Mas Meu Corpo Sabe”, com curadoria de Margit Leisner e Erica Storer, acontece de 27 de março a 13 de abril, de terça a sábado, das 14h às 20h30 na Galeria Ponto de Fuga.
Para participar da Oficina Permanente – Como Falar Sobre Performance, é preciso se inscrever no site do Festival de Curitiba, pois são apenas 10 vagas.  O programa tem caráter prático e, neste módulo presente nesta edição do Interlocuções, inaugura abordagens sobre o ato de registro de performances. Assim, os participantes da oficina de registro de performance participam também do laboratório de práticas de performance que é de onde surge o vocabulário que será articulado ao longo do trabalho.
Encontros Críticos 
A exemplo das edições anteriores do Interlocuções, os Encontros Críticos continuam e acontecem após as apresentações de espetáculos da Mostra 2019 e, com condução de teóricos das artes cênicas e dos artistas que acabaram de se apresentar, o público participa de uma conversa sobre o que testemunharam em cena.
Dessa maneira, o evento simultâneo cumpre seu papel de expandir o que acontece no palco entre o início e o fim do espetáculo, para além desse tempo e para além daquele espaço cênico. 
Os espetáculos que contarão com Encontros Críticos são: “Outros”, “Cabaré Transperipatético”, “Isto é um Negro?”, “Uma Frase Para Minha Mãe”, “Navalha na Carne Negra”, “O Quadro de Todos Juntos”, “Quando Quebra Queima”, “Fúria”, “Tripas”, “Dezembro”, “Ícaro” e Tráfico”.  
Oficinas 
Para participar das oficinas, o público e artistas interessados precisam entrar em contato pelo email: interlocuções@festivaldecuritiba.com.br.  
  • Expandindo Fronteiras: Modos de Produção e Colaboração, nos dias 3, 4 e 5 de abril das 14h às 18h, na Casa Quatro Ventos, com Andrea Caruso Saturnino, João Carlos Couto e Ricardo Muniz Fernandes e 30 vagas.
  • “Treinamento para atores”, nos dias 30 e 31 de março, das 14h às 18h, no Grupo Obragem de Teatro, com a atriz e diretora Fabianna de Mello e Souza a partir de sua experiência nos processos coletivos do Théâtre Du Solei, onde trabalhou por quase 10 anos. Com 20 vagas.
  • “Workshop com Lia Rodrigues”, no dia 5 de abril, das 9h às 12h, na Casa Hoffmann, com 20 Vagas.
  • “Partilha de Arquivos”, nos dias 29 e 30 de Março, das 14h30 às 17h30, na Casa Hoffmann, é uma ação entre artistas, que trazem para o encontro um arquivo portátil de referências que consideram inspiradoras e, por isso, precisam ser compartilhadas. Em telefones, pen drives, cadernos, bolsas, trazem imagens, narrativas, fragmentos de trabalhos de artistas e ativistas. No primeiro dia a companhia e Eleonora Fabião apresentam arquivos. No segundo dia, toda as pessoas participantes trazem seus materiais. Esta atividade tem participação de oito integrantes da Cia. Senhas e oito artistas selecionados via inscrição.
  • Oficina de Teatro Para Crianças “Conte Uma História”, no dia 30 de março, das 14h às 16h, no Sesc Paço da Liberdade, para iniciação teatral para o público infantil, com Maria Luiza Gomes e 15 vagas para essa atividade as inscrições podem ser realizadas diretamente no SAC da unidade do SESC Paço da Liberdade.
Estado de crítica 
Ainda sobre teoria teatral, o Interlocuções traz o micro seminário “Estado de Crítica”, no dia 1 de abril, às 17h na Casa Quatro Ventos. Ruy Filho (editor, crítico e mediador) e Patrícia Cividanes (editora, webdesigner e fotógrafa) propõem um encontro reflexivo, abrindo espaço para as questões do próprio público, estudantes, curiosos e artistas sobre a produção crítica. As inscrições são feitas na hora e cada um falará por 5 minutos. Os não inscritos são convidados a continuar como ouvintes.
Lançamento de livros 
Desde 2017, o Interlocuções traz o lançamento de diversos livros. Este ano haverá a presença de diversos autores, novamente.  
“Introdução ao Teatro com Monah Delacy”, no dia 5 de abril às 15h no Teatro do SESC da Esquina, traz a experiência 70 anos de carreira e 90 anos de idade a atriz, diretora e professora de artes cênicas, Monah Delacy.  
A Editora Cobogó, traz lançamentos da Coleção Dramaturgia, existente desde 2012, com diversos textos de autores brasileiros. Nesta edição do Interlocuções, as novidades são quatro:  
  • “Preto”, que esteve na Mostra de 2018 e cujo lançamento será 27 de março, às 14h, na Livraria do SESC Paço da Liberdade, e que terá mesa redonda com Márcio Abreu, Nadja Naira, Cassia Damasceno e Felipe Soares.
  • “Cara de Cavalo”, “Caranguejo Overdrive” e “Guanabara Canibal”, os três de Pedro Kosovski. A mesa redonda de lançamento Pedro Kosovski e Isabel Diegues.
  • “Os Arqueólogos”, no dia 6 de abril, às 14h, na Livraria do Sesc Paço da Liberdade, com presença do autor Vinícius Calderoni
Ainda no segmento de lançamento de livros do Interlocuções, o autor Daniel Schenker lança, o livro “Teatro Dos 4 – A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno”, no dia 31 de março às 14h na Livraria do Sesc Paço da Liberdade. Trata-se de uma obra sobre o período da gestão de Sergio Britto, Paulo Mamede e Mimina Roveda (entre 1978 e 1993), quando a casa Teatro dos 4 abrigou montagens históricas, como Os Veranistas, As Lágrimas Amargas de Petra von Kant e Sábado, Domingo e Segunda, com atores como Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Ary Fontoura, Sergio Britto, Renata Sorrah e Yara Amaral. Toda essa história é ilustrada com cerca de 70 fotos dos espetáculos.
Encontros, palestras e mesas redondas
André Lepecki, professor do Departamento de Performance da New York University, escritor e curador das artes do corpo traz "A Situação (ou: como ia dizendo)", palestra que propõe repensar o que seria uma coreografia política atual para as artes do corpo. Dia 29 de março, às 18h30 na Casa Quatro Ventos.
No dia seguinte, 30 de março, às 9h30, também na Casa Quatro Ventos, André prossegue com "Na Ocasião de um encontro (ou: como vamos fazendo)", recebendo o público com café da manhã, em um espaço agradável para debater temas relativos à palestra da noite anterior.
No “Bate Papo com Ariane Mnouchkine”, do Théâtre du Soleil, o público também poderá assistir ao documentário “A Aventura do Théâtre du Soleil”, no dia 29 de março, das 9h às 13h no Sesc Paço da Liberdade - Sala Cinepensamento. O público poderá conhecer o trabalho da diretora e da companhia de teatro (e cinema) francesa que se mantém em atividade permanente há 55 anos em Paris.
Ainda haverá as palestras e mesas redondas “Do Convento à Sala de Concerto”, com a soprano Gabriella di Laccio, “Navalha na Carne em Perspectivas: modos plurais de pensar a cena”, “O Teatro Pelos Curitibanos” e, ainda, “Palestras Documentadas” com o Grupo Galpão, Cia. Os Satyros, Lia Rodrigues e Sérgio Blanco, em quatro diferentes dias todas com mediação de Ruy Filho. Toda a programação está no site do Festival de Curitiba e no guia impresso do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.
Ingressos - Todos os eventos do Interlocuções são gratuitos. As oficinas porém precisam de inscrição prévia, com número de vagas limitado. Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br.

Endereços:

Galeria Ponto de Fuga (Rua: Saldanha Marinho,1220)
Boiler Galeria (Rua: Presidente Taunay, 314)
Plataforma Flex PF (Rua: Brigadeiro Franco, 2119)
Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51)
Grupo Obragem de Teatro (Alameda Julia da Costa, 206)
Inscrições para as oficinas: interlocuções@festivaldecuritiba.com.br e no site www.festivaldecuritiba.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS